Durante o evento, realizado entre os dias 18 e 20 de agosto, foram promovidas mais de 300 atividades, como visitas a patrimônios históricos e shows

13:44 25/08/2023
De Secretaria Especial de Comunicação

A Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, informa que a 9ª edição da Jornada do Patrimônio, realizada entre os dias 18 e 20, levou mais de 300 atividades para todos os cantos da cidade. O evento contou com abertura de espaços para visitação, além de cursos, palestras, roteiros históricos e culturais, que reuniu cerca de 14 mil pessoas.

Nesta edição, a Jornada seguiu a diretriz da gestão de valorizar a cultura da periferia e de descentralização, contando histórias da cidade para além do centro histórico. Por esse motivo, a abertura foi realizada no CEU Paz, no Jardim Paraná, com MC Bin Laden, representando as vozes do funk, e Negra Li, simbolizando o Hip Hop.

Foram realizadas visitas a locais como o Palácio da Justiça de São Paulo, a Casa Amarela da Vila Romana, os edifícios Sampaio Moreira e Armando Lara Nogueira, além do Cama e Café São Paulo, o Bar Drosophyla, a sede do Arquivo Histórico Municipal e a Vila Itororó, entre outros.

Entre os roteiros, destacaram-se o passeio pelo território negro da Brasilândia, saindo da Praça Benedicta Cavalheiro; a Caminhada Heroínas Negras, saindo da Praça da República; o roteiro Porta de Boate, com as histórias da vida noturna LGBTQIAP+, com saída na Rua da Consolação; Bom Retiro Arquitetônico e Gastronômico: Encontro de povos, que abrange a diversidade cultural e influência da imigração no bairro; e o roteiro Caminhos do Carandiru e o Aprisionamento Feminino, trazendo vivências e memórias do encarceramento na cidade de São Paulo.

A 9ª edição do evento trouxe o  tema “Se a cidade, se a cidade fosse minha”, fazendo alusão à canção popular para ilustra o caráter de descoberta e aprendizado, inclusão e pertencimento, que marcam a Jornada do Patrimônio, com debates e experiências atrelados aos patrimônios materiais e imateriais da cidade. O tema está relacionado com o da edição anterior, “Tão Perto, Tão Longe”, que provocava a reflexão sobre a nossa relação com a cidade e convidava a uma aproximação da população com as memórias de São Paulo.

“A Jornada valoriza locais e narrativas de vozes negras, imigrantes, periféricas e de outras regiões do Brasil, para além dos tradicionais pontos turísticos da cidade e dos livros de histórias”, afirma a secretária de cultura Aline Torres. “A Jornada mostra que São Paulo é a casa do mundo.”

Participaram da programação artística Linn da Quebrada, Negra Li, Ellen Oléria, Alaíde Costa, Mc Bin Laden, Orquestra Mundana Refugi e homenagem a Emanoel Araujo, em parceria com o Museu Afro Brasil Emanoel Araujo.

Leia mais.

CIDADE DE SÃO PAULO – Jornada do Patrimônio finaliza sua 9ª edição com a participação de 14 mil pessoas
Tags:                 
Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support