INSCRIÇÕES ENCERRADAS!

Apresentação:

Oficina de perna de pau para iniciantes e iniciados. Os participantes terão contato com exercícios de equilíbrio, de concentração e coordenação múltipla para uma experiência mais proveitosa no aparelho. No decorrer dos encontros as aulas terão propostas cênicas, de dança e de destrezas na perna de pau. A intenção é que o desenvolvimento da técnica seja, desde o início, conduzido num contexto de desenvolvimento artístico e de expressão corporal.

Objetivo:

1. desenvolver a consciência corporal do participante

2. integrar o participante ao espaço da oficina

3. possibilitar um novo olhar acerca de si mesmo e do espaço a partir da mudança de perspectiva (aumento da altura a partir da perna de pau)

4. capacitar o participante para uma prática saudável e longeva

5. Preparar as pessoas nos aspectos motor, emocional e cognitivo para andar de perna de pau;

6. Trabalhar a postura a partir do pé e ir subindo para constituir uma estrutura corporal firme e ao mesmo tempo expressiva;

7. Habilitar as pessoas a caminharem na perna de pau;

8. Aprofundar a prática a partir da expressão corporal individual e coletiva.

9. Desenvolver a consciência o esquema imagem corporal e inteligência espacial fortalecer a musculatura com estabilização e movimentos dinâmicos aprimorar equilibração (controle do tônus muscular e lateralidade) trazer para o presente do participante o sentimento de superação e conquista diante de suas conquistas motoras

10. Trazer para o participante o reconhecimento do progresso em sua trajetória, aumentando sua autoconfiança e confiança no grupo.

11. Capacitar o participante a andar melhor de perna de pau, por meio de métodos rítmicos, descoberta das possibilidades corporais e controle motor fino de membros inferiores norteado pela psicomotricidade

12. Capacitar o participante a criar repertório de movimentação individual sobre as pernas de pau indo além do caminhar sobre as perna de pau, tornando-a uma ponte para sua comunicação corporal Justificativa: A Oficina de Perna de Pau encontra sua principal justificativa ao trabalhar a reconexão das pessoas com seu próprio corpo por meio de exercícios que exploram a imagem, o esquema, a tonicidade corporal, lateralidade e a relação espacial, essa reconexão encontra grande relevância no momento que nossa sociedade vive, uma vez que as pessoas não são estimuladas a se perceberem como humanas e, se uma pessoa não reconhece a humanidade em si, não conseguirá reconhecer em outrem, impossibilitando a prática da empatia e da alteridade, aumentando as distâncias, as polarizações e a falta de acolhimento. Essa oficina busca justamente o contrário, encontrar e reconhecer o que nos une e nos fortalece enquanto pessoas que vivem numa mesma sociedade. A perna de pau possui ainda a característica de unir gerações, uma vez que as pessoas mais velhas a utilizavam muito comumente como brinquedo e, atualmente, eu busco com essa oficina demonstrar a importância desse aparelho no circo para as novas gerações de pernaltas. Assim, possibilito também uma conexão entre gerações.

Metodologia:

As aulas são elaboradas fazendo uso do Método Bertazzo e da Psicomotricidade para fundamentar os exercícios e ter respaldo de conhecimentos científicos no desenvolvimento motor, emocional e cognitivo de forma ergonômica. O revezamento do material e a orientação do grupo para atuar também no cuidado uns dos outros na execução dos movimentos tb faz parte do meu método de ensino, uma vez que possibilita maior integração e entrosamento do grupo. As movimentações clássicas na perna de pau são fragmentadas para que, por meio de exercícios educativos, sejam executadas por um caminho de construção de movimento.

Período: quintas-feiras, de 09.03 a 14.12, das 10h às 12h

Disponibilidade de oferta da oficina: Presencial, podendo ser convertida para o formato online caso seja necessário

Nível da Oficina: Iniciante, Intermediário, Avançado

Público-alvo: Livre