* * *

Bienal Internacional de Performance – “ CALLE”

01/12, 02/12 e 03/12 | 15h

Performance

Classificação:

No período de 30 de novembro a 3 de dezembro de 2023, São Paulo, Brasil, será palco da V CALLE – Bienal De Performance @calle.performance.

Sob a direção da artista Alejandra Del Carpio @ale.d.carpio, a Bienal, iniciada em 2015 em La Paz, Bolívia, expande suas fronteiras para o Brasil, em colaboração com a artista Camila Andrade @a.camila.andrade, como parte do projeto “WARMI SANKOFA AYNI – Intercâmbio artístico-cultural entre mulheres latinas negras e indígenas”, apoiado pelo Edital de Ocupação e Residências do Centro Cultural Municipal e Polo Criativo Vila Itororó 01/2020.

A edição de 2023 conta com a parceria da artista Lúcia Udemezue @ije.original do Manifesto Crespo e Casa Crespa @manifestocrespo.

Este evento independente surge do anseio por posicionar os corpos no contexto urbano, escapando da hegemonia de galerias, teatros e instituições. Cada edição, pautada por um tema, atrai artistas de diversos países e convoca talentos locais.

O tema de 2023 é “Cuerpo Sarawi – Corpo Kilombo”, combinando a palavra aimará “sarawi”, que significa “caminho/retorno”, e “kilombo”, de origem bantu, que evoca resistência. Destaca-se a importância de corpos que desafiam convenções, reescrevendo a história em busca de liberdade. São corpos conscientes, insurgentes, territorializados, em constante recriação de memórias, sustentando e reafirmando suas culturas.

O evento ocorrerá no Centro Cultural Vila Itororó e seus arredores, marcando o desfecho da jornada “Ressurgência Itororó”. Esta iniciativa reúne grupos de teatro, dança e organizações da sociedade civil em prol da memória negra e indígena da Vila Itororó e do Bixiga, em São Paulo. Além das performances nas ruas, o Centro Cultural será um ponto de apoio, abrigando parte da programação.

A abertura no Palco Éden, em 30/11 às 19h, contará com apresentações musicais de artistas bolivianos e brasileiros.

Para dúvidas, entre em contato pelos e-mails: calle.performance@gmail.com e warmi.sankofa.ayni@gmail.com.

Sexta 01/12

17h -”((Pílulas de guerrilha))”, Coletiva MEMBRANA, Suzano, SP, na Vila Itororó

18h “La Itinerante”, Gabriela Prudencio, La Paz, Bolivia, na Vila Itororó

19h “Faísca ~ retorno del ajayu”, Alejandra Del Carpio, La Paz, Bolivia, na Praça Pérola Byngton

Sábado 02/12

10h “TRAnÇAR PEDRAS”, Jocarla, São Paulo, SP, em frente ao metrô São Joaquim até a Vila Itororó

12h “O Fogão”, Desvio Coletivo, São Paulo, SP ,sai da Vila Itororó e termina no metrô São Joaquim

13:30h “Vender sangue de mãe preta”, Fernanda Mamedes, São Paulo, SP – em frente ao metrô São Joaquim

15h “workshop performático – práticas para mover e ocupar espaços”, Núcleo Destempos, São Paulo, SP, na Vila Itororó

16h “Territoriais”, Alycia Machaca, Noryungas, La Paz, Bolivia, na Vila Itororó

17h “Pele”, Thais Dias, São Caetano do Sul, SP, na Vila Itororó

18h “Supay – Camino kay Pacha”, Cholitas da Babilônia, Bolivia, na Vila Itororó

Domingo 03/12

10h30 “JURACY”, Andrea Amorim, Caieiras, SP, na Praça Dom Orione

11h “Florencia”, Cholita Drag Boliviana, Trinidad, Beni, Bolivia, na Praça Dom Orione

12h “Pachamama”, Migrantes de la SP Escola de Teatro, Bolívia/Venezuela/São Paulo, na escadaria da Praça Dom Orione

13h “deriva 0 – Biomas de resistêncya”, ANAMORFYAZ/TRANZBORDE, São Paulo, SP, saída da Praça Dom Orione

15h “RastrosRaízes: TranS.BordAr”, Natalia Yukie, São Paulo, SP, na Vila Itororó

15h30 “Nsibid: Corpo Fala”, IJÊ – Lúcia Udemezue com participação de Mariana Salomão da crew de maternidades no grafitti “Pacto Violeta”, São Paulo, SP, na Vila Itororó e entorno

16:30h “Munsmawa e Mborayhu”, Tania Sayri e Nico, El Alto, Bolivia/São José dos Campos, SP, na Vila Itororó

17h “Isso não é uma workaholic – da série aprender a descansar.”, Camila Andrade, São Paulo, SP, na Vila Itororó

18h “TerRITO’rio Ancestral”, Performance Coletiva, na Vila Itororó

19h Encerramento no Palco Éden – Vila Itororó

Confraternização com todes artistas participantes

Show de Luiza Akimoto e Banda Jammô

EVENTO GRATUITO

* * *

Roda de Samba da Comunidade Samba do Maria Zélia

sábado, 02.12 | 19h

Samba

Classificação: Livre

O “Samba do Maria Zélia” é um evento mensal que ocorre desde 2007 na Comunidade Samba do Maria Zélia, em São Paulo. Seu objetivo é proporcionar música, entretenimento e cultura para a comunidade. Além das apresentações de samba, o evento oferece gastronomia, produtos artesanais, moda afro-brasileira, um espaço infantil com monitores e, ao longo do tempo, o grupo de músicos fortaleceu-se, levando suas apresentações a outros locais. Junte-se a nós para celebrar a cultura e a música brasileira neste evento mensal icônico.

EVENTO GRATUITO

* * *

Jazz Café

domingo, 03.12 | 11h

Jazz

Classificação: Livre

Jazz Café é um combo musical formado por Geremias Tiófilo nos saxofones, clarinete e flauta e Aquiles Faneco na guitarra e loops. O duo interpreta temas standards e canções de forma jazzística. No repertório, músicas de Henry Mancini, Nelson Cavaquinho, Sting, Tom Jobim, Pixinguinha, Thelonious Monk e outros autores, com uma roupagem moderna. A proposta é fazer das apresentações uma experiência, envolvendo música e sabor, com a presença de baristas e produtores de cafés especiais servindo a bebida em diferentes métodos como Aeropress, V60 e Expresso.

Com degustação de café.

EVENTO GRATUITO.

* * *

Cineclube SPCine – Meio Irmão

quinta, 07.12 | 14h

Artes Visuais

Classificação: 16 anos

A mãe de Sandra está sumida há dias. Desorientada e sem dinheiro, ela pede ajuda a Jorge, seu meio irmão-distante. Ele, porém, enfrenta uma situação difícil: após gravar uma agressão homofóbica, passa a sofrer ameaças para não divulgar as imagens.

Direção: Eliane Coster

EVENTO GRATUITO

* * *

Roberta Oliveira

sexta, 08.12 | 19h

Samba

Classificação: Livre

Roberta Oliveira, intérprete e compositora, tem uma pesquisa refinada de repertório e busca com esse projeto valorizar suas descobertas em mais de 20 anos de carreira, gravando canções de compositores da vanguarda e velha guarda paulistanos, preservando suas crônicas cotidianas, suas crenças, seu modo peculiar de tocar e principalmente a cultura do samba paulista, muitas vezes ainda desfavorecido pela grande mídia, em detrimento do samba baiano e carioca.

*6a EDIÇÃO DO EDITAL DE APOIO A MÚSICA PARA A CIDADE DE SÃO PAULO (2022)

EVENTO GRATUITO

* * *

Expo Axé

sábado e domingo, 09 e 10.12 | 10h às 19h

Feira

Classificação: Livre

É com grande entusiasmo que convidamos a comunidade paulistana a participar do evento “Samba de Terreiro na Vila Itororó”, que ocorrerá nos dias 09 e 10 de dezembro de 2023, no Centro Cultural Vila Itororó.

Programação:

Sábado, 09/12:

  • 10h: Chegada da caminhada de Axé
  • 10:00 às 11:00: DJ Life de axe
  • 11:00 às 13:00: Roda de Jongo
  • 13:00 às 15:00: Jardel samba de roda
  • 15:00 às 17:00: DJ Axé
  • 17:00 às 19:00: Samba de Caboclo

Domingo, 10/12:

  • 10:00 às 12:00: DJ Life de Axé
  • 12:00 às 13:00: Afoxé grupo de música
  • 13:00 às 15:00: Terreiro de Yayá Dançam e tocam música
  • 16:00 às 17:00: DJ de Axé
  • 17:00 às 19:00: Samba de Caboclo

Sujeito a alterações.

A iniciativa, promovida pela Secretaria Municipal de Cultura, é uma manifestação cultural que combina a riqueza do Samba de Terreiro com a temática racial. Buscamos, através da difusão musical, promover a igualdade racial e combater a discriminação, fortalecendo a convergência das religiões de matrizes africanas com o Samba de Terreiro.

Nosso compromisso vai além do entretenimento; é um convite à descoberta e promoção da diversidade, igualdade e integração. A difusão musical se torna, assim, uma ferramenta poderosa para conscientização, celebrando a cultura afrodescendente e incentivando a convergência de diferentes culturas presentes na sociedade paulistana.

Esperamos a presença calorosa de até 3 mil pessoas, provenientes de diversos estratos sociais e culturais da sociedade paulistana. A escolha do Centro Cultural Vila Itororó como local do evento reflete nosso compromisso em proporcionar um ambiente propício para a celebração da diversidade e integração cultural.

Ao participar do “Samba de Terreiro na Vila Itororó”, não apenas se entrega a um evento musical vibrante, mas se contribui ativamente para a promoção de uma sociedade mais inclusiva, igualitária e culturalmente rica. Contamos com a presença de todos para fazer deste momento uma celebração inesquecível da diversidade e da cultura afrodescendente em São Paulo.

* * *

Exposição Objetos Sustentáveis

10 a 16.12 | 10h às 19h

Artes Visuais

Classificação: Livre

CRIAR SUSTENTAVEL apresenta os objetos confeccionados pelos alunos da Oficina de Objetos Sustentável, sob a orientação da artista visual Luciana Arantes.

Os objetos foram confeccionados com embalagens cartonadas e papel.

EVENTO GRATUITO

* * *

Documentário Projeto Ocupação Corpo – Núcleo Destempos

quarta, 13.12 | 19h

Documentário/Performance

Classificação: Livre

Convidamos a todas e todos para o lançamento do nosso Documentário produzido nos dois anos de residência artística na Vila Itororó através do projeto Ocupação Corpo do Núcleo Destempos. Após a exibição faremos um bate papo com os criadores do filme.

Ficha Técnica

Direção do documentário: Júlia Fávero

Roteiro: Vinicius Albano

Trilha Sonora: João Monteiro

Artistas participantes: Aparecida Serafim, Alessandra Souza, Amanda Correa, Fernando Mafra, Vinicius Albano Rodrigo Rodrigues, Camila Bosso, André Vidal , Davi Isidoro, Bruna Medeiros, Mauricio Brugnollo, EllenBe, Rafael Conti, Isabela von Staa Mansur, Ana Pereira, Camis, Carina Falchi, Giulia Luchetta, Lucas Profirio, Tina Mariah, Vitória Carmo, Wagner Pereira Silva e Fabiana Pinotti.

OBS: Essa ação faz parte do Edital de Chamamento para Ocupação e Residência Artística.

EVENTO GRATUITO

* * *

As Aventuras de Chico Buxixo e o Circo Invisível

quinta, 14.12 | 19h

Circo

Classificação: Livre

O Circo Invisível chegou à cidade. Polidoro, um narrador misterioso, vai conduzir a plateia pelas “Aventuras de Chico Buxixo e o Circo Invisível”.Buxixo, um palhaço de rua, recebe a notícia de que o Circo onde nasceu pegou fogo, e, agora, ele precisa decidir se volta para ajudar a família ou se continua fugindo e negando seu passado enigmático. Ao mesclar as linguagens de Circo e Teatro, o espetáculo busca, por meio da Narrativa e do Melodrama, dialogar, com o olhar dos dias de hoje, com a tradição circense e popular brasileiras.

OBS: Essa ação faz parte do Edital de Chamamento para Ocupação e Residência Artística.

EVENTO GRATUITO

* * *

90 anos de João do Vale com Ayrton Montarroyos, Flávia Bittencourt e participação especial de Alaíde Costa

sexta, 15.12 | 19h

MPB

Classificação: Livre

Para celebrar os 90 anos de um dos mais icônicos autores da música nordestina brasileira, reúnem-se 3 grandes cantores de diferentes gerações que ao longo de suas carreiras abraçaram a obra de João do Vale, o autor de Carcará.

Suas canções nos chegam como um grito de lamento, denúncia e revolta. As imagens simbólicas de seu cancioneiro exprimem sua própria voz, a vida nordestina e a experiência de sobrevivência dos sujeitos. Essa marca notável nos provoca, nos inquieta e fez nascer a ideia desse disco. As letras das canções chamam a atenção para a participação do artista no processo de ressignificação do Nordeste, ao criar e metaforizar em imagens um lugar que lhe é próprio e identificá-lo com o contexto de violência e aridez política que se vivia no país nos anos 1960, amplamente manifestado nas canções de protesto. São letras de canções, mas sua condição poética nos remete a considerar a possibilidade de leitura de uma voz testemunhal intensa, violenta e criativa, que se manifesta na experiência de um sujeito praticamente iletrado, marcado por uma vida de sofrimento. Sua inteligência e inventividade popular o fizeram adentrar estrategicamente no campo da música brasileira e por lá permanecer, ora fazendo sucesso, ora nem tanto.

EVENTO GRATUITO

* * *

Bicibiblioteca

sábado, 16.12 | 10h às 16h

Literatura

Classificação: Livre

Doação e troca de livros

EVENTO GRATUITO

* * *

ATENÇÃO: EVENTO ADIADO!

Oficina: História dos Mestres-Sala, Porta-Bandeiras e Porta-Estandartes

sábado, 16.12 | 13 as 16 h

Cultura Popular

Classificação: Livre

Visando ensinar a cultura do negro através da história do Mestre-sala, Porta-bandeira e Porta-Estandarte através deste contaremos como surgiu e como se iniciou nas escolas de Samba , uma vez que é a dança mais carregada de simbologia e carisma de toda a dança dramática que é um desfile de carnaval.
Estaremos explanando os principais segredos de todo o cerimonial que envolve o Casal e o seu Pavilhão

EVENTO GRATUITO

* * *

Quiçá

domingo, 17.12 | 15h

Circo

Classificação: Livre

“Quiçá” é um espetáculo que mergulha nas questões intrínsecas ao fazer circense, explorando temas universais como o erro, o acerto e a incerteza. Essas Questões são trazidas como metáforas de nossa própria jornada na vida. Com números de monociclo, malabarismo, acrobacia, mágica e palhaçaria, os artistas surpreendem o público com suas habilidades e suas excentricidades. Com momentos de risadas garantidas, “Quiça” oferece uma experiência circense instigante.

EVENTO GRATUITO

* * *

Programação: dezembro/2023
Tags:             
Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support
×