Além de programação gratuita desses equipamentos, local recebe milhares de visitantes todos os dias, que têm à disposição várias opções de lazer

13:32 17/01/2024
De Secretaria Especial de Comunicação

As ações da Prefeitura para revitalizar o Centro da cidade estão atraindo cada vez mais pessoas para a região, que é um dos maiores polos de cultura e entretenimento da América Latina. Uma das atrações mais frequentadas, somente os quatro Centros Culturais da região tiveram aumento de 692,39% em 2023 com relação a 2022. 

Dados recém-divulgados pela Secretaria Municipal de Cultura sobre a frequência dos centros culturais Vila Itororó, Galeria Olido, Memória do Circo e Referência da Dança apontam que em 2023 o número de frequentadores foi de 426.974, três vezes mais do que os 162.161 registrados em 2022. Confira aqui a programação de janeiro dos centros culturais da região central. 

A administradora Waldeci Perreira Santos, de Belo Horizonte (MG), está em sua segunda visita à capital e, desta vez, aproveitou para conhecer a Praça do Sé, onde tirou várias fotos. Acompanhada dos sobrinhos, da irmã e cunhada, conta que achou a região “bem bacana” e que quer passear por outros pontos importantes da cidade. 


Limpeza e segurança
 
Esse aumento do movimento é resultado do conjunto de esforços que a Prefeitura está adotando para revitalizar a região central, intensificando ações de zeladoria, com reforço na varrição, coleta e limpeza diárias, mais iluminação, investimentos e criação de leis para incentivar a ocupação por moradias e empresas, por exemplo.   

“Achei o Centro bonito e organizado”, disse o ferramenteiro João Rafael Fagundes de Oliveira, de Joinville (SC), que vem a São Paulo com frequência a trabalho e que, desta vez, visitou o Marco Zero, que fica na Praça da Sé. 

Além de deixar o Centro mais bonito e organizado, a Prefeitura está investindo no reforço da segurança na região, com mais 1.500 policiais militares por meio da Operação Delegada, mesmo sem ser uma atribuição legal do município. A atividade é realizada por meio de um convênio entre a Prefeitura e o Governo do Estado para que agentes da Polícia Militar reforcem o policiamento na cidade durante suas folgas. O foco da atuação é aumentar a segurança e reorganizar o espaço público. A adesão é voluntária. Veja mais sobre a Operação Delegada.   

Outra iniciativa da Prefeitura foi a criação do Comitê Intersecretarial #TodosPeloCentro, que organiza ações municipais realizadas para requalificar a região por meio de fóruns de participação social, diálogos com sociedade e entidades, reuniões e consultas públicas abertas que apresentam resultados e ações estratégicas. 

Os trabalhos são divididos pelos eixos prioritários: Atração de Investimentos, Requalificação Urbana e Mobilidade, Lazer e Cultura, Habitação, Segurança, Social e Meio Ambiente. Veja mais sobre as ações em andamento nos sete eixos de atuação do #TodosPeloCentro.  

Além disso, importantes marcos legais inéditos foram aprovados desde 2021 e começam a dar resultados. O Programa Requalifica Centro é um deles. Ele concede incentivos fiscais e edílicos para estimular a requalificação (retrofit) de prédios particulares antigos no centro e a transformação desses locais em unidades habitacionais. Outra ação inédita foi a aprovação de um amplo plano urbanístico para região, conhecida como Área de Intervenção Urbana (AIU) Setor Central.  

Veja algumas atrações gratuitas no Centro: 
Para quem quer conhecer diversos cartões-postais sob perspectivas diferentes, o Programa Vai de Roteiro, da Secretaria Municipal de Turismo de São Paulo, tem uma série de passeios guiados pela cidade em pontos turísticos estratégicos.  O objetivo é dar visibilidade aos locais mais importantes da metrópole.  

Roteiro Triângulo Histórico 
Este passeio pela região destaca os aspectos da fundação da cidade, passando por pontos como o Largo São Bento, o Pateo do Collegio e o Largo São Francisco. Toda quarta-feira, às 10h e às 14h. 

Roteiro Centro Novo 
Uma das regiões mais pulsantes cultural e historicamente da cidade de São Paulo, proporciona um passeio com ícones como o Theatro Municipal de São Paulo, a Biblioteca Mário de Andrade, Edifício Copan, entre outros. Sempre às sextas-feiras, às 10h e às 14h. 

Reserve seu ingresso gratuitamente pelo site.  

Arquitetura impactante  
A São Paulo Turismo (SPTuris, empresa municipal de turismo e eventos) também possui roteiros temáticos para possibilitar ao visitante – e também ao morador – conhecer diferentes aspectos que compõem a cultura e a história da metrópole. Um deles é o Arquitetura pelo Centro Histórico de São Paulo, que tem como principal atração os movimentos arquitetônicos presentes na região que, aliados ao contexto histórico, revelam a grandeza e a força da metrópole. Saiba mais aqui

Aulas gratuitas de dança e fontes luminosas 
Para quem gosta de ficar ao ar livre e curtir a cidade, o Novo Anhangabaú tem uma agenda mensal com aulas de danças, shows, teatro, circo, patins. Desde dezembro de 2021, quando a concessionária Viva o Vale assumiu a administração do Vale do Anhangabaú, mais de 100 mil pessoas participaram das aulas e se divertiram aperfeiçoando suas habilidades e descobrindo hobbies.  

As aulas de dança já entraram para o calendário dos frequentadores, que aprendem os passos de samba rock, dança de salão, vogue, forró, hip hop e outros ritmos. A programação conta ainda com patins, skate, teatro, circo, beatbox, capoeira, caratê, mesa de jogos variados e até um cinema ao ar livre.   

Outra atração que caiu no gosto dos frequentadores são as fontes, que oferecem um espetáculo de água e luzes, além de um refresco para os dias mais quentes. Elas funcionam diariamente em três horários: 12h, 15h e 19h30. 

Veja a programação deste mês aqui.  

Leia mais…

CIDADE DE SÃO PAULO – Equipamentos culturais registram movimento 3 vezes maior após ações da Prefeitura para revitalizar o Centro
Tags:         
Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support
×