Inscrições encerradas,
Apresentação:
A Oficina de Desenhos e Gravuras – Reciclados de Skate – pretende fomentar a criação e a produção artística através da reutilização de shapes (madeira usada para prática do skate) que não servem mais para a prática do esporte, transformando essa base de madeira através da técnica de pirogravura em um suporte para intervenções artísticas assim dando um novo sentido e significado para essa madeira que seria descartada. O projeto acontecerá em formato de oficina, ministradas semanalmente no equipamento cultural Vila Itororó da prefeitura municipal da cidade de São Paulo durante 3 meses.
Objetivo:
O projeto Oficina Reciclados de Skate tem por objetivo geral o fomento a criação e a produção de artes visuais junto à população do centro de São Paulo, visando a aproximação do público com a linguagem artística da gravura bem como a cultura urbana que envolve o skate, tal qual a reflexão sobre sustentabilidade e ressignificação dos objetos. Como objetivos específicos entende-se que o projeto propõe contribuir no desenvolvimento cultural da comunidade, possibilitar o acesso a manipulação dos instrumentos artísticos, oportunizar difusão sobre a cultura do skate e colaborar para o desenvolvimento humano dos indivíduos.
Justificativa:
É notório a visibilidade e o aumento de simpatizantes com a prática de skate após sua estreia nas olimpíadas em 2020, porém junto deste crescimento aumentou-se o consumo de produtos relacionados ao esporte e pouco se discute sobre o descarte deste material quando o mesmo não serve mais para o uso. Atualmente existem poucas iniciativas que utilizam este material, por ser um produto especializado do esporte, ainda mais quando há a quebra parcial ou total do shape que compõe a parte feita compensado de madeira nobre e resina. Hoje em dia a discussão sobre a utilização dos recursos naturais tem se tornado cada vez mais presente e refletir sobre as possibilidades de uso para este material se faz necessária. Nas artes, o suporte é algo muito importante, ele é o meio que permite essa materialização da obra de arte, portanto fazendo esse elo entre suporte na arte e a reutilização deste material de madeira que é inutilizado após a prática, surge o projeto Oficina Reciclados de Skate no qual tem o objetivo de ressignificar esse compensado de madeira utilizando da linguagem artística da gravura, em específico da pirogravura que consiste na produção de uma ilustração usando o fogo para gravar esta imagem, trazendo para a construção dos trabalhos elementos que conversam a temática da sustentabilidade. Nesta oficina pretende-se oportunizar ao público o acesso as essas ferramentas e técnicas artísticas, fomentar a reflexão sobre a atribuição de um novo significado a um determinado objeto e o poder que o indivíduo de fazer essa transformação, assim como a própria essência do Centro Cultural Vila Itororó que foi construído incorporando materiais de demolição e que com o passar dos anos foi se modificando e se reinventando a partir da necessidade das pessoas que ali residiram, além incentivar e promover a difusão da cultura que envolve o universo do skate que é muito presente nos centros urbanos e também carrega consigo o “faça você mesmo”, dialogando com a concepção do espaço em que será realizado e se diferenciando das demais propostas.
Metodologia:
A oficina será ministrada pela professora e artista visual Lari Pinna que também fornecerá os shapes (parte de madeira do skate) e alguns materiais para a concretização das atividades, como pirógrafo, a lixa e o verniz. Será estruturada em momentos distintos, inicialmente com a dinâmica de acolhida e entrosamento como um diagnóstico de conhecimento do público sobre o tema abordado e promovendo a interação entre os participantes, posteriormente a reflexão deste tema com apresentação de referências estimulando a troca de saberes em um embasamento teórico. Durante os encontros será trabalhada a teoria sobre o manuseio dos instrumentos e as técnicas artísticas com a prática em si, aplicando o conhecimento para o fazer artístico. Onde o público preparará o suporte, retirar os resíduos como adesivos presentes na madeira e lixar a peça para que possa ser realizada a gravura, também pesquisará referências visuais e produzir alguns esboços das imagens a serem gravadas, uma vez finalizada fazer o processo de transferência da imagem para o suporte em papel carbono, e então a utilização do pirógrafo para a gravura desta imagem, a finalização do processo se concretiza com o tratamento do suporte com a aplicação do verniz. Primeiro o público trabalhará com suportes pequenos, onde podem virar um chaveiro feito de shape e com a pirogravura, posteriormente a produção passa para um suporte um pouco maior, feito com um pedaço do shape que pode ser transformado em um portachaves e ao final da oficina em que o público já está familiarizado com os instrumentos e o manuseio a produção será realizada em um shape inteiro onde há bastante espaço para a gravura, sendo concluída a oficina através da exposição dos últimos trabalhos feitos pelo grupo no equipamento cultural onde foram realizados os encontros.
Período: quartas-feiras, 01.03 a 31.05, das 17h às 19h
Disponibilidade de oferta da oficina: Presencial, podendo ser convertida para o formato online caso seja necessário
Nível da Oficina: Iniciante, Intermediário
Público-alvo: Maiores de 16 anos
Número de vagas: 15
Duração média (meses): 3 meses
Duração de cada aula: 2 horas
Periodicidade: 1 encontro por semana