Apresentação:

Encontros uma vez por semana, por 10 meses. Cada encontro terá 2 horas e será dividido entre uma parte teórica (apresentação de artistas e movimentos de arte que utilizam objetos reaproveitados; apresentação de materiais artísticos), e uma parte prática, com confecção de objetos.

Objetivo:

Apresentar aos participantes a possibilidade de criação de objetos decorativos feitos de embalagem cartonada e papeis que seriam descartados no lixo; Incentivar e despertar o olhar criativo para materiais de baixo custo possibilitando a transformação desses materiais em arte; Despertar a consciência ecológica e possibilitar a de geração de renda através da venda de sua produção. Os objetos feitos a partir de embalagem cartonada foram desenvolvidos pela artista plástica Luciana Arantes durante o isolamento causado pela Pandemia.

Justificativa:

A questão do lixo é um problema mundial onde a busca por soluções de sustentabilidade através do reuso e reciclagem representa uma alternativa para o problema. A reciclagem da embalagem cartonada, “longa vida” é difícil, pois, apresenta vários componentes prensados com características químicas diferentes. A oficina se faz importante, pois, oferece a possibilidade de reutilização destes resíduos tão nocivos à natureza; Além de oferecer a possibilidade de geração de renda, a oficina buscará despertar no participante a expressão criativa.

Metodologia:

Apresentação teórica dos movimentos e de artistas ligados ao assunto sustentabilidade. Apresentação dos tipos de materiais artísticos. Noções básicas de desenho e pintura e mistura de pigmentos que irão contribuir para ampliação das possibilidades de criação do participante. Divisão da aula: Teoria, prática e apresentação das produções. Experimentação das matérias; estudo de desenho de observação. Confecção dos objetos partindo de temas relevantes a vivencia particular de cada participante. Os materiais a serem utilizados são de baixo custo e serão providenciados pelos próprios alunos.

Período: sextas-feiras, de 03.03 a 15.12, das 10h às 12h

Disponibilidade de oferta da oficina: Somente presencial

Nível da Oficina: Iniciante, Intermediário

Público-alvo: A partir de 7 anos

Número de vagas: 20

Duração média (meses): 10 meses

Duração de cada aula: 2 horas

Periodicidade: 1 encontro por semana

Inscrições: CLIQUE AQUI

Oficina de Objetos e Sustentabilidade com Luciana Arantes
Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support
×