Inscrições encerradas.

Apresentação:

A oficina pretende introduzir o stencil* enquanto técnica de estamparia, apresentando desde o planejamento e desenho-base para a confecção dos moldes (inclusive a partir de materiais recicláveis) até a exploração de diferentes maneiras de aplicar a estampa, pensando, também, em diferentes superfícies.

*Stencil é uma técnica de grafiti usada para aplicar e replicar um desenho ou ilustração em uma superfície, utilizando tinta através de um molde cortado ou perfurado no formato da imagem, chamado de matriz. A tinta é aplicada por sobre o molde, imprimindo na superfície a partir do desenho ou ilustração vazado. Assemelha-se à serigrafia, mas, diferentemente desta, o molde é confeccionado de maneira artesanal e livre.

Objetivo:

A oficina de stencil pretende possibilitar que pessoas de idades variadas possam ter contato com esta técnica proveniente do grafiti, comumente tido como arte marginal, e aprender a confeccionar os moldes e aplicar as estampas (de padrões e formas geométricas, desenhos, letreiros e retratos) de maneira autônoma. A partir da técnica, a oficina expandirá as possibilidades do uso do stencil como auto-expressão e até mesmo para monetização, com a personalização de tecidos, peças de roupa, ecobags, objetos pessoais, paredes e outros. Além de estimular a coordenação motora e ampliar as possibilidades de confecção de trabalhos artísticos variados.

Justificativa:

A oficina de stencil permite a um público amplo, sem necessidade de experiência prévia, o contato e aperfeiçoamento de uma técnica de estamparia manual que pode ser realizada a partir de materiais acessíveis e/ou recicláveis, possibilitando a replicação de uma imagem em vários exemplares a partir de uma mesma matriz. Os conhecimentos compartilhados nos encontros servirão aos estímulos de coordenação motora e ao conhecimento de materiais distintos e seus respectivos usos, promovendo autonomia de expressão e reprodução de imagens estampadas a partir do stencil, podendo ser utilizadas inclusive para monetização e para compor trabalhos artísticos diversos. Ou seja, os conhecimentos compartilhados podem também auxiliar os que desejam realizar trabalhos artísticos remunerados a partir do stencil, bem como nutrir o processo criativo nas artes visuais. Para o público infantil, a oficina incentiva o exercício da coordenação motora, o conhecimento de materiais e texturas e a liberdade criativa em diferentes superfícies, compartilhando com as infâncias diferentes possibilidades de criação artística. Para o público a partir dos 16 anos, será possível capacitar os participantes na técnica do stencil para diversos usos.

Metodologia:

Para o público de crianças a partir de 7 anos, a oficina terá um formato mais livre e facilitado, pensada a partir de formas geométricas e desenhos simples (como quadrados, círculos, triângulos, estrelas, o contorno do formato das mãos e de outros objetos ou até mesmo da silhueta do corpo), realizadas em matrizes de stencil de papel cartão, kraft, paraná ou cartolina. Os desenhos mais simples asseguram a possibilidade que as crianças desenhem e recortem suas próprias formas. A partir da confecção das matrizes, instigarei os participantes a compor imagens maiores e mais complexas, combinando as formas simples já recortadas, construindo imagens maiores e coloridas livremente e, também, reproduzindo imagens-referência de obras artísticas, retratos, paisagens, etc a partir das formas simplificadas. Por contar com um público infantil, a oficina não será pensada para oferecer uma continuidade de evolução da técnica, mas para oferecer atividades manuais e expressivas diversas ao longo do período, apresentando noções visuais e espaciais de composição e estimulando a expressividade artística a partir do stencil.

Período: quintas-feiras, de 02.03 a 29.06, das 14h às 16h.

Disponibilidade de oferta da oficina: Somente presencial

Nível da Oficina: Iniciante

Público-alvo: maiores de 16 anos

Número de vagas: 10

Duração de cada aula: 2 horas

Periodicidade: 1 encontro por semana

Oficina de Stencil com Tres Maglio
Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support
×