* * *

Banda Nã

sexta, 01.09 | 19h

Música

Classificação: Livre

Com melodias dançantes e letras afiadas, a banda NÃ, criada em 2015, traz influências sonoras sobrepostas, dialogando com gêneros como jazz, MPB, samba e música experimental. As composições sagazes do guitarrista Michel de Moura propõe reflexões sobre o mundo contemporâneo em uma miríade de perspectivas, percorrendo o pensamento de autores como Walter Benjamin, Guimarães Rosa, Mia Couto, Mateus Aleluia e Itamar Assumpção. Combinando versos contundentes com a voz forte e delicada da cantora Fernanda Broggi, o groove da percussão de Julio Dread ́s, a força da bateria de Thiago Babalu, a energia do baixo de Thiago Pereira e os sofisticados arranjos de corda preparados por Renato Ribeiro, a sonoridade da banda resulta num experimentalismo recheado de ritmos e suingue, potencializados ao máximo na apresentação ao vivo.

EVENTO GRATUITO.

* * *

Viver com, Morrer com

sábado e domingo, 02 e 03.09 | 19h

Formato: On-Line

Local: Exibição no Canal do Youtube do Centro Cultural Vila Itororó

Duração: 45 min

Classificação: Livre

Após passar um período acompanhando o serviço de poda de árvores de São Paulo e coletando troncos, galhos e histórias, as artistas propõem uma ressignificação das matérias naturais que seriam descartadas como lixo pela grande cidade. Inspiradas por estudos sobre natureza e gênero, utilizando práticas de circo, transformam pedaços de árvores em protagonistas e parceiros cênicos, confabulando possibilidades de estar em relação e inventar mundos.

Mais informações, CLIQUE AQUI.

EVENTO ONLINE, ABERTO A TODOS.

* * *

ATENÇÃO: EVENTO ADIADO DEVIDO À FALTA DE ENERGIA ELÉTRICA

Jazz Café

domingos, 03.09, 01.10, 05.11 e 03.12 | 11h

Jazz

Classificação: Livre

Jazz Café é um combo musical formado por Geremias Tiófilo nos saxofones, clarinete e flauta e Aquiles Faneco na guitarra e loops. O duo interpreta temas standards e canções de forma jazzística. No repertório, músicas de Henry Mancini, Nelson Cavaquinho, Sting, Tom Jobim, Pixinguinha, Thelonious Monk e outros autores, com uma roupagem moderna. A proposta é fazer das apresentações uma experiência, envolvendo música e sabor, com a presença de baristas e produtores de cafés especiais servindo a bebida em diferentes métodos como Aeropress, V60 e Expresso.

Com degustação de café.

EVENTO GRATUITO.

* * *

Festival de Circo do Bixiga

domingo, 03.09 | 14h às 18h

Circo

Classificação: Livre

O Festival do Circo do Bixiga, idealizado pela Trupe Baião de 2, é um evento autogestivo sem recursos financeiros, que conta com boas parcerias para sua execução. Durante suas três primeiras edições teve formatos, pessoas e formas diferentes em sua conduta, pensamentos e execução. Desde sua criação, buscou privilegiar grupos minorizados e artistas que estejam buscando oportunidade de apresentar e organizar seu material artístico, ao mesmo tempo que traz artistas e grupos que já estejam na estrada há algum tempo, promovendo um ambiente de troca divertida e muito nutridora. O festival retorna agora para celebrar a cultura circense presente no bairro no Bairro do Bixiga e na cidade de SP e, também, os 10 anos do Baião de 2!

Programação do dia 3/9 no 🎪🎈 FESTIVAL DE CIRCO DO BIXIGA 🎈🎪

CC Vila Itororó

14h – Baião de 2 – Celebrando 10 anos

15h – Antologia das Marionetes – Na Cía das Marionetes

15h20 – Intervenção Tunina na Perna de Pau – PAlhaça Tunina

15h30 – Volta – Mostra de Processo Cia do Relativo

16h – Bixigala – artistas: Irmãos Figura, Isis e Everton, Victor e Stephanie, Vicpster, MAteus Rodrigues, Exercirco

17h – forró com Tanaka do Pife

EVENTO GRATUITO.

* * *

Retirantes

sexta, 08.09 | 16h

Teatro/Circo

Classificação: Livre

“Retirantes” conta a história da chegada de um casal de retirantes nordestinos a uma nova terra que agora será chamada de lar. Da arrumação do solo para firmar a casa, até a organização dos objetos que são cheios de histórias, o espetáculo se presta a mostrar a felicidade e a esperança dos retirantes com a nova terra. Retirantes é um espetáculo de circo que também traz à cena elementos de dança e de música, tendo o retirante como tema principal.

* * *

Violão Brasileiro

domingo, 10.09 | 11h

Instrumental

Classificação: Livre

Com o propósito de reverenciar o violão brasileiro, João Pellegrini e Matheus Caetano se juntam na formação de duo de violões para exaltar a sonoridade do instrumento e sua maneira peculiar de tocar desenvolvida no Brasil desde os tempos idos. Com nuances variadas, executam músicas de violonistas consagrados como João Pernambuco, Garoto e Dilermando Reis, junto de um repertório do cancioneiro popular com arranjos especialmente criados para a formação, além de suas composições autorais, que contribuem para a continuação e desenvolvimento da escola do instrumento.

EVENTO GRATUITO.

* * *

Triciclo Culinário a História da Tapioca

domingo,10.09 | 14h

Teatro

Classificação: Livre

Um triciclo que vêm trazendo a riqueza da cultura nordestina! Nessa intervenção, que tem como objetivo contar a história da Tapioca, desde os indígenas até sua característica marcante na culinária nordestina. O público participa ativamente da história, experimentando vivenciar culturas através da história de comidas. Dados de 2013 apontavam que 45% da população paulistana era nordestina ou descentes diretos. Infelizmente, em muitos casos esse processo e migração é difícil e circunstâncias sociais obrigou as pessoas a morarem em locais afastados dos grandes centros urbanos, além de expô-los a xenofobia. A ideia de contar a história da tapioca no Triciclo Culinário é a de despertar a curiosidade sobre o quanto sua cultura reflete na realidade de todo Brasil, inclusive pelo viés da tapioca, que é um alimento unanimemente consumido. Até hoje as apresentações foram feitas em locais que dialogam diretamente com o objeto do projeto.

*Esta Edição faz parte do Edital de Chamamento para Ocupação e Residências Artísticas nos apartamentos do centro Cultural Vila Itororó n°01/2020.

EVENTO GRATUITO.

* * *

Mostra Cineminha na bike Terra e comida, uma imersão na aldeia Pequi

domingo, 10.09 | 16h

Audiovisual

Classificação: Livre

Mostra cineminha na bike apresenta “Terra e Comida – Uma imersão na aldeia Pequi”. Mini cinemas acoplados em bicicletas exibem individualmente curtas metragens com a temática indígena. A necessidade da terra e da comida são os temas da mostra que exibe curta metragens filmados na aldeia Pequi.

*Esta Edição faz parte do Edital de Chamamento para Ocupação e Residências Artísticas nos apartamentos do centro Cultural Vila Itororó n°01/2020.

EVENTO GRATUITO.

* * *

De Onde Vem o Baião

domingo, 10.09 |18h30

Teatro/Dança de Cultura Popular

Classificação: Livre

Em um pequeno salão de forró pessoas se encontram e se relacionam. Homens e mulheres dançam ao longo do salão e devaneiam pelo universo das músicas do forró pé de serra que acabam por invadir a cena.  A música do espetáculo retrata a história do Forró Pé de Serra que nasceu no sertão nordestino e nas últimas décadas passa por um “processo de urbanização”. 

Porém, ela é contada a partir do pequeno, da menor grandeza: das pessoas presas em sua timidez e solidão, buscando a dança para encontrar o amor, a amizade ou pelo menos ter por alguns minutos um contato físico com outro ser.

EVENTO GRATUITO.

* * *

Sonho de Pedra

quinta, 14.09 | 19h

Teatro

Classificação: Livre

Sonho de Pedra é parte de um experimento cinematográfico homônimo adaptado para o teatro por meio da construção de uma narrativa onírica, imersiva e não linear sobre memórias ósseas, constituições históricas e cosmovisões dos povos originários. A partir do estudo cênico denominado “os estados do luto em três atos” o Teatro de Encantarias propõe uma travessia de corpos nômades-míticos-sociais sob a busca de seus corpos-lugares-ancestrais em múltiplas linguagens: Antropologia Teatral, Música e Cinema Experimental.

* Este projeto foi contemplado pelo Edital de Apoio a Projetos de Múltiplas Linguagens- 2°Edição

EVENTO GRATUITO.

* * *

ATENÇÃO: EVENTO ADIADO!

Duo Ana & Eric

sexta, 15.09 | 19h

Música

Classificação: Livre

Duo de músicos paulistas radicados no Canadá, Ana & Eric retornam aos palcos brasileiros após quatro anos e fazem sua estreia como duo em São Paulo – cantores e compositores Ana Luísa Ramos e Eric Taylor Escudero. O espetáculo apresenta canções autorais do EP de estreia ‘Ana & Eric’ lançado em 2019, a estreia do recente álbum ‘Our House From Here’ lançado em maio de 2023 e álbuns solos premiados, mesclando folk, bossa nova e música popular brasileira.

EVENTO GRATUITO.

* * *

Leandro Léo

sábado, 16.09 | 19h

Música

Classificação: Livre

Apresenta suas composições e releituras de compositores da cena da MPB com sua banda no formato Trio, bateria, baixo, voz e guitarra embarcam a sonoridade intensa, profunda, autêntica, feliz e com um astral inconfundível, a presença de palco do artista solo acompanhado dos músicas faz a poesia, os pensamentos e sentimentos terem vida e estabelecendo grande afinidade com seu público, além das novas e antigas composições da carreira o show também conta com um momento voz e violão intimista onde o artista canta sua música de sucesso João De Barro.

EVENTO GRATUITO.

* * *

Desculpe o AUÊ

domingo, 17.09 | 15h às 22h

Audiovisual

Classificação: Livre

“Desculpe o AUÊ” é um cinefest feito à partir de um Plano Integrado Artístico Cultural (PIAC) do Programa Jovem Monitor Cultural da Secretaria Municipal de Cultura que propõe um cine clube barulhento; uma experiência cineclubista que se relaciona com outras linguagens além do cinema e da fotografia. Na primeira edição do cinefest, teremos a exibição de uma seleção de filmes rodados em super8, exibidos nos 10 anos do @festivalsuperoff , festival internacional de cinema super 8, que produz e premia, anualmente, filmes feitos em película. O grupo “Acepipes do Samba” tempera a tarde de domingo com um samba de roda, cujos integrantes também são produtores de cinema. Após e exibição dos filmes, DJ Evandrex e DJ Junior RSV tocam brasilidades no histórico Espaço Éden da Vila Itororó. A abertura será com a exposição “Nas Entranhas da Vila Itororó”, curadoria de @pedroambrosina, com registros internos dos espaços tombados e que estão em ruínas. Evento gratuito.

Vem fazer barulho com a gente!

EVENTO GRATUITO.

* * *

Cineclube Spcine – Exibição de Curtas realizados na “Oficina de Curta-Metragem: do Roteiro à Gravação”

quarta, 20.09 | 19h30

Audiovisual

Classificação: Livre

Exibição dos curtas realizados na Oficina de Curta-Metragem ministrada por Murilo Romão na Vila Itororó. A oficina foi um espaço de aprendizado e troca de saberes onde os participantes puderam produzir do zero curtas-metragens gravados nas redondezas do Centro Cultural Vila Itororó. A oficina teve como objetivos: produzir vídeos e fotos nas ruas e editar o material captado para transformá-los em curtas-metragens, incentivar a pesquisa sobre práticas urbanas e memórias da cidade, repensar práticas e produzir ideias e promover a descoberta da cidade através do flanar.

EVENTO GRATUITO.

* * *

A Ilha do tesouro

quinta, 21.09 | 15h

Teatro de Bonecos

Classificação: Livre

As crianças pediram, então alteramos para as 15h!!!

Em um solo com bonecos a Cia conta A Ilha do Tesouro, uma história cuja trama de aventura remete aos contos de heróis e suas provações, mas aqui nosso protagonista é Jim, um jovem, com cerca de 11 anos. Esse corajoso aventureiro conhece um velho lobo do mar, ganha um mapa do tesouro, singra os mares dentro de um enorme navio, enfrenta piratas, vence os perigos de uma ilha deserta, encontra um fantasma e por fim, descobre o seu tesouro.

EVENTO GRATUITO.

* * *

Tempo Presente: Uiu Lopes e Yma

sexta, 22.09 | 19h

Música

Classificação: Livre

Tempo Presente: Uiu Lopes e Yma é um espetáculo onde dois artistas revisitam canções que celebram suas trajetórias e amizade.

O show contará com o acompanhamento de uma banda base, e em determinados momentos, a voz e o violão trará um clima mais intimista para o show. YMA é artista, compositora e cantora, lançou em 2019 o álbum “Par de Olhos” e está se preparando para lançar seu segundo disco. Uiu Lopes é cantor, compositor e multi instrumentista, toca em diversos projetos musicais e acaba de lançar seu primeiro álbum “Por fora, por dentro”.

EVENTO GRATUITO.

* * *

Unidos do Swing

sábado, 23.09 | 19h

Música/Orquestra

Classificação: Livre

Prepare-se para vivenciar a mágica da chegada da primavera na Vila Itororó, onde música, dança e circo se unem em uma celebração que desperta os sentidos. A Fanfarra Unidos do Swing, com sua energia contagiante desde 2014, traz um cortejo de luzes que transformará a arquitetura histórica do centro cultural em um cenário mágico. Nessa experiência única, a música ecoará pelos corredores, pátios e jardins, celebrando a chegada da estação. Os foliões são convidados a brincar e se maravilhar com a fusão do blues com baião, enquanto exploram as conexões entre o Carnaval Brasileiro e o Mardi Gras de New Orleans. Essa performance acústica, performática e interativa envolverá a arquitetura em uma sinfonia de luzes e sons, proporcionando uma experiência sensorial inesquecível.

EVENTO GRATUITO.

* * *

De Choro a Choro

domingo, 24.09 | 11h

Choro

Classificação: Livre

“De choro a choro” faz referencia a dois importantes e representativos instrumentos no choro, o acordeom e a flauta. Essas marcas são destacadas em forma de acordes e melodias por essas duas figuras da música brasileira, homenageadas nesse projeto: Ferraguti e Charles. Estão previstos shows em três equipamentos culturais públicos e seis ensaios, sendo dois deles abertos ao público.

* Contemplado no 6º Edital de Fomento a Música.

EVENTO GRATUITO.

* * *

Mirianês Zabot canta Gonzaguinha – Pegou um Sonho e Partiu
com participação especial de Claudette Soares e Saulo Laranjeira

domingo, 24.09 | 18h

Música

Classificação: Livre

A cantora Mirianês Zabot entoa canções de seu álbum mais recente “Mirianês Zabot canta Gonzaguinha – Pegou um Sonho e Partiu”, em seu show conta com a participação especial de Claudette Soares – primeira intérprete feminina de Gonzaguinha – e do cantor Saulo Laranjeira. Trazendo no repertório músicas como “Sangrando”, “Espere por Mim, Morena” e “Com a Perna no Mundo, Mirianês soube captar a sensibilidade tão particular de Gonzaguinha, respeitando sua criação, mas também dando vida nova às canções. A voz de Mirianês tem personalidade, é intensa, imprimindo ao mesmo tempo suavidade e força. Os arranjos trazem uma sonoridade moderna, porém fiel à natureza do cancioneiro e são executados por Elias Jó (piano), Marcos Paiva (contrabaixo) e o ex-integrante do Zimbo Trio: o baterista Percio Sapia.

*O projeto é apresentado pelo Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria de Cultura, Economia e Indústria Criativas, e foi contemplado pelo Edital ProAC Expresso nº 16/2022 #ProAC2022.

EVENTO GRATUITO.

* * *

Sonho de Pedra

quinta, 28.09 | 19h

Teatro

Classificação: Livre

Sonho de Pedra é parte de um experimento cinematográfico homônimo adaptado para o teatro por meio da construção de uma narrativa onírica, imersiva e não linear sobre memórias ósseas, constituições históricas e cosmovisões dos povos originários. A partir do estudo cênico denominado “os estados do luto em três atos” o Teatro de Encantarias propõe uma travessia de corpos nômades-míticos-sociais sob a busca de seus corpos-lugares-ancestrais em múltiplas linguagens: Antropologia Teatral, Música e Cinema Experimental.

EVENTO GRATUITO.

* * *

SP Maker Week

quinta, sexta e sábado, 28, 29 e 30.09 | 13h às 17h

Feira Robótica

Classificação: Livre:

<SPMW23>
</ANOTE NA AGENDA!/>  

Semana do Faça-Você-Mesmo na SP MAKER WEEK 2023, do dia 28 de Setembro a 01 de outubro!

Oficinas, estande de projetos, eventos competitivos na área de robótica, programação, impressão 3D, costura, marcenaria, sustentabilidade e muito mais!

Para informações do evento SPMW23, inscrição e programação, acompanhe nossas redes sociais. 

* * *

Jota.pê

sexta, 29.09 | 19h

Música

Classificação: Livre

Jota.pê apresenta seu show autoral “Garoa”, mesmo título dado ao EP lançado em fevereiro de 2021. O show é repleto de balanço e carisma do início ao fim. Suas composições tem influências diversas da mpb de Djavan a Caetano Veloso, passeando pelo manguebeat de Chico Science entre outros.

EVENTO GRATUITO.

* * *

Marcelo Nakamura

sábado, 30.09 | 19h

Música

Classificação: Livre

A Amazônia é um território que transpira arte e cultura desde as seivas de suas florestas, percorrendo os afluentes dos nossos rios, o nosso povo e os nossos ritmos. A cultura popular amazônica se faz presente em vários cantos do mundo a partir de seus povos.

Em São Paulo, para celebrar e protagonizar a arte amazônica, o cantor e compositor Marcelo Nakamura traz sua “Bajara” – embarcação amazônica – em circulação para celebrar seus 15 anos de trajetória artística percorrendo do boi ao brega, passando pelo carimbó, cumbia e beiradão. Nascido em Belém e criado em Manaus, Naka traz na bagagem vários sucessos e parcerias de renome, num show que mistura a cena tradicional amazônica e sua produção autoral – dispostas em seus dois discos “Psycho Bagaceira e “Naka & Os Piranha – completamente conectado com suas raízes a partir dos ritmos, dialetos e a cultura dos povos tradicionais da região amazônica.

Para além de comemorar sua trajetória, esse projeto é também uma oportunidade para que as pessoas conheçam nesse show uma grande variedades dos ritmos, danças e costumes da região Norte através dele e de outros artistas da região que também estarão no palco junto com ele, festejando esse grande momento para a cultura do nosso país.

EVENTO GRATUITO.

* * *

| PROGRAMAÇÃO | setembro/2023
Tags:         
Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support
×