Cadê Meu Nariz
sexta, 05.05 | 14h
Teatro de Bonecos
Classificação: Livre
Após vários atrasos um palhaço é demitido do circo e se vê obrigado a dormir em um banco de praça. Na manhã seguinte ele percebe que algo está faltando: o seu nariz vermelho. Uma menina aparece e diz ter visto quem roubou: um cachorro. Os dois decidem sair em busca pelo cão. E em seu caminho aparecerão personagens como um equilibrista, um policial e um adestrador de pulgas e com eles, a dupla reviverá quadros clássicos de circo.
EVENTO GRATUITO.
Graça Cunha
sábado, 06.05 | 19h
Música/ MPB / Samba
Classificação: Livre
Cantora paulistana com 28 anos de carreira e duas indicações ao Grammy Latino, Graça Cunha reúne para este show uma banda talentosa e experiente, para levar ao público a sonoridade da batida dançante do samba rock, resgatando o swing de clássicos como “Que maravilha”, “Mas que nada”, entre outros.
EVENTO GRATUITO.
Jazz Café
domingo, 07.05 | 11h
Música / Jazz / Degustação
Classificação: Livre
Jazz Café é um combo musical formado por Geremias Tiófilo nos saxofones, clarinete e flauta e Aquiles Faneco na guitarra e loops. O duo interpreta temas standards e canções de forma jazzística. No repertório, músicas de Henry Mancini, Nelson Cavaquinho, Sting, Tom Jobim, Pixinguinha, Thelonious Monk e outros autores, com uma roupagem moderna. A proposta é fazer das apresentações uma experiência, envolvendo música e sabor, com a presença de baristas e produtores de cafés especiais servindo a bebida em diferentes métodos como Aeropress, V60 e Expresso.
EVENTO GRATUITO.
Kacá Novais
sexta, 12.05 | 19h
Música / MPB
Classificação: Livre
Multi-instrumentista, compositor e intérprete, Kacá apresenta em seu repertório suas canções autorais já conhecidas pelo seu público cativo, além de suas versões um tanto quanto ousadas dos maiores sucessos da música nacional. Com arranjos diferenciados e voz impecável, já se apresentou em grandes palcos, para milhares de pessoas, sempre prendendo a atenção do público com suas performances cheias de tecnologia e musicalidade.
EVENTO GRATUITO.
Keilla Regina
sábado, 13.05 | 19h
Música / Samba
Classificação: Livre
Keilla Regina, conhecida por sua voz potente, tem vários sucessos na carreira, em especial no Samba Romântico, e seu novo álbum chega em maio de 2023. A cantora se destacou ao cantar Alcione e sua voz se assemelha tanto à da artista de forma natural. Fazendo assim turnê em grandes espaços do Samba em São Paulo e Interior, show intitulado “Simplesmente Marrom” com grande sucesso. Show que a cantora continua apresentar nos dias atuais. Além dessa peculiaridade, Keilla Regina se mostra apaixonada pelo samba, tendo como referência consagrados expoentes, como Clara Nunes, Dona Ivone Lara, Leci Brandão, Beth Carvalho e Jovelina Pérola Negra. Em outro show, “Sambas de Sucesso” além desses nomes acima, incluso no show, o repertório também inclui sucessos do Fundo de Quintal, Zeca Pagodinho, Almir Guineto e Arlindo Cruz. A qualidade musical e o repertório lúdico é o que diferencia esse grande artista e seus belos shows, onde passa encanta tanto pela presença de palco como o brilho da voz.
EVENTO GRATUITO.
Samuel Pompeo
domingo, 14.05 | 11h
Música / Jazz / Degustação
Classificação: Livre
Os ouvintes irão encontrar características – ora rítmicas, ora harmônicas – que são muito presentes na cena jazzística atual. O repertório dessa experimentação traz, por exemplo, o tradicional “Descendo a Serra”, de Pixinguinha e Benedito Lacerda — que ganha o caráter rítmico, a harmonia e os improvisos do jazz — e “Dodecafonando”, composto por Samuel baseado na música dodecafônica de Schoenberg.
EVENTO GRATUITO.
Loupha – Marcos Ficarelli (Vermelho)
sábado, 20.05 | 19h
Música / Rock
Classificação: Livre
Desde 1965 o Conjunto Loupha liderou os mingaus dos Grandes Clubes de São Paulo (Pinheiros, Paulistano) com o mais puro Rock. Em 1966 venceu o “Encontro Nacional da Jovem Guarda” pela TV Record, o maior festival jamais ocorrido no país com 5.000 concorrentes. Liderado por Marcos Ficarelli, o “Vermelho” que em sua carreira também liderou o Watt69, Top Sounds e Código 90. O Loupha nunca parou. Com estilo bem característico, foi sempre o lançador dos estilos mais recentes das bandas do Exterior, até fixar-se ao Classic Rock. O Loupha é conhecido pela exclusividade e modernidade de seu equipamento. Hoje, usa equipamentos sem fio e muito portáteis e potentes.
EVENTO GRATUITO.
Projeto Brincar na Vila Itororó: Um dia repleto de brincadeiras e apresentações.
Cortejo e Brincadeiras Culturais
domingo, 21.05 | 11h
Intervenção Artística
Classificação: Livre
Um cortejo musical fará a honra de convidar as crianças a entrarem em um universo brincante de cantigas de roda, versos e muita magia. A cultura popular brasileira será o norte dessa viagem. Música, poesia e brincadeira trarão o universo das manifestações tradicionais de volta para as crianças. Resistindo no Parque Novo Mundo, Zona Norte de São Paulo, a o Grupo Festa de Rei faz na Ocupação Casa de Capoeira Angola Novo Mundo intervenções que valorizam e incentivam a infância através da realização de aulas de Capoeira, Samba de Roda, Roda de Coco, Teatro de Mamulengos, Oficinas de criação de brinquedos e o exercício das brincadeiras populares.
EVENTO GRATUITO.
Bumba Meu Boi do Mundo Novo
domingo, 21.05 | 13h
Intervenção Artística
Classificação: Livre
A saga da morte e ressurreição do Boi são apresentadas no grande espetáculo de Manifestação da Cultura Popular criado no Parque Novo Mundo, Zona Norte de São Paulo pela Ocupação Casa de Capoeira Angola Novo Mundo, e que repleto de Cantigas, Danças e Poesias narradas, encena o “Auto do Boi”, onde a alegria e emoção figuram a coragem e força dos personagens que lutam com afinco pela vida do quase finado Boi tentando guinar seu destino. Esbanjando toda riqueza da Cultura Brasileira, o Bumba Meu Boi é uma das maiores festividades da Cultura Popular do país e transmite saberes passados de geração a geração pelos Mestre Nordestinos, inclusive, reconhecidos como Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade pela Unesco.
EVENTO GRATUITO.
Intervenções e Brincadeiras de Verão
domingo, 21.05 | 15h
Intervenção Artística
Classificação: Livre
Aula de surfe com tubarão, pula ondinhas, corda e amarelinha, duelo de água e bolas de sabão gigantes, cantigas e brincadeiras de roda fazem das brincadeiras de verão do Grupo Festa de Rei uma verdadeira praia para toda a família. De forma divertida, os artistas interagem com crianças e adultos, revelando a importância dos cuidados com a saúde e preservação das brincadeiras populares passadas de geração a geração no verão. A diversão será o guia dessas brincadeiras!
BRINCADEIRAS DE VERÃO com distribuição de algodão doce e pipoca
– Pula Corda: brincadeira tradicional que envolve grande atividade física e coordenação motora.
– Surfe com Tubarão – O Tubarão ensina a criar uma prancha com giz de cera e surfar na onda.
– Amarelinha: O jogo consiste em saltar num pé sobre quadrados gizados ou riscado no chão, que compõem uma figura geométrica em formato de uma casa tradicional.
– Duelo de Água: Quem vence a disputa entre pais e filhos? Aquele que se molhar mais, vence a disputa e se refresca para o verão.
– Bola de Sabão Gigante: Água e sabão criam figuras coloridas e gigantes no céu.
– Caça a Calda do Tubarão: A(o) filha(o) tubarão deve ajudar os pais tubarão a acharem suas caldas perdidas nos corais.*
EVENTO GRATUITO.
Céllia Nascimento
sexta, 26.05 | 19h
MPB / Black Music
Classificação: Livre
Céllia Nascimento apresenta seu Pocket Show Nega Soul. No show, a artista traz um repertório eclético, mesclando músicas autorais como Estação Primeira e Nega Soul, que envolvem o público levando para pista muita alegria e empoderamento, além de releitura das músicas de artistas nacionais consagrados como Marcu Ribas, Tim Maia, Sandra Sá, Leci Brandão, com sua Alma Soul. Em 70 minutos de apresentação Céllia entrega às pessoas hits da MPB e Black Music, colocando todos para refletir, dançar e se divertir.
EVENTO GRATUITO.
VIRADA CULTURAL DO PERTENCIMENTO
Para mais informações, acesse Virada Cultural SP 2023.
Futebol das Palhaças
sábado, 27.05 | 17h
Circo
Classificação: Livre
Você sabia que o futebol feminino já foi proibido? Mais uma falta da sociedade com as mulheres! Além de jogar bola, as mulheres já foram impedidas de muitas coisas importantes e ainda precisam batalhar para entrar em diversos campos… Mas ainda vamos virar esse jogo! O jogo das conquistas de direitos é coletivo e é preciso se dedicar muito para fazer parte deste time. Por isso, convidamos você a vestir nossa camisa e participar dessa atividade lúdica que nos diverte e faz refletir sobre ser mulher. Essa atividade consiste em cenas, jogos e brincadeiras para todos os gêneros que divertem e promovem o conhecimento sobre igualdade e pode ser adaptada para diversos locais de realização.
Para falar sobre conquistas, defesas e ataques, a cia. Asfalto de Poesia criou uma intervenção artística lúdica que diverte e faz refletir sobre ser mulher. Convidamos as participantes a vestir nossa camisa, enfrentar as barreiras, reverter as faltas e vibrar com cada conquista! O jogo de nossos direitos é coletivo e é preciso muita garra para fazer parte deste time!
EVENTO GRATUITO.
Palhaço Klaus – “Animo Festas”
sábado, 27.05 | 19h
Teatro/Circo
Classificação: 18 anos
Ele vai onde ninguém vai! Ele anima festa de criança! Animo Festas é o freak-show do palhaço Klaus que nos narra seu submundo decadente como um animador de festas infantis. Ao som de rock, música francesa e canções infantis dos anos 1980, Animo Festas, desnuda a máscara do palhaço com humor ácido e sarcasmo, colocando no centro do picadeiro uma pessoa que está à margem da sociedade, em seu embate pessoal entre a fidelidade à arte que se propõe e a necessidade financeira de se ajustar ao mercado.
O espetáculo é o solo do ator e palhaço Marcio Douglas e mostra o avesso da máscara do palhaço e a sombra do arquétipo do homem maduro e fracassado, fruto de uma pesquisa do anti-herói no universo da palhaçaria, o que deu origem ao palhaço Klaus. Este personagem é uma vítima das suas próprias escolhas e percebe que trilhou uma vida medíocre, buscando apenas a sobrevivência. Porém seu humor sarcástico faz dele o contrário e ao mesmo tempo o espelho da sociedade contemporânea. Nesta narrativa solitária, as festas infantis são o pano de fundo para questões sobre a felicidade, o valor do trabalho artístico e as escolhas que fazemos para viver ou sobreviver.
EVENTO GRATUITO.
Brincadeira
domingo, 28.05 | 11h
Intervenção
Classificação: Livre
Brincadeira é um espetáculo genuinamente brasileiro que traz para os palcos as travessuras de criança com toda a magia do circo. Tudo começa com uma caixa de música que se transforma numa vila onde mora o sonho e a fantasia.
Uma trupe de artistas, acrobatas, músicos e malabaristas revive as melhores brincadeiras, da infância de uma maneira lúdica com esquetes e música ao vivo, numa leitura que utiliza linguagens como a dança popular, a música brasileira e o teatro. O Brincadeira brinca de reinventar o circo e embala a plateia numa viagem ao mundo da imaginação.
EVENTO GRATUITO.
Elagalinha
domingo, 28.05 | 14h
Teatro
Classificação: Livre
Uma galinha de seis anos vai à escola pela primeira vez. No caminho, é presa por um monstro. Sua jaula vira sala de aula e o que ela ensina vem do coração. Além da música ao vivo com a Banda Granja Sounds, uma dupla de Críticos comenta as ações, num enredo paralelo.
EVENTO GRATUITO.
Origens do Brasil
domingo, 28.05 | 16h
Teatro
Classificação: Livre
Em “Origens do Brasil” a Cia de Achadouros traz à cena releituras de histórias de diversas culturas brasileiras. Através da narração oral, manipulação de objetos e sonoridades, conta de maneira lúdica, poética e divertida passagens que ilustram a diversidade, a cultura, as paisagens e personagens deste vasto território chamado Brasil.
EVENTO GRATUITO.
Rústico
domingo, 28.05 | 18h
Circo
Classificação: Livre
Espetáculo circense Rústico criado em coprodução entra a companhia brasileira Barnabô e a companhia catalã Cíclicus, liderada pelo diretor artístico Leandro Mendonza. Em Rustico a cena da natureza está em jogo, seus animais, ferramentas e personagens contam uma história simples e cativante. Peperina e Dom Molina pertencem a um território de amor e de campo, de luta e de esforço, de uma vida juntos. A narrativa acrobática traz a essência da história nos corpos, que não deixarão indiferentes nem eles nem o público.
EVENTO GRATUITO.