# # #
Reabertura do Galpão da Vila Itororó
domingo, 01.12 | a partir das 12h
Música/Samba/Grafite
Classificação: Livre
O Galpão da Vila Itororó foi aberto em 2015 com atividades de oficinas, apresentações artísticas e para visitação das obras de restauro. Em 2021 foi fechado para reforma da cobertura e instalações elétricas.
Para celebrar a reabertura, a Secretaria Municipal de Cultura de São Paulo convida um núcleo de artistas de artes visuais para compor obras em um mural, com o projeto “Quem Nunca Viu o Samba Amanhecer!”. Para embalar a abertura com música, um show do grupo de cantoras Samba de Dandara.
A reabertura do Galpão da Vila acontece no dia 01/12 à partir das 12h, com música, exposição do mural e uma praça de alimentação com venda de feijoada e bebidas.
Entrada gratuita.
# # #
Quem nunca viu o samba amanhecer!
domingo, 01.12 | 15h
Artes Visuais – Grafitti
Local: Galpão da Vila
Classificação: Livre
O samba e o bairro do Bixiga estão profundamente entrelaçados. Com raízes africanas e uma vibrante comunidade afrodescendente, o Bixiga foi palco do nascimento de uma das maiores escolas de samba do Brasil, a Vai-Vai. No entanto, muitas figuras importantes dessa história foram silenciadas ao longo do tempo. O projeto “Quem nunca viu o samba amanhecer” é um resgate visual dessa herança, transformando as memórias em arte.
Entrada gratuita.
# # #
Samba de Dandara
domingo, 01.12 | 15h
Samba
Local: Galpão da Vila
Classificação: Livre
Samba de Dandara é samba de empoderamento e exaltação às mulheres sambistas, às grandes compositoras, às grandes intérpretes, às guerreiras do samba. A concepção de Samba de Dandara carrega o peso e a inspiração de Dandara, mulher negra, guerreira e referência histórica na luta contra a escravização. Carregar esta marca significa enaltecer e promover a resistência feminina e negra sob a forma de uma representação musical que passeia por ritmos afro-brasileiros, sobretudo o samba em suas diversas vertentes, além de ijexás, afoxés, pontos de candomblé e umbanda. Fundada em 2012, a banda propõe debates sobre ancestralidade e protagonismo feminino no samba e na sociedade.
Entrada gratuita.
# # #
Sociedade Mortuária
sábado, 07.12 e domingo, 08.12 | 16h
Teatro
Galpão da Vila
Classificação: Livre
“Sociedade Mortuária”, obra do dramaturgo Sérgio de Carvalho, tem como cenário o sertão do nordeste brasileiro, onde as fronteiras entre a vida e a morte constantemente se confundem. A peça é um exemplo de um teatro épico brasileiro, explorando questões existenciais e sociais de forma provocativa, com uma crítica às estruturas sociais e à forma como os trabalhos de base foram e ainda são desvalorizados no Brasil.
Com o objetivo de ilustrar a luta pelo direito ao aprendizado das letras e da organização popular, bem como as dificuldades desse processo político e literário, a história narra a construção de uma associação cujo propósito é assegurar aos camponeses direitos básicos que lhes são negados, como a garantia de ter um caixão para enterrar seus mortos. A partir da alfabetização e politização dessa população surge o incômodo dos fazendeiros, grandes donos de terras que exploram indiscriminadamente a mão de obra daquela população campesina. A construção de uma escola popular no campo cria instabilidade e tensão entre os camponeses e os latifundiários, resultando em ações de repressão contra a organização popular instituída.
Entrada gratuita.
# # #
Helô Badu e Banda PanaPaná
sábado, 07.11 | 19h
MPB
Palco Éden
Classificação: Livre
Em Cantos de Amor e Cor é um show de músicas autorais que navegam por paisagens poéticas e sonoras através das atmosferas intimistas e aconchegantes da MPB, grooves envolventes do Soul e do R&B e pela energia contagiante do Reggae Music e da guitarra baiana. Buscando falar de amor de forma leve e apaixonada Helô Badu e a Banda PanaPaná remetem do mais profundo das relações até a alegria de festejar e cantar a plenos pulmões tudo que há de bom em amar.
Entrada gratuita.
# # #
Feira Criativa Mente
domingo, 08. 12 | 11h -19h
Recreação Infantil com Resgate da Natureza I 11h – 17h
Aula de Yoga | 11h30
Oficina de Incensos e Defumadores | 12h30
Promove eventos com arte, pequenos produtores, yoga, bem estar e um talk, uma roda de conversa especial sobre Saúde Mental, mostrando que a arte é um caminho de cura. Feito por mãe e filha, empreendendo juntas, Karol Martins criou o projeto com o objetivo de salvar Helena, sua mãe, a sair da depressão. Identificando a arte como um meio de libertação e reconexão, Helena se tornou a responsável pela curadoria, trabalho genuíno que salvou e resgatou sua identidade.
Entrada gratuita
# # #
Mamulengo: A História do Forró
domingo, 08.12 | 13h – Oficina de Papelogravura I 15h Apresentação
Oficina de Teatro de Bonecos
Palco Éden
Classificação: Livre
A Cia. Manopla tem o prazer de ministrar a oficina de “Papelogravura”: técnica parecida com a xilogravura, porém utilizando-se de papelão ao invés da madeira, tornando a oficina sustentável e acessível a todo o público! Embarque em uma viagem cultural com “Mamulengo: A História do Forró”, um espetáculo de mamulengo que revela a emocionante história de amor entre Seu Oliveira e Julieta. Através dessa narrativa envolvente, você descobrirá a fascinante jornada do forró em sua chegada a São Paulo. Este espetáculo celebra e explora diversos aspectos da rica cultura nordestina, incluindo dança, arte, culinária, linguajar e vestimenta. É uma iniciativa dedicada a preservar e promover as tradições que moldaram a nossa identidade cultural e reconhecer a significativa contribuição nordestina para nossa cidade. A magia do mamulengo combinada com o ritmo vibrante do forró proporciona uma experiência cultural inesquecível, encantando e emocionando o público a cada apresentação.
Entrada gratuita.
# # #
AQNO
sexta, 13/12/2024 | 19h
Música
Palco Éden
Classificação: Livre
O cantor AQNO, de Marabá (PA) apresenta repertório do álbum “O Retorno de Saturno”, repertório que fez o artista, residente em Belém (PA), passar por diversos palcos e festivais do país. Ele também apresenta novas músicas do novo álbum patrocinado pela Natura Musical, e alguns sucessos do Brega e Tecno-brega do Norte do Brasil, que prometem fazer todo mundo dançar.
Entrada gratuita.
# # #