Inscrições encerradas.
Apresentação:
Encontros duas vezes por semana, por 10 meses. Cada pessoa participante levará um ingrediente para a aula, e a oficineira ensinará a preparar pratos e refeições com sobras de outras refeições e de ingredientes parcialmente utilizados, além de ensinar a aproveitar todas as partes de cada alimento para produzir refeições vegetarianas saborosas. Cada encontro terá 3 horas e será dividido entre uma primeira parte teórica (discorrendo sobre os ingredientes dos pratos que serão elaborados em cada aula e sua forma ideal de higienização, manipulação e preparação), uma segunda parte prática (em que as pessoas participantes colaborarão ativamente com a preparação dos pratos escolhidos para aquele encontro com o pré-preparo dos ingredientes, o preparo do prato e limpeza da estação de trabalho) e um encerramento com degustação dos pratos preparados.
Objetivo:
Apresentar às pessoas participantes formas alternativas e criativas de utilizar sobras de outras refeições e de ingredientes parcialmente utilizados e demonstrar que todas as participantes podem criar uma refeição com o que têm dentro de casa, estimulando a criatividade, o improviso e a visão não convencional das participantes para que percebam que todos os alimentos, incluindo as partes usualmente não utilizadas dos mesmos, têm nutrientes e podem ser reaproveitados e utilizados integralmente.
Justificativa:
O crescimento da adesão à alimentação vegetariana vem trazendo novas realidades às famílias brasileiras, que têm buscado formas de se adaptar a esse novo estilo alimentar de modo a contemplar os membros da família que buscam uma alimentação mais saudável e pautada por novos princípios éticos. A oficina se mostra relevante nesse sentido, oferecendo alternativas a essas pessoas e famílias. Além disso, a oficina trará informações mais amplas sobre o uso de cada ingrediente e formas de aproveitar com o mínimo de desperdício cada alimento, de modo a alinhar as pessoas participantes a uma relação mais sustentável com a produção caseira de alimentos, demonstrando como cada parte de cada alimento pode ser nutritiva e como cada ingrediente pode ser usado de muitas formas diferentes e às vezes novas para as pessoas participantes, e buscará incentivar a integração das participantes entre si e com o espaço utilizado.
Metodologia:
Exposição teórica sobre segurança alimentar, os ingredientes a serem utilizados e os pratos a serem preparados; atuação prática de pré-preparo de alimentos, preparação completa dos pratos escolhidos e limpeza da estação de trabalho; degustação com debate sobre as dificuldades enfrentadas no aprendizado de cada receita e as expectativas, atendidas ou não, sobre o resultado do trabalho. Os ingredientes a serem utilizados serão obtidos junto a instituições parceiras da Oficineira e trazidos pelas pessoas participantes da oficina.
Período: sábados, de 15.04 a 16.12, das 10h às 13h.
Disponibilidade de oferta da oficina: Presencial, podendo ser convertida para o formato online caso seja necessário
Nível da Oficina: Iniciante
Público-alvo: Maiores de 14 anos
Número de vagas: 15
Duração média (meses): 10 meses
Duração de cada aula: 3 horas
Periodicidade: 1 encontro por semana