Um dos objetivos dessa residência tem sido  transformar o experimento cênico “Casa de Fayola” em um espetáculo teatral inédito. 

Fayola e Alexandre cresceram juntos na Vila Itororó, na adolescência foram o primeiro casal de mestre sala e porta-bandeira da escola de samba G.R.C.E.S Quilombo Itororó. Fayola é uma importante zeladora de tradições culturais e líder na resistência desta comunidade contra a cobiça das transformações urbanas e das pressões econômicas sobre o emblemático território, localizado no Bixiga em São Paulo. Alexandre abandona a Vila em busca de uma vida melhor, regressa do exterior na época do carnaval depois de 5 anos para um encontro decisivo com Fayola. Sonha em viver com ela longe do lugar onde cresceram juntos, mas ela se mantém firmemente unida ao lugar e à sua cultura.

A dramaturgia do espetáculo Casa de Fayola é baseada no conto “A Casa de Fayola” de Abílio Ferreira, publicado originalmente no 8o. Caderno Negro1 (1985). O conto narra a história conflituosa de Fayola e Alexandre, um casal negro que vive na Vila Itororó. A Vila Itororó é um conjunto de casas no bairro do Bixiga, histórico bairro negro na região central de São Paulo. O Impulso Coletivo atua no local desde 2008, tendo criado “Cidade Submersa” (2010), sua primeira peça no mesmo local junto aos moradores da Vila Itororó, que lutavam para permanecer lá.

Direção e elenco Jorge Peloso e Camila Andrade
Dramaturgia Alexandre Rosa e Abílio Ferreira
Documentarista e fotógrafa Alicia Peres
Direção Musical e Músico Nivaldo Claudino e grupo
Preparação vocal Marina Afares
Direção de movimento Amanda Corrêa

Direção de Arte Gil Oliveira

Preparação de mestre-sala e porta bandeira Sueli Silvestre, Monalisa Bueno e Jonas Mattos, Cisne do Amanhã e Amespbeesp
Identidade visual Eto Valadão e Jorge Peloso
Iluminador e técnico de som André Rodrigues
Técnico de som Alê Vianna
Produção geral e financeira Camila Andrade e Jorge Peloso
Produção executiva Eto Valadão Nice Azevedo

Concepção geral: Impulso Coletivo

Casa de Fayola
Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support
×