Durante o evento, realizado entre os dias 18 e 20 de agosto, foram promovidas mais de 300 atividades, como visitas a patrimônios históricos e shows

13:44 25/08/2023
De Secretaria Especial de Comunicação

A Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, informa que a 9ª edição da Jornada do Patrimônio, realizada entre os dias 18 e 20, levou mais de 300 atividades para todos os cantos da cidade. O evento contou com abertura de espaços para visitação, além de cursos, palestras, roteiros históricos e culturais, que reuniu cerca de 14 mil pessoas.

Nesta edição, a Jornada seguiu a diretriz da gestão de valorizar a cultura da periferia e de descentralização, contando histórias da cidade para além do centro histórico. Por esse motivo, a abertura foi realizada no CEU Paz, no Jardim Paraná, com MC Bin Laden, representando as vozes do funk, e Negra Li, simbolizando o Hip Hop.

Foram realizadas visitas a locais como o Palácio da Justiça de São Paulo, a Casa Amarela da Vila Romana, os edifícios Sampaio Moreira e Armando Lara Nogueira, além do Cama e Café São Paulo, o Bar Drosophyla, a sede do Arquivo Histórico Municipal e a Vila Itororó, entre outros.

Entre os roteiros, destacaram-se o passeio pelo território negro da Brasilândia, saindo da Praça Benedicta Cavalheiro; a Caminhada Heroínas Negras, saindo da Praça da República; o roteiro Porta de Boate, com as histórias da vida noturna LGBTQIAP+, com saída na Rua da Consolação; Bom Retiro Arquitetônico e Gastronômico: Encontro de povos, que abrange a diversidade cultural e influência da imigração no bairro; e o roteiro Caminhos do Carandiru e o Aprisionamento Feminino, trazendo vivências e memórias do encarceramento na cidade de São Paulo.

A 9ª edição do evento trouxe o  tema “Se a cidade, se a cidade fosse minha”, fazendo alusão à canção popular para ilustra o caráter de descoberta e aprendizado, inclusão e pertencimento, que marcam a Jornada do Patrimônio, com debates e experiências atrelados aos patrimônios materiais e imateriais da cidade. O tema está relacionado com o da edição anterior, “Tão Perto, Tão Longe”, que provocava a reflexão sobre a nossa relação com a cidade e convidava a uma aproximação da população com as memórias de São Paulo.

“A Jornada valoriza locais e narrativas de vozes negras, imigrantes, periféricas e de outras regiões do Brasil, para além dos tradicionais pontos turísticos da cidade e dos livros de histórias”, afirma a secretária de cultura Aline Torres. “A Jornada mostra que São Paulo é a casa do mundo.”

Participaram da programação artística Linn da Quebrada, Negra Li, Ellen Oléria, Alaíde Costa, Mc Bin Laden, Orquestra Mundana Refugi e homenagem a Emanoel Araujo, em parceria com o Museu Afro Brasil Emanoel Araujo.

CIDADE DE SÃO PAULO – Jornada do Patrimônio finaliza sua 9ª edição com a participação de 14 mil pessoas
Tags: