Inscrições encerradas.

Apresentação:

A Oficina de Roteiro Cinematográfico orienta os participantes para a elaboração de roteiros ficcionais audiovisuais. Durante a oficina, os participantes desenvolvem seus próprios roteiros, desde a primeira ideia até a obra pronta para ser filmada ou inscrita num edital.

Objetivo:

Objetivo geral: orientar os participantes para a elaboração de roteiros ficcionais audiovisuais, fornecendo-lhes embasamento teórico e consultoria durante a escrita dos seus roteiros.

Objetivos específicos:

• desenvolver a capacidade de reflexão e análise crítica dos participantes;

• desenvolver a sua criatividade e experimentação durante a prática artística;

• desenvolver a sua competência para atingir objetivos;

• desenvolver suas habilidades para formação de grupos, socialização e trabalho em equipe.

Justificativa:

O roteiro é um dos principais elementos de um vídeo ficcional. É para contar a história contida no roteiro que todos os outros elementos do vídeo são concebidos e produzidos. O roteiro audiovisual possui uma linguagem muito específica para sua elaboração, muito diferente do teatro e da literatura. O roteirista precisa ser capaz de criar uma narrativa com uso apenas de sons e imagens que possam ser capturados/criados com equipamentos de áudio e vídeo. Essa não é uma tarefa simples e exige conhecimentos bastante especializados. Ao elaborar um roteiro, é muito comum que o escritor sinta falta de um interlocutor, uma pessoa que leia o que ele escreveu e comente, discuta, problematize aspectos narrativos, estruturais, de linguagem ou de formatação do trabalho. Por isso, durante a oficina, os roteiros serão discutidos em grupo e contarão com orientação durante todas as suas fases de elaboração.

Metodologia:

A oficina é completamente prática e parte da ideia de que os alunos são plenamente capazes de criar, inventar, produzir, pesquisar, analisar, comparar, buscar conhecimento por si próprios, e cabe ao oficineiro provocar nos participantes a vontade de aprender por si mesmos e descobrir, na práxis, seus próprios caminhos artísticos. Todos os encontros da oficina são de prática para os participantes, seja na busca pelas informações e na análise e comparação das estruturas narrativas, como no processo de elaboração de cada etapa do roteiro. Durante todo o processo, os alunos escrevem seus roteiros, passando pela escolha do assunto, as pesquisas sobre o tema, a criação da storyline e da estrutura, o design da trama, a construção dos personagens, a elaboração da escaleta, a formatação como master scenes. E, a cada etapa do processo, contarão com a orientação e a consultoria da oficineira.

Os seguintes temas serão abordados:

* O que é um roteiro ficcional? Quais as especificidades de sua linguagem?

* Leitura e comparação entre um roteiro, um conto e uma peça teatral.

* O assunto do roteiro; a pesquisa; plots.

* Estrutura: A poética de Aristóteles.

* Estrutura: O paradigma da estrutura dramática, de Syd Field.

* Estrutra: A jornada do herói, segundo Joseph Campbell e Christopher Vogler.

* Estrutura: A morfologia do conto maravilhoso, de Vladimir Propp.

* Análise de obras ficcionais a partir das estruturas estudadas.

* Designs de trama.

* Elaboração e aprimoramento das storylines dos roteiros dos participantes.

* Arquétipos.

* Construção das personagens.

* Criação e aprimoramento das biografias e características das personagens dos roteiros dos participantes.

* Elaboração e aprimoramento da estrutura dos roteiros dos participantes.

* Cena, sequência.

* Elaboração e aprimoramento das escaletas dos roteiros dos participantes.

* O formato master scenes de roteiro.

* Elaboração e aprimoramento do primeiro tratamento dos roteiros dos participantes em formato master scenes.

* Conclusão do segundo tratamento dos roteiros dos participantes em formato master scenes.

* Informações sobre o registro do roteiro na Biblioteca Nacional e plataformas alternativas.

Período: sextas-feiras, de 03.03 a 15.12, das 14h às 17h

Disponibilidade de oferta da oficina: Presencial, podendo ser convertida para o formato online caso seja necessário

Nível da Oficina: Iniciante, Intermediário, Avançado

Público-alvo: Maiores de 16 anos