Sergião e Banda

sábado, 03.06 19h

Samba

Classificação: Livre


Com uma bagagem e formação vocal baseadas no jazz e no blues, Sergião como é conhecido no meio artístico apresenta um trabalho que prioriza a essência da música negra brasileira e genuína que é o Samba. Na opinião do artista, o samba é o blues brasileiro. “Existe uma conexão muito agradável com os temas de lamentação e alegria da raiz negra na música nesses dois estilos.” O repertório é baseado em samba raiz, samba enredo e algumas marchinhas de Carnaval com muito suingue e brasilidade embalados pela voz potente de Sérgião.Como integrante da Ala de Compositores da Peruche, Sérgião se inspira no tema de Carnaval de 2023 que conta a história do “Perfume” desde sua criação no Velho Mundo até o aperfeiçoamento dos povos Gregos para mostrar a importância dos aromas e as conexões humanas que eles oferecem em todas as camadas da sociedade ao redor do mundo.


EVENTO GRATUITO.




Jazz Café

domingo, 04.06 | 11h

Música/Jazz/Degustação

Classificação: Livre


Jazz Café é um combo musical formado por Geremias Tiófilo nos saxofones, clarinete e flauta e Aquiles Faneco na guitarra e loops. O duo interpreta temas standards e canções de forma jazzística. No repertório, músicas de Henry Mancini, Nelson Cavaquinho, Sting, Tom Jobim, Pixinguinha, Thelonious Monk e outros autores, com uma roupagem moderna. A proposta é fazer das apresentações uma experiência, envolvendo música e sabor, com a presença de baristas e produtores de cafés especiais servindo a bebida em diferentes métodos como Aeropress, V60 e Expresso.


EVENTO GRATUITO com desgustação de café.




Jair Rodrigues – Deixa que digam

quarta, 07.06 | 19h

Cinema/Documentário

Classificação: Livre


Já reservou o dia 07/06 em sua agenda?

Nesta quarta (07), às 19h, na Vila Itororó, um dos locais mais bacanas do centro de São Paulo, daremos início à retomada das sessões do Cineclube Spcine!

Em uma sessão gratuita e ao ar livre, acontecerá a exibição do filme “Jair Rodrigues – Deixa que digam”, de Rubens Rewald.

Esperamos por você!

📍 FILME: “Jair Rodrigues – Deixa que digam”
📍 LOCAL: Vila Itororó (Rua Maestro Cardim, 60 – Bela Vista)
📍 DATA: 07/06 às 19h

👉🏾 Não haverá retirada de ingresso
👉🏾 Espaço sujeito a lotação
👉🏾 Garantia de entrada por ordem de chegada




Vila no Shape – Gravura sob Skate

sexta, 09.06 | 17h

Exposição

Classificação: Livre


Ressignificando nosso olhar e reciclando o skate, a exposição “Vila no Shape – Gravura sob Skate” apresenta as obras produzidas durante a oficina de Desenhos e Gravuras realizada na Vila Itororó no ano de 2023.

O projeto é inspirado na história da construção do equipamento cultural e consiste em se apropriar do shape, parte de madeira do skate que seria descartada, e através da técnica de pirogravura resignificar este suporte.

Nestes shapes os alunos eternizam por meio da pirografia detalhes das plantas e arquitetura presentes no espaço.


EVENTO GRATUITO.




Geraldo Brito

sexta, 09.06 | 19h

Forró

Classificação: Livre


O cantor, compositor e sanfoneiro Geraldo Brito apresenta o show “Do Nordeste para o Brasil”. Com exatos 29 anos de carreira, Geraldo traz em seus shows muito forró pé de serra, vaquejada, piseiro, modão e até as mais atuais com forró universitário. Convidamos o público a refletir sobre a evolução do forró, porém sem perder a sua essência e, também, a assistir um tradicional trio de forró (sanfona, triângulo e zabumba) realizar a inserção de baixo e pandeiro nas canções. Tendo em conta a importância do nordeste à construção do país, “Do nordeste para o Brasil” proclama a musicalidade nordestina através dos clássicos e das inovações. Com intuito de trazer ainda mais da cultura nordestina ao resto do Brasil.


EVENTO GRATUITO.




Xaxado Novo

sábado, 10.06 | 19h

Forró

Classificação: Livre


O Xaxado Novo resgata uma formação tradicional do baião para homenagear grandes mestres da cultura popular brasileira e propor um passeio musical pelas diferentes culturas que contribuíram para a formação da música nordestina, como os povos ciganos e árabes.


EVENTO GRATUITO.




MJAZZ

domingo, 11.06 | 11h

Música/Jazz/Degustação

Classificação: Livre


Mjazz nasce da conexão  e sotaques de cinco mulheres do Jazz Paulistano, Rocío Romero (Argentina) em Sax e Voz, Estefane Santos no trompete, Luciana Romanholi em Guitarra, Lana Ferreira em Contrabaixo e Caroline Calê em Bateria. O grupo apresenta um repertório de jazz com releituras de clássicos e músicas autorais temperadas de latin, funk-groove e música brasileira. 


EVENTO GRATUITO com desgustação de café.




Se a Rua Beale Falasse

quarta, 14.06 | 19h

Cinema

Classificação: 14 anos


Se a Rua Beale Falasse mostra a história de Tish (Kiki Layne), uma grávida do Harlem que luta para livrar seu marido de uma acusação criminal injusta e de subtextos racistas. Com o objetivo de tê-lo em casa para o nascimento do bebê, ela irá fazer tudo que estiver ao seu alcance. 

Após a exibição haverá uma roda de conversa.


Ingressos gratuitos: CLIQUE AQUI




Anaí Rosa

sábado, 17.06 | 19h

Forró

Classificação: Livre


Os músicos e a cantora executarão um repertório de canções dos mais relevantes compositores do gênero FORRÓ, tais como Luiz Gonzaga, Humberto Teixeira, Alceu Valença, João do Vale, Dominguinhos, Gordurinha, Accioly Neto, Sivuca, Anastácia etc.


EVENTO GRATUITO.




Abertura de Processo nº 3 – Estudo de cenas – A Vila

sábado e domingo, 17 e 18.06 | 15h

Dança

Classificação: Livre


Corpos que dançam histórias, espaços, blocos, construções. Percorrem o tempo e a memória. Corpos que ocupam diferentes espaços de possibilidades de movimentos entrelaçados na areia movediça de passados. Dançam na escada da vila, corpo a corpo e querem saber. Vagueiam ritmados inteiros, despertam, acenam, indagam, suplicam, saúdam, dormem em seus esquecimentos. Agora, querem saber: onde a arte e estes corpos se encontram?

Núcleo Destempos convida para a Abertura de Processo da pesquisa realizada na residência artística na Vila Itororó, ação que faz parte do Edital de Chamamento para Ocupação e Residências Artísticas nos Apartamentos do Polo Cultural e Criativo Vila Itororó.

Dias 17 e 18 de Junho, às 15h
Entrada Gratuita

Direção: Amanda Correa e Fernando Mafra

Artistas Performers: Amanda Correa, Ana Pereira, Camis, Carina Falchi, Davi Izidoro, Giulia Luchetta, Lucas Profirio, Tina Mariah, Vitória Carmo, Wagner Pereira Silva, Maurício Brugnollo

Foto: Júlia Fávero




Caverna

domingo, 18.06 | 11h

Instrumental

Classificação: Livre


Através da linguagem da guitarra, trombone, efeitos e loops eletrônicos, o músico Caverna apresenta um show de música instrumental popular, com temas autorais e de grandes nomes da música brasileira. No repertório, clássicos de Jorge Benjor, Originais do Samba, Vinícius de Moraes, entre outros. Livre para todos os públicos.


EVENTO GRATUITO com desgustação de café.




Lançamento do ebook “Se uma casa tombar no meio da cidade” e livro “Itinerários para o caos”

domingo, 18.06 | 14h

Literatura

Classificação: Livre


O Coletivo Escrivaninha, em parceria com o Centro Cultural Vila Itororó, enveredou-se por ruínas: escombros que compõem o mosaico urbano em que vivemos, exceções na paisagem da Cidade que, por isso mesmo, se destacam, inspiram curiosidades e emendam nossos arredores. Não há como se desvincular da matéria. Por meio da arte de contar, o que os olhos enxergam abala o que o coração sente e leva à derrocada daquilo que a razão ensina. Se uma casa tombar no meio da cidade faz das ruínas ficção, retratando a geografia do passado na história dos traçados humanos. Relatos curtos se arruínam, partindo da Vila Itororó como um cenário dialético de abandono, transformação, resgate e permanência.


EVENTO GRATUITO.




Eu não Sou Seu Negro

quarta, 21.06 | 19h

Cinema

Classificação: Livre


O escritor James Baldwin escreveu uma carta para o seu agente sobre o seu mais recente projeto: terminar o livro Remember This House, que relata a vida e morte de alguns dos amigos do escritor, como Medgar Evers, Malcolm X e Martin Luther King Junior. Com sua morte, em 1987, o manuscrito inacabado foi confiado ao diretor Raoul Peck. 


Ingressos gratuitos: CLIQUE AQUI




O Bicho de Sete Cabeças

quinta, 22.06 | 19h

Cinema/Cine Flanantes

Classificação: 14 anos


Como todo adolescente, Neto (Rodrigo Santoro) gosta de desafiar o perigo e comete pequenas rebeldias incompreendidas pelos pais, como pichar os muros da cidade com os amigos, usar brinco e fumar um baseado de vez em quando. Nada demais. Mas seus pais (Othon Bastos e Cássia Kiss) levam as experiências de Neto muito a sério e, sentindo que estão perdendo o controle, resolvem trancafiá-lo num hospital psiquiátrico. No manicômio, Neto conhece uma realidade desumana e vive emoções e horrores que ele nunca imaginou que pudessem existir. O roteiro foi inspirado no livro “Canto dos Malditos” de Austregésilo Carrano. A premiada trilha sonora do filme mistura Arnaldo Antunes, André Abujamra, rap e punk rock nacional.


EVENTO GRATUITO.




Marília Lopes

sexta, 23.06 | 19h

Música

Classificação: Livre


Marília Lopes é uma multi artista versátil: cantora, compositora, instrumentista e atriz. Nascida na cidade de São Paulo é dona de uma voz única, potente e inconfundível que vem impressionando a todos que a escutam.

Em sua carreira, participou de grandes programas como: The Voice Brasil, no ano de 2017 no time Lulu Santos, The Voice Portugal, no ano de 2018 no time Marisa Liz, sendo um dos destaques da temporada, além dos programas: TVZ multishow, Encontro, Espelho, entre muitos outros. Lançou seu primeiro single intitulado “de volta”, trilha da WebSérie Stupid Wife, no ano de 2017, e em seguida, lançou singles como: Bem Vinda, Seus

Caminhos, Até o nosso Dog tá sofrendo, além de dar voz à campanha da Piccadilly com a música “Eu” da renomada Pato Fu. Em 2019, como atriz subiu no palco do Reality “Cultural, o Musical” sendo finalista da temporada, e em seguida, estreou seu primeiro espetáculo “Ombela, a origem das chuvas” com direção de Arlindo Lopes.


EVENTO GRATUITO.




Almério e Martins

sábado, 24.06 | 19h

Música

Classificação: Livre


Almério e Martins em show  acústico e autoral. Acompanhados pelo baixo  de Roger Victor e da guitarra de Juliano Holanda, os cantores e compositores da nova cena musical pernambucana apresentam seus  trabalhos autorais, além de músicas de compositores que influenciaram  suas  carreiras,  a  exemplo  de  Alceu  Valença  e  Caetano  Veloso. Esse  show marca o lançamento do álbum ao vivo, pela DECK DISC, gravado na temporada de retomada pós pandemia no final de 2021, no histórico Teatro do Parque, em Recife. 

O  show  se  propõe  a  ser  um  encontro  afetivo,  um  abraço  na  alma  do  público  através  das canções apresentadas. De forma complementar, Almério em sua potência e Martins em sua sutileza  cantam  o  amor,  a  vida  e  o  existir.  Almério & Martins  conta  com  idealização  e direção artística de André Brasileiro, direção musical de Juliano Holanda e direção de produção de Tadeu Gondim, da Atos Produções Artísticas. Já circulou por várias cidades do  

Brasil, como São Paulo, Rio de Janeiro, Fortaleza, Belo Horizonte, entre outras. 


EVENTO GRATUITO.




Varietê CnB

Domingo, 25.06 | 16h

Circo

Classificação: Livre


A Varietê Circo no Beco é um espetáculo de variedades circenses que reúne em um mesmo espaço diversos números e manifestações artísticas de circo, dança, música e teatro. Uma verdadeira colcha de retalhos entre números de malabarismo, acrobacias e  cenas cômicas levadas ao público por uma dupla de apresentadores.


EVENTO GRATUITO.




Tom Sapiranga

sexta, 30.06 | 19h

Forró

Classificação: Livre


TOM SAPIRANGA é um baiano nascido em Gandu na zona da mata da Bahia. Atua como cantor, compositor e produtor musical. Em 2020 comemorou 15 anos de carreira com Live em que teve participação de Zeca Baleiro, Margareth Menezes, Xangai, Marcos Lessa e Juraildes da Cruz. Tem três discos autorais gravados: O álbum Pássaro Noturno de 2005/ Segredos do Tempo 2011.

A Popular Música Brasileira 2015. Está presente nas coletâneas: Prêmio Grão de Música 2016, Mapa Musical da Bahia 2016, Festival Nacional de Mogi das Cruzes-SP 2016. É o criador do Música Mundi, Selo e estúdio de gravação, onde atua como produtor musical, produzindo artistas de todo o Brasil. É parceiro de nomes como: Margareth Menezes, Zeca Baleiro, Xangai, Papete, Da Ghama (Cidade Negra) e outros nomes da nossa música. Além de cantor e compositor, já fez diversas trilhas musicais para documentários e peças teatrais, dentre elas com Plínio Marcos em 1998, o espetáculo Jesus Homem, com direção de Jefferson Primo. Com a companhia ÉOS, ao lado de Juliana Galdino.

Atualmente está com os shows – Homenagem ao Grande Encontro – Cantando Zé Ramalho, Alceu Valença, Elba Ramalho e Geraldo Azevedo; O Arco do Tempo com Álvaro Couto (Piano, Sanfona, Violas, Berimbau e Voz).


EVENTO GRATUITO.




* Conforme a Lei Estadual nº 16.389, de 15 de março de 2017, o mês de junho foi instituído como "Junho Vermelho", dedicado à campanha de incentivo à doação de sangue.
| PROGRAMAÇÃO | Junho/2023
Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support
×