Com roteiros culturais, visitas a imóveis históricos e apresentações de artistas como Orquestra Mundana Refugi e espetáculo infantil Rita? Li!, 9ª edição da Jornada acontece nos dias 19 e 20 de agosto

12:16 11/08/2023

A Prefeitura de São Paulo, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, anuncia a programação da Jornada do Patrimônio 2023. Neste ano, a Jornada promove mais de 300 atrações, entre elas os tradicionais roteiros culturais e visitas a imóveis históricos, debates, palestras e exposições, além de apresentações de artistas como Linn da Quebrada, Ellen Oléria, Orquestra Mundana Refugi e o espetáculo infantil Rita? Li!, entre outros. O evento acontece no final de semana dos dias 19 e 20 de agosto, paralelamente às comemorações dos 50 anos do Hip Hop no Vale do Anhangabaú, e conta com apoio do Sesc-SP e da Secretaria de Cultura, Economia e Indústria Criativa do Estado de São Paulo. A programação está disponível em jornadadopatrimonio.prefeitura.sp.gov.br.

(…)

A programação artística apresenta homenagem à cantora Rita Lee, falecida em 2023, por meio do espetáculo infantil Rita? Li!. O show acontece no domingo, 15h, no Centro Cultural Santo Amaro. A cantora Linn da Quebrada apresenta o seu show Trava Línguas no CEU Perus, domingo. Na Vila Itororó, O Trio, grupo de música instrumental brasileira que nasceu na Ocupação Cultural Mateus Santos, em Ermelino Matarazzo, se apresenta no domingo.

Casa do Tatuapé, que atualmente é palco da exposição sobre a ativista dos direitos LGBTQIAP+ Brenda Lee, recebe, além da visita guiada contando a história do espaço e visita guiada à exposição, uma programação sobre a população trans. A palestra Transcestralidades, Traviarcado e Representatividade, com a pesquisadora Renata Carvalho, acontece domingo, 14h; no mesmo dia, acontece o Slam Marginália e o show de Potyguara Bardo, com repertório do disco “Simulacre”. Outras artistas trans também integram a Jornada: show de Azula, domingo, na Vila Itororó; recital com as artistas Clodd Dias e Renata Peron, na sexta-feira (18), no Centro Cultural da Diversidade.

(…)

Pelo centro da cidade, a Jornada promove roteiros na Vila Itororó, celebrando o centenário da vila que hoje foi transformada em centro cultural; o roteiro Bom Retiro Arquitetônico e Gastronômico: Encontro de povos, que abrange a diversidade cultural e influência da imigração no bairro; e o roteiro Caminhos do Carandiru e o Aprisionamento Feminino, trazendo vivências e memórias do encarceramento na cidade de São Paulo. Os três roteiros acontecem no sábado, 19.

CIDADE DE SÃO PAULO – Jornada do Patrimônio 2023 anuncia programação com shows de Linn da Quebrada, Negra Li, Ellen Oléria, Alaíde Costa, Mc Bin Laden e homenagem a Emanoel Araújo