Inscrições encerradas,

Apresentação:

A Oficina de Desenhos e Gravuras – Reciclados de Skate – pretende fomentar a criação e a produção artística através da reutilização de shapes (madeira usada para prática do skate) que não servem mais para a prática do esporte, transformando essa base de madeira através da técnica de pirogravura em um suporte para intervenções artísticas assim dando um novo sentido e significado para essa madeira que seria descartada. O projeto acontecerá em formato de oficina, ministradas semanalmente no equipamento cultural Vila Itororó da prefeitura municipal da cidade de São Paulo durante 3 meses.

Objetivo:

O projeto Oficina Reciclados de Skate tem por objetivo geral o fomento a criação e a produção de artes visuais junto à população do centro de São Paulo, visando a aproximação do público com a linguagem artística da gravura bem como a cultura urbana que envolve o skate, tal qual a reflexão sobre sustentabilidade e ressignificação dos objetos. Como objetivos específicos entende-se que o projeto propõe contribuir no desenvolvimento cultural da comunidade, possibilitar o acesso a manipulação dos instrumentos artísticos, oportunizar difusão sobre a cultura do skate e colaborar para o desenvolvimento humano dos indivíduos.

Justificativa:

É notório a visibilidade e o aumento de simpatizantes com a prática de skate após sua estreia nas olimpíadas em 2020, porém junto deste crescimento aumentou-se o consumo de produtos relacionados ao esporte e pouco se discute sobre o descarte deste material quando o mesmo não serve mais para o uso. Atualmente existem poucas iniciativas que utilizam este material, por ser um produto especializado do esporte, ainda mais quando há a quebra parcial ou total do shape que compõe a parte feita compensado de madeira nobre e resina. Hoje em dia a discussão sobre a utilização dos recursos naturais tem se tornado cada vez mais presente e refletir sobre as possibilidades de uso para este material se faz necessária. Nas artes, o suporte é algo muito importante, ele é o meio que permite essa materialização da obra de arte, portanto fazendo esse elo entre suporte na arte e a reutilização deste material de madeira que é inutilizado após a prática, surge o projeto Oficina Reciclados de Skate no qual tem o objetivo de ressignificar esse compensado de madeira utilizando da linguagem artística da gravura, em específico da pirogravura que consiste na produção de uma ilustração usando o fogo para gravar esta imagem, trazendo para a construção dos trabalhos elementos que conversam a temática da sustentabilidade. Nesta oficina pretende-se oportunizar ao público o acesso as essas ferramentas e técnicas artísticas, fomentar a reflexão sobre a atribuição de um novo significado a um determinado objeto e o poder que o indivíduo de fazer essa transformação, assim como a própria essência do Centro Cultural Vila Itororó que foi construído incorporando materiais de demolição e que com o passar dos anos foi se modificando e se reinventando a partir da necessidade das pessoas que ali residiram, além incentivar e promover a difusão da cultura que envolve o universo do skate que é muito presente nos centros urbanos e também carrega consigo o “faça você mesmo”, dialogando com a concepção do espaço em que será realizado e se diferenciando das demais propostas.

Metodologia:

A oficina será ministrada pela professora e artista visual Lari Pinna que também fornecerá os shapes (parte de madeira do skate) e alguns materiais para a concretização das atividades, como pirógrafo, a lixa e o verniz. Será estruturada em momentos distintos, inicialmente com a dinâmica de acolhida e entrosamento como um diagnóstico de conhecimento do público sobre o tema abordado e promovendo a interação entre os participantes, posteriormente a reflexão deste tema com apresentação de referências estimulando a troca de saberes em um embasamento teórico. Durante os encontros será trabalhada a teoria sobre o manuseio dos instrumentos e as técnicas artísticas com a prática em si, aplicando o conhecimento para o fazer artístico. Onde o público preparará o suporte, retirar os resíduos como adesivos presentes na madeira e lixar a peça para que possa ser realizada a gravura, também pesquisará referências visuais e produzir alguns esboços das imagens a serem gravadas, uma vez finalizada fazer o processo de transferência da imagem para o suporte em papel carbono, e então a utilização do pirógrafo para a gravura desta imagem, a finalização do processo se concretiza com o tratamento do suporte com a aplicação do verniz. Primeiro o público trabalhará com suportes pequenos, onde podem virar um chaveiro feito de shape e com a pirogravura, posteriormente a produção passa para um suporte um pouco maior, feito com um pedaço do shape que pode ser transformado em um portachaves e ao final da oficina em que o público já está familiarizado com os instrumentos e o manuseio a produção será realizada em um shape inteiro onde há bastante espaço para a gravura, sendo concluída a oficina através da exposição dos últimos trabalhos feitos pelo grupo no equipamento cultural onde foram realizados os encontros.

Período: quartas-feiras, 01.03 a 31.05, das 17h às 19h

Disponibilidade de oferta da oficina: Presencial, podendo ser convertida para o formato online caso seja necessário

Nível da Oficina: Iniciante, Intermediário

Público-alvo: Maiores de 16 anos

Número de vagas: 15

Duração média (meses): 3 meses

Duração de cada aula: 2 horas

Periodicidade: 1 encontro por semana

Oficina de Desenhos e Gravuras com Lari Pinna
Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support
×