A obra acompanha a trajetória da Vila Itororó, desde sua idealização e construção por Francisco de Castro, num momento crucial de modernização de São Paulo, no início do século XX, passando pelas dinâmicas internas do conjunto após a morte de seu construtor, até quando a função residencial no espaço passa a ser ameaçada.

Sarah Feldman e Ana Castro propõem uma história da Vila Itororó como parte das dinâmicas e contradições da complexa metrópole paulistana, e não como um objeto isolado. A partir das relações com as transformações da cidade e do entorno, as autoras investigam a sobrevivência da Vila como um espaço de moradia de aluguel durante todo o século XX e as formas de apropriação deste importante conjunto arquitetônico pelas diferentes gerações que lá viveram.

Apoiada numa ampla pesquisa em arquivos e acervos, mesclada a entrevistas com ex-moradores e familiares de seu idealizador, a obra é o segundo livro da série Cadernos Vila Itororó Canteiro Aberto editados pelo Instituto Pedra e pela Secretaria Municipal de Cultura de São Paulo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support
×