* * *

Festa Junina – Território do Brincar

sábado, 01.07 | 14h às 18h

Intervenção Artística

Classificação: Livre

A Ocupação Arraial na Vila leva para as crianças e suas famílias, de forma gratuita e com temática junina, várias atrações que envolvem artistas de música, recreação, vivências sensoriais, contação de histórias e circo. Ainda contaremos com decoração típica e toda equipe paramentada.

* Personagens Itinerantes Musicais
* Pintura Facial
* Oficina de Bandeirinhas
* Contação de Histórias
* Música: Trio Dois Girassóis
* Teatro + Quadrilha: Histórias de Zé Vito

EVENTO GRATUITO.

* * *

Trio Virgulino

sábado, 01.07 | 19h

Forró

Classificação: Livre

Conhecido como um dos grandes precursores do tradicional forró pé de serra, o Trio Virgulino celebra atualmente 40 anos de carreira, composto por diversos sucessos no cenário da música nacional, além de muitas histórias ao longo de shows e viagens pelo Brasil e mundo afora. Formado por Adelmo Nascimento (triângulo), Roberto Pinheiro (zabumba) e Robson Pinheiro (sanfona) – Robson é o mais novo integrante do Trio, e é filho do Roberto – o Trio Virgulino é conhecido pela espontaneidade e alegria em seus shows e trabalhos diversos. Ao longo dos anos, muitas músicas marcaram época no segmento forró, ao lado de grandes artistas de destaque, como Dominguinhos, Elba Ramalho, entre outros.

EVENTO GRATUITO.

* * *

Joabe

domingo, 02.07 | 11h

Jazz

Classificação: Livre

Joabe Reis, trombonista e produtor musical apresenta 028, seu novo álbum autoral, na Vila Itororó, com show gratuito no dia 02/07/2023, às 11h. Acompanhado por Sidmar Vieira (trompete), Josué Lopez (sax), Agenor de Lorenzi (teclado), Daniel Pinheiro (bateria) e Felipe Pizzutiello (baixo), Joabe apresenta músicas do novo álbum que contou com parcerias do lendário Bob Mintzer e Gabriel Grossi, além das mais conhecidas de Crew in Church (2020) e os singles Homem Pássaro, em parceria com Paula Lima e I Just Wanna Breathe, em parceria com Síntese. O trombonista é conhecido por misturar jazz e hip-hop e ser um dos representantes da nova cena do jazz nacional.

O show é parte do projeto Joabe Reis | Circulação 028, aprovado pelo 2º edital de Fomento Múltiplas Linguagens do Município de São Paulo.

EVENTO GRATUITO.

* * *

O Diário de Duas Bicicletas

domingo, 02.07 | 15h

Dança

Classificação: Livre

“O Diário de Duas Bicicletas”, novo espetáculo do Grupo Ângelo Madureira e Ana Catarina Vieira, resultado da 32ª edição do “Programa Municipal de Fomento à Dança da Cidade de São Paulo”, é um espetáculo interativo, participativo, contemplativo e relacional com músicas próprias, apresentadas ao vivo, com letras musicais educativas e formativas com foco principal o compartilhamento de saberes, resgatando a importância da dança na sociedade, seu papel fomentador no exercício de cidadania e sua relação intrínseca com a comunidade, rompendo com o pensamento estigmatizado o qual a dança contemporânea é vista pelo público. Uma mudança de paradigma necessária para redimensionar e colocar em debate a importância da dança na construção da cidadania. O “Grupo Ângelo Madureira e Ana Catarina Vieira”, propõe ampliar a área de atuação da dança na cidade de São Paulo e firmar o compromisso de descentralizar o acesso a esse conhecimento dando continuidade para as “outras formas” de pensar a cultura popular brasileira.

EVENTO GRATUITO.

* * *

Associação Livre Invisível convida Andarilho Cha

sexta, 07.07 | 19h

Música

Classificação: 14 anos

O projeto Associação Convida consiste na realização de um evento musical proposto pelo grupo Associação Livre Invisível que convida nomes da música brasileira para compor seu show. O espetáculo se desenvolve sobre o repertório do grupo que abarca canções dos discos Trânsito (2019), Avisos Luminosos (2020) e o recente single “Terra da Farinha Podre” lançando em 2021 em parceria com o Selo Relva.

Os (as) convidados (as) integram o show com suas canções interpretadas pelo grupo, bem como cantam canções da Associação Livre Invisível promovendo uma simbiose
artística. Nessa proposta o grupo já convidou nomes como Gerson King Combo, Tony Bizarro, Dani Nega, Kimani e Verónica Valenttino.

Para esta edição iremos convidar Andarilho Cha promovendo um repertório que transita pelo rap, Pós-Funk, soul music, afrobeat, rock e synthpop. A execução de músicas do convidado pela banda confere outra roupagem que um elenco de 10 musicistas e músicos com tantos elementos pode colocar nos sons, construindo novas paisagens sonoras sem perder as características conceituais que os trabalhos já possuem. É a potencialização construída a vários corpos, corações e mentes.

EVENTO GRATUITO.

* * *

Bruna Black

sábado, 08.07 | 19h

Música

Classificação: Livre

Performance musical de Bruna Black parte de uma aproximação quase indesejada, que mistura uma vontade irrefreável de entrega com o incômodo e o perigo de se colocar tão vulnerável frente ao mundo e ao amor. No repertório Bruna expõe suas feridas de forma intensa e inesquecível, ao mesmo tempo que indica os caminhos percorridos para manter-se de pé e firme na decisão de viver a vida em toda sua verdade.

EVENTO GRATUITO.


* * *

Jazz Café

domingo, 09.07 | 11h

Música /Jazz/Degustação

Classificação Livre

 Jazz Café é um combo musical formado por Geremias Tiófilo nos saxofones, clarinete e flauta e Aquiles Faneco na guitarra e loops. O duo interpreta temas standards e canções de forma jazzística. No repertório, músicas de Henry Mancini, Nelson Cavaquinho, Sting, Tom Jobim, Pixinguinha, Thelonious Monk e outros autores, com uma roupagem moderna. A proposta é fazer das apresentações uma experiência, envolvendo música e sabor, com a presença de baristas e produtores de cafés especiais servindo a bebida em diferentes métodos como Aeropress, V60 e Expresso.

EVENTO GRATUITO, com degustação de café.

* * *

Rainhas do Radiador

domingo, 09.07 | 15h e 16h

Circo

Classificação: Livre

O circo chegou trazendo as atrações mais espetaculares do momento. Você não pode perder as finais do campeonato de Luta Livre, as composições da banda, as mágicas e ilusionismos das trigêmeas Sim Sala Bim e muito mais! Ocupando o centro do picadeiro e essas figuras prometem abalar as estruturas com toda sua potência e irradiação!

EVENTO GRATUITO.


* * *

Construtores Circo

domingo, 09.07 | 15h20 e 16h20

Circo

Classificação: Livre

O espetáculo mescla diferentes modalidades circenses como bartolete – equilíbrio em escada, acrobacias de solo e aéreas e saltos no “trampoline” wall”. A trupe em cena, formada por cinco artistas,representa construtores em seu dia a dia de trabalho em uma cidade em obras.

EVENTO GRATUITO.


* * *


Oficina de Encadernação Adinkras

11,14 e 15.07 | 14h às 18h

Encadernação

Classificação: Livre

Adinkra é o nome de um conjunto de símbolos ideográficos dos povos Acã, grupo linguístico da África Ocidental que povoa a região que hoje abrange parte de Gana e da Costa do Marfim. Pretende-se por meio deste projeto oferecer uma Oficina de Encadernação, aberta para público de todas as idades, usando como tema os ADINKRAS com no máximo.

A oficina atende a todos os públicos, desde crianças a adultos e grupo da melhor idade. Usará como principal elemento para a confecção de cadernos e álbum de memórias o tema ADINKRAS, tanto seus símbolos como seus significados.

Em todos os processos da confecção artesanal das peças serão estudados e mostrados a importância do conhecimento do passado até o presente, e os cadernos confeccionados serão utilizados para a experiência escrita da história de cada participante.

* Selecionado pelo Edital 3ª EDIÇÃO DE APOIO À CULTURA NEGRA da Secretaria Municipal de Cultura – Supervisão de Fomento às Artes.

EVENTO GRATUITO..INSCRIÇÕES ENCERRADAS.

* * *

Maria Pérola

sexta, 14.07 | 19h

Música

Classificação: Livre

Mulher preta, nordestina, cantora, compositora e violonista, Maria Pérola é um dos nomes que devem estar no seu radar. A jovem que deu os primeiros passos na arte, ainda na periferia de Jaboatão dos Guararapes, região metropolitana de Recife, lança o seu primeiro EP.  “Tudo que canto e componho tem um pedaço do meu chão”, declara a artista. Lançado no dia 28 de outubro, o primeiro EP da cantora e compositora pernambucana Maria Pérola, traz muita identidade e diversidade musical. Ele possui 4 faixas, sendo 3 autorais e uma releitura. O primeiro destaque autoral “Tua Hashtag Não é à Prova de Bala” chega ao streaming em meio às discussões sobre representatividade na música e no mercado digital. A artista enxerga neste momento uma chance importante de discutir assuntos que movimentam sua geração, como a divisão igualitária do mercado de trabalho, a xenofobia, o racismo e o feminismo.

EVENTO GRATUITO.

* * *

Black House

domingo, 16.07 | 11h

Jazz

Classificação: Livre

Álbum de repertório 100% autoral, que marca e reverencia as origens, a vivência e uma identidade. Álbum concebido a partir do reconhecimento de uma linha comum, uma identificação mais profunda entre os músicos que há muito tempo já trabalhavam juntos de alguma forma, já interagiam musicalmente em diversas situações. Nas palavras do próprio Lucas: “A gente fazia som com várias pessoas mas, em certo momento, do nada, acho que foi até uma coisa meio que indireta, observamos e percebemos que quem estava tocando junto eram os pretos, rapaziada que tem a mesma vivência, veio do mesmo lugar…” E essa concepção deu origem ao disco. Lucas, Eliezer e Gustavo tocavam bastante na formação de trio, trabalhando intensamente. Henrique foi convidado nos teclados, completando a formação para o álbum. Black House reflete essa identidade, músicos e amigos que têm a mesma origem, vivências comuns, com composições pensadas exatamente para esse grupo e essa concepção, com elementos e referências todas da música negra, funk, e etc…

EVENTO GRATUITO.

* * *

Verde Perto

domingo, 16.07 | 16h

Teatro Musical

Classificação: Livre

Espetáculo cênico-musical infantil com uma linguagem simples e poética que se comunica diretamente com a natureza imaginária das crianças, contribuindo para o desenvolvimento cultural de futuros espectadores. O espetáculo aborda temas como ecologia, reciclagem e preservação do meio ambiente. Com arranjos executados ao vivo, passa por diversos ritmos como o baião, maracatu, pop e o rock. Renata Pizi, vencedora do Prêmio Musique em 2011 com um dos mais belos timbres da nova MPB, tem uma carreira que acumula premiações em renomados festivais.

EVENTO GRATUITO.

* * *

Cineclube Spcine: “Chega de Fiu Fiu”

quarta, 19.07 |18h30

Cinema/Documentário

Classificação: Livre

As cidades foram feitas para as mulheres? O filme Chega de Fiu Fiu narra a história de Raquel, Rosa e Teresa, moradoras de três cidades brasileiras, que, por meio de ativismo, arte e poesia resistem e propõem novas formas de (con)viver no espaço público.

Duração: 73 minutos Direção: Amanda Kamanchek e Fernanda Frazão
Gênero: Documentário

* * *

Querem nos enterrar, mas somos sementes

sexta e sábado, 21 e 22.07 | 19h30

Teatro

Classificação: 12 anos

Vivemos em estado de guerra. Sendo silenciados, massacrados . Assistimos quietos ao Massacre de nossa juventude. Até quando? Querem nos enterrar, mas somos sementes é um grito de alerta. Um grito de resistência pela memória, pela verdade, pela liberdade e pela justiça. Quando mães têm seus filhos mortos, a única alternativa que lhes resta é a luta. Lutar para que seus gritos não sejam silenciados . Mães que mesmo sentindo que tiveram um pedaço de seus corpos apartados delas mesmas, procuram forças para continuar a batalha, para resistir. E se toda vida se origina de uma mãe, o rebento da luta também se faz delas. Nossos mortos têm voz e vamos rasgar o silêncio por eles.

EVENTO GRATUITO.

* * *

DJ Lys Ventura

terça, 25.07 | 18h

Música

Classificação: Livre

EVENTO GRATUITO.

* * *

“Eu, Paula Lima

terça, 25.07 | 20h

Música

Classificação: Livre

Com duas décadas de carreira e o status de uma das cantoras mais importantes do País, Paula Lima estreia show quase autobiográfico enquanto prepara álbum de inéditas com composições sob medida de Emicida, Bid, Gabriel Moura, Max de Castro, Amanda Magalhães e Zélia Duncan.

Sua assinatura está cada vez mais pessoal e intransferível. “Trago canções especiais da música popular brasileira e os meus clássicos também. Tudo com um apaixonante e forte acento da Black Music”, adianta Paula, sobre o novo espetáculo que leva seu nome.

No novo concerto, com direção artística da própria cantora e de Allex Colontonio, Paula promete uma imersão visceral em suas diferentes verves, do soul ao disco, do samba ao rock, da mpb ao funk, com tempero único e o veludo irresistível de sua voz singular e solar que alcança notas altíssimas. “Consegui criar o meu melhor #show do mundo, ou melhor, do meu mundo. Isso quer dizer que estou mergulhada neste processo e apaixonada pelo que apresentaremos. Sei de onde vim e para onde quero ir. Estou muito inspirada, mais emotiva, feliz! Mais envolvida com música do que nunca, acompanhada por uma banda maravilhosa. Este é um show concebido com muita dedicação, amor, amplas sonoridades, gente bacana e novas ideias, muitos presentes para quem estiver presente. É um momento positivo, harmonioso, com muitas mensagens sobre quem somos e para onde podemos ir”.

Um dos destaques é a fabulosa “O universo que habita em mim”, carro-chefe do novo show e do novo álbum, que traz os versos anti-pandêmicos que Emicida escreveu especialmente para Paula. “Eu fiz um som novo, pra todo povo, pra toda gente / Pra ver se a gente #cura esse mundo doente”.

A diva segue seu legado. Mais madura – e antenada – do que nunca.

EVENTO GRATUITO.

* * *

DJ Tati Laser

terça, 25.07 | 21h

Música

Classificação: Livre

EVENTO GRATUITO.

* * *

Fabiano Sorriso (Circuito)

sexta, 28.07 | 19h

Música/Samba

Classificação: Livre

Fabiano Sorriso fez parte do Grupo Sampagode. O cantor e compositor fez parte da banda da cantora Leci Brandão há mais de 10 anos, foi Diretor de Carnaval da Escola de Samba Império da Casa Verde e faz parte da ala de compositores da Escola de Samba Nenê de Vila Matilde. É compositor dos sambas-enredo da Escola de Samba Rosas de Ouro em 2016 e 2017 – durante 10 anos fez parte do projeto/grupo – Na Palma da Mão.

EVENTO GRATUITO.


* * *

Tabarana Trio

domingo, 30.07 | 11h

Instrumental

Classificação: Livre

Tabarana Trio apresenta

“Telecoteco, sambalanço e outras bossas”
Tem muito balanço e remelexo neste show que vai contar com a participação da cantora Paula Souto e do pianista Gabriel Spinosa.

Para ilustrar a riqueza rítmica tão presente na música brasileira, o grupo recorre a um repertório composto por criações de Marcos Valle, João Donato, Luiz Melodia, Getúlio Cortes, Moacir Santos, Ed Linconl, Monsueto, Zé Keti, Sivuca e Pedro Caetano.

O Tabarana Trio é formado por Denilson Oliveira (bateria/percussão), Fernando Barros (violão/contrabaixo) e Fernando Mumu (trombone).

EVENTO GRATUITO.

* * *

Tarde de Palhaçadas

domingo, 30.07 | 15h

Circo

Classificação: Livre

Tarde de Palhaçadas é um divertido espetáculo que presta homenagem a grandes palhaços brasileiros como Arrelia, Carequinha, Piolim, Fuzarca, entre outros. Com números clássicos de palhaços circenses, a peça traz todo o riso, a magia e a inocência que só o palhaço e suas trapalhadas conseguem proporcionar. Assim Pinhão, Batata e Pederneiras – além da percursionista Maestrina Polaca – transformam o palco em um verdadeiro picadeiro.

Pensado como um espetáculo itinerante tem cenografia extremamente funcional, o que possibilita sua apresentação tanto em recintos fechados (teatro, auditórios) quanto em lugares abertos, inclusive pátio de escolas, praças e rua.

EVENTO GRATUITO.

| PROGRAMAÇÃO | Julho/2023
Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support
×