Troféus do Mega Rampa 2022 ganham versão física em uma das unidades do Fab Lab, na Vila Itororó

14:00 19/01/2024

No dia 14, o Departamento de Fabricação Digital entregou ao skatista Bob Burnquist três troféus do Prêmio Mega Rampa produzidos pela equipe técnica e maquinários do Fab Lab Vila Itororó. A competição ocorreu em 2022 e teve como premiação os três arquivos dos troféus em realidade aumentada e registrados por NFT. No final de 2023 a rede recebeu a missão de dar vida aos objetos a partir da impressão 3D: uma fusão única de tecnologia, paixão pelo skate e inclusão social.

O recordista de medalhas do X-Games (27 medalhas), lenda no skate vertical brasileiro, falou sobre a parceria com a SMIT e o trabalho em conjunto com a rede Fab Lab: “O troféu é em NFT, então ele veio em modo digital. E como já era um modelo 3D, a gente teve essa ideia e passou para a SMIT e o pessoal da rede Fab Lab. Ficou demais! – enfatiza Bob Burnquist.

Fotagrafia: Marcello Zambrana

Os troféus foram impressos em diversas partes e pintados à mão pela equipe técnica da rede.

Sobre os laboratórios de Fabricação Digital

Todas as unidades possuem máquinas de impressão 3D de filamento de última geração e impressoras 3D de resina, além de várias outras máquinas e ferramentas de fabricação digital com uso livre e gratuito para prototipação de objetos no geral. Também são ofercidas gratuitamente oficinas de Modelagem 3D com uso de softwares livres como TinkerCAD e Blender. A impressão e modelagem 3D são uma das técnicas mais procuradas pelo público.
Os laboratórios da rede FAB LAB LIVRE SP operam com 2 técnicos e todos possuem Máquina de Corte a Laser, Impressoras 3D, Scanner 3D, Máquina de Costura, Computadores com Softwares Livres, ferramentas de eletrônica e automação (como Arduinos) e marcenaria.
As unidades Parque Chácara do Jockey, Galeria Olido, CEU Heliópolis e Cidade Tiradentes, classificados como grandes unidades, também possuem Plotter de Recorte e Fresadora CNC de grande porte.

Saiba mais sobre os laboratórios da rede. Assista a série CONHEÇA O FAB LAB LIVRE SP

Sobre o Programa

O Programa FAB LAB LIVRE SP inaugurou suas primeiras unidades no final de 2015 e finalizou a implantação dos laboratórios em 2016, já com 12 unidades em operação, alcançando o título de maior rede de laboratórios públicos de fabricação digital do mundo. Em dezembro de 2020 foi inaugurada a 13ª unidade da rede no CEU Vila Rubi, localizado na Capela do Socorro, próximo ao Terminal Grajaú.
Inspirados na filosofia da cultura maker “faça você mesmo”, os laboratórios são espaços colaborativos e criativos, totalmente gratuitos, onde o cidadão possui acesso livre, por meio de tecnologia de ponta, para desenvolver ideias e projetos. Os cursos e oficinas permitem a criação de quase tudo, de pequenos objetos de impressão 3D, corte a laser, costura, projetos de automação à robóticas e mobiliários.

INSCREVA-SE nas oficinas gratuitas ou realize seu Agendamento de Projeto pelo portal.

Mais informações:
Assessoria de Comunicação da SMIT
inovacao@prefeitura.sp.gov.br

SMIT – Fab Lab Livre SP e o Skatista Bob Burnquist apresentam Troféu com impressão 3D numa parceria entre a Secretaria Municipal de Inovação e Tecnologia e o Instituto Skate Cuida