Image by Freepik

Sim, a Vila Itororó é #PetFriendly!!!

Temos nossos gatos, que já estavam aqui quando nós chegamos. São como funcionários: mesmo com o que falta a ser restaurado, dificilmente encontramos baratas na Vila. Os pombos também precisam se cuidar. Gatos são territorialistas e predadores, mantêm outros gatos longe do seu espaço e ainda diminuem o risco de algumas zoonoses. Mesmo assim, como são gatos “de rua”, também podem ser portadores de zoonoses e não recomendamos contato (eles são meio ariscos, provavelmente traumatizados). Ideias de como agir com esses gatos são bem vindas.

Cães nós não temos, mas são bem vindos e alguns já se tornaram habitué. Traga o seu na guia, para evitar brigas com outros cães, e a SACOLINHA PARA O COCÔ (sim, é importante, por favor, não se esqueçam).

Mais uma dica: em dias de shows muito lotados, os pets ficam estressados, acreditem. Nesses dias, é melhor deixar o amiguinho em casa.

E para os desavisados e mal-intencionados:

Lei Federal nº 9.605, de 12 de fevereiro de 1998, que dispõe sobre as sanções penais e administrativas derivadas de condutas e atividades lesivas ao meio ambiente, e dá outras providências (Lei de Crimes Ambientais).

(…)

Art. 32. Praticar ato de abuso, maus-tratos, ferir ou mutilar animais silvestres, domésticos ou domesticados, nativos ou exóticos:

Pena – detenção, de três meses a um ano, e multa.

(…)

§ 1º-A Quando se tratar de cão ou gato, a pena para as condutas descritas no caput deste artigo será de reclusão, de 2 (dois) a 5 (cinco) anos, multa e proibição da guarda. (Incluído pela Lei nº 14.064, de 2020)

§ 2º A pena é aumentada de um sexto a um terço, se ocorre morte do animal.

(…)

Alguns gatos já desapareceram da Vila, outros tivemos notícia que foram mortos. Quem trabalha com proteção animal sabe como esse ato de covardia extrema é frequente, revoltante e vergonhoso. Qualquer observância de maus-tratos, avise o funcionário da Vila que estiver mais perto de você.

Gatos da Vila Itororó que não estão mais conosco. O primeiro chegou a ser socorrido, levado para cirurgia, mas não resistiu. Constatou-se uma perfuração no diafragma, provavelmente causada por um chute. O segundo foi encontrado envenenado.
Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support
×