Prezados amantes da Música,

É com grande alegria que anunciamos a realização do 1º Festival da Escola de Choro de São Paulo, que acontecerá de 20 a 25 de fevereiro de 2024, aqui no Centro Cultural Vila Itororó. Este festival será uma celebração do choro, o primeiro gênero musical urbano brasileiro, apresentando uma programação diversificada e repleta de atividades.

Durante seis dias, os participantes terão a oportunidade de participar de cursos de instrumentos como pandeiro, cavaquinho, violão de 6 e 7 cordas, flauta, clarinete, bandolim e saxofone, ministrados pelos professores da Escola de Choro de São Paulo, pela manhã. À tarde, serão realizadas masterclasses com renomados músicos, incluindo Allan Abbadia, Nailor Proveta, João Camarero e Lea Freire. Além disso, haverá a exibição do documentário “Garoto – Vivo sonhando”, seguida de uma roda de escuta e conversa com Luizinho 7 Cordas, uma emocionante homenagem à violinista Wanessa Dourado, e apresentações musicais com diversos artistas, como Zé Barbeiro, Stanley Carvalho e Roberta Valente, Jane do Bandolim, Izaías Bueno de Almeida, Quarteto Pizindim e os próprios professores da Escola de Choro de São Paulo.

A Escola de Choro de São Paulo, fundada em 2019, é uma iniciativa que visa promover o acesso à cultura e à educação musical de forma gratuita e inclusiva. Atendendo inicialmente 220 alunos presenciais, a escola expandiu sua atuação para o ambiente digital, oferecendo uma série de podcasts e cursos online não-presenciais, abertos e gratuitos, com legendas em inglês, alcançando assim um público amplo em todo o mundo. Com um foco especial na tradição oral, a escola busca garantir o acesso à música para todos, incluindo aqueles com dificuldades de leitura ou outras particularidades que possam excluir do direito universal aos bens culturais.

As atividades realizadas na Vila Itororó, abertas ao público, como os shows, a exibição do filme e a roda de escuta, contarão com audiodescrição e libras. Além disso, haverá melhorias na acessibilidade para que todos possam desfrutar do festival.

Após os eventos na Vila Itororó, as celebrações continuarão com as tradicionais rodas de choro, que acontecerão do dia 20 ao 25 por volta das 21h no restaurante Rancho Nordestino (Rua Manoel Dutra 498, Bela Vista – SP). As rodas de choro do Festival da ECSP são gratuitas e abertas ao público em geral, proporcionando um ambiente descontraído e acolhedor para os amantes da música brasileira.

Todas as atividades do festival são gratuitas e abertas ao público em geral. A Vila Itororó, com sua arquitetura histórica e seu ambiente acolhedor, proporcionará o cenário ideal para esta celebração da música brasileira e da tradição do choro.

Convidamos todos os amantes da música e da cultura a se juntarem a nós nesta semana inesquecível de aprendizado, inspiração e diversão. Agradecemos desde já a sua participação e esperamos vê-lo no festival.


1º Festival da Escola de Choro de São Paulo na Vila Itororó
Tags:                 
Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support
×