Rodrigo Borges e Ian Guedes

sábado, 01.04 | 19h

Linguagem: Música

Classificação: Livre


Neste espetáculo Rodrigo e Ian desfilam clássicos do Clube da Esquina e composições próprias. Os arranjos para violão de aço, guitarra e voz demonstram modernidade, recriando com propriedade a atmosfera de alguns dos maiores sucessos da música mineira, como Um girassol do seu cabelo,

Rua Ramalhete, Clube da Esquina n.2, Trem Azul, Quem sabe isso quer dizer amor, Maria Maria, Qualquer Palavra (música de Rodrigo Borges com participação do Lenine), Para Lennon e McCartney, Vento de Maio, Paisagem da Janela, Sal da Terra, Trem de Doido, Lumiar, Caxangá e muito mais.


EVENTO GRATUITO.






ADIADO DEVIDO A FALTA DE ENERGIA CONFORME COMUNICADO PELA ENEL ENERGIA

Jazz Café

domingo,02.04 | 11h

Música / Jazz / Degustação

Classificação: Livre


Jazz Café é um combo musical formado por Geremias Tiófilo nos saxofones, clarinete e flauta e Aquiles Faneco na guitarra e loops. O duo interpreta temas standards e canções de forma jazzística. No repertório, músicas de Henry Mancini, Nelson Cavaquinho, Sting, Tom Jobim, Pixinguinha, Thelonious Monk e outros autores, com uma roupagem moderna. A proposta é fazer das apresentações uma experiência, envolvendo música e sabor, com a presença de baristas e produtores de cafés especiais servindo a bebida em diferentes métodos como Aeropress, V60 e Expresso.


Com degustação de café!

EVENTO GRATUITO.







Michael Walker

quinta, 06.04 |19h

Linguagem: Música

Classificação: Livre


O músico professor premiado, pioneiro de legado britânico Michael Walker, natural de Liverpool, circula em São Paulo o Movimento de Música Livre, abrangendo sua música autoral inclusiva e na pluralidade que transforma todas as idades e gêneros. Sua presença traz para São Paulo a sonoridade da criação musical e formação cultural de Liverpool, de toda a Inglaterra e de todo Reino Unido. Michael Walker é recém-premiado no ‘Hero Awards 2022’ na Inglaterra. Michael Walker é cantor e violonista, natural de Liverpool, Reino Unido. Ao lado de seu repertório de versões, ele possui legado de canções autorais. Suas principais influências musicais são The Beatles, Leonard Cohen, The Smiths, The Stone Roses, Coldplay, Bob Dylan, entre outros.


EVENTO GRATUITO.




Oficina Adinkras

11,14 e 15.04 | 14h às 18h

terça, 11.04: Caderno Brochura (3 projetos); 3 costuras (panflet, correntinha, pirulito);

sexta, 14.04: Álbum de fotos (1 projeto); Costura japonesa e revestimento em tecido;

sábado, 15.04: álbum de fotos (2 projetos); Concertina; Concertina com envelopes

Linguagem: Encadernação

Classificação: Livre


A oficina atende a todos os públicos, desde crianças a adultos e grupo da melhor idade. Usará como principal elemento para a confecção de cadernos e álbum de memórias o tema ADINKRAS, tanto seus símbolos como seus significados. Em todos os processos da confecção artesanal das peças serão estudados e mostrados a importância do conhecimento do passado até o presente, e os cadernos confeccionados serão utilizados para a experiência escrita da história de cada participante.

* Selecionado pelo Edital 3ª EDIÇÃO DE APOIO À CULTURA NEGRA da Secretaria Municipal de Cultura – Supervisão de Fomento às Artes.


EVENTO GRATUITO.






Menina Pássara

quinta, 13.04 | 14h

Linguagem: Contação de Histórias

Classificação: Livre


Inspiradas no livro “O grito da gaivota” da escritora surda francesa Emmanuelle Laborit, o grupo êBA criou esta aventura, onde som e silêncio dialogam para a construção de um momento lúdico, cheio de brincadeiras, sons e recursos visuais para quem ouve com os ouvidos e com os olhos também. O espetáculo, narrado em português e Língua Brasileira de Sinais (Libras) e protagonizado por uma artista surda.


EVENTO GRATUITO.









Jairo Pereira

sexta, 14.04 | 19h

Linguagem: Música

Classificação: Livre


Jairo Pereira – vocalista e fundador da banda Aláfia – chega aos palcos com o seu terceiro trabalho solo. Depois do hiato criado pela pandemia, Jairo Pereira nos brinda com o álbum-visual Monocromático (2022), resultado dos tempos de isolamento e suas intensas reflexões e afetos. O álbum faz um retorno as suas raízes musicais, através do rap como espaço para o expressar dos afetos. Em tons da paleta da cor da sua pele, que sente o racismo, medo e opressão, Jairo transforma tudo em música, poesia e antídoto para os dias hoje, com letras que falam também de amor e esperança. O show Monocromático reúne um time de cinco músicos de excelência da cena paulistana que juntamente com o Dj dão a tônica dançante do espetáculo embalados pelos vocais marcantes de Jairo Pereira e Marina Affarez.


EVENTO GRATUITO.




Brasilidades Muito Prazer ÁS IYÁLÓDES

sábado, 15.04 | 19h

Linguagem: Música

Classificação: Livre


O espetáculo materializa a herança musical e a contribuição da mulher negra na música preta brasileira (MPB). As IYÁLÓDES, representam uma confraria de mulheres negras que resgatam o coletivo e que cantam outras mulheres negras, um canto-manifesto protagonizado pela fala feminina. O espetáculo é entrecortado por narrativas ora poéticas, ora combativas e trazem à tona a MPB. Estas não trazem uma versão biográfica, mas contam histórias e ensinamentos emaranhados em cada música, letra que estimulam o público a compreender, subjetivamente as concepções que norteiam a vida da MULHER PRETA.


EVENTO GRATUITO.






“CÁLICE” COLETIVO MARIÁS

domingo, 16.04 | 14h

Linguagem: Circo

Classificação: Livre


Cinco mulheres em cena promovem um trabalho que transita entre o circo, a dança e a música, presenteando o público com momentos firmes, intensos e ao mesmo tempo gentis. Por meio de números em altura, equilibrismo e força, suas performances são guiadas pela pulsação do toque do tambor, gerando um clima de maravilhamento em todos os presentes.


EVENTO GRATUITO.








Rafael Duaity Show Ariano

domingo, 16.04 | 18h

Linguagem: Música

Classificação: Livre


O cantor Rafael Duaity leva aos palcos o espetáculo ARIANO, que poderia ser traduzido como MONTANHA RUSSA, em cada canção, letra e interpretação. Uma história real apresentada em canções autorais do artista e canções que ganhou de outros compositores consagrados: Jair Oliveira, Arnaldo Sacomanni, Kiko Zambianchi, Daniel Carlomagno e Thais Nascimento.


EVENTO GRATUITO.









Reintegração de Posse no Quilombo Itororó

sábado, 22.04 | 19h

Multilinguagem

Classificação: Livre


“Reintegração de Posse no Quilombo Itororó” é um evento que reúne na Vila Itororó o grupo de teatro Impulso Coletivo @impulso.coletivo, o Coletivo Coletores @coletivocoletores (com participação de Guilherme Bretas @bretasvj) e o cantor Aloysio Letra @aloysioletra, celebrando e ocupando criticamente este importante território negro no centro da capital paulista.

A Vila Itororó está incontornavelmente ligada à presença de sucessivas gerações de moradores negros e migrantes do nordeste e do norte do país. Foi aquele cotidiano despejado em 2011 e 2013 que, ao longo das décadas, transformou a Vila Itororó em palco ao inspirar diversas obras artísticas.

Assim, este evento multilinguagem entrelaça narrativas negras da cidade com as histórias da própria Vila Itororó, reafirmando-a como um aquilombamento histórico de São Paulo.

EVENTO GRATUITO.

*”Reintegração de Posse no Quilombo Itororó” é desdobramento direto da atuação do Impulso Coletivo na Vila Itororó, onde o grupo está presente desde 2008 e realiza desde 2021 a Residência Artística “Reintegração de Posse – Território, memória e ancestralidade negro-indígena na Vila Itororó”.

Design por: @wooow.design_


Vitor Casagrande e Lucas Arantes

domingo, 23.04 | 11h

Linguagem: Música

Classificação: Livre


Vitor Casagrande e Lucas Arantes apresentam o álbum “Um daqui, um de lá”, feito em parceria e lançado em 2022. Acompanhados pelo piano de Paulinho Leme, os músicos mostram as composições autorais e clássicos do Choro, em arranjos próprios. Com degustação de café.


EVENTO GRATUITO.









O que em mim ficou: Histórias de Vô e de Vó

quinta, 27.04 | 15h

Linguagem: Contação de Histórias

Classificação: Livre


O que em mim ficou – Histórias de vô e de vó é o novo projeto de contação de histórias do Coletivo Sementes. O grupo, em parceria com a rede WarmiSankofaAyni, desenvolveu pesquisas sobre as ancestralidades de seus e suas integrantes e coletou histórias de diferentes lugares do Brasil que seus avôs e avós contavam ou seguem contando. A partir desta pesquisa e das memórias das experiências que viveram com seus e suas ancestrais, o coletivo criou seis histórias inéditas para crianças. Sensíveis e divertidas, as histórias, que também são compostas por músicas inéditas, têm caráter biográfico e, ao mesmo tempo, ficcional e revelam a importância das crianças escutarem e se interessarem pelas histórias e experiências de nossos e nossas mais velhas. Revelam como as figuras dos nossos avôs e avós estão presentes em nós de diferentes maneiras, e a necessidade de olhar para o passado para compreender o presente e vislumbrar o futuro.


EVENTO GRATUITO.


Provavelmente Saramago

sexta, 28.04 | 19h

Linguagem: Teatro

Classificação: Livre


“Provavelmente Saramago” é um solo cuja trama gira em torno de um ator que, depois de ser preterido num casting para um filme (ficcionado) sobre Saramago, resolve montar um espetáculo de teatro no qual, ao mesmo tempo que revela a sua decepção com o cinema, partilha, com o público, as suas interpretações sobre a vida e obra de Saramago, bem como, rascunhos de encenações em torno de alguns dos seus romances. A cada nova tentativa de adaptação cênica, o ator revê-se nas suas ideias e tramas, cruzando ficção e realidade num labiríntico jogo de espelhos.


EVENTO GRATUITO.







Funmilayó Afrobeat Orquestra

Participação especial: Monna Brutal

sábado, 29.04 | 19h

Classificação: Livre


Funmilayo Afrobeat Orquestra apresenta o show de lançamento de seu primeiro disco “Funmilayo”. Partindo do afrobeat como principal influência, a banda apresenta composições coletivas que foram inspiradas pela trajetória artística e intelectual de mulheres negras brasileiras somadas às experiências particulares de cada integrante.

AfroJu Rodrigues – percussionista 

Ana Goes – saxofonista e voz 

Bruna Duarte – baixista 

Jasper Okan – guitarrista e voz 

Larissa Oliveira – trompetista e voz 

Priscila Hilário – baterista 

Rosa Couto – voz e clave 

Stela Nesrine – saxofonista e voz 

Sthe Araújo – percussionista 

Tamiris Silveira – tecladista 

Vanessa Soares – dançarina


EVENTO GRATUITO.


Quando acordei, o circo já tinha ido embora

domingo, 30.04 | 14h

Linguagem: Circo

Classificação: Livre

“Quando acordei o circo já tinha ido embora” é um espetáculo que trata das nossas memórias de infância. Recheado de números circenses de acrobacia, aéreos, malabares e palhaçaria, o espetáculo revive as lembranças dos circos brasileiros e é embalado por músicas autorais tocadas ao vivo.


EVENTO GRATUITO.










Chá Comigo

domingo, 30.04 | 16h

Linguagem: Circo

Classificação: Livre


A excêntrica cozinheira Nina, chega em sua casa após compras no mercado. Sua cozinha não tem teto. Nem paredes. É completamente aberta. Dessa maneira, todo que estão em volta acompanham os momentos de arrumação e brincadeira desse espaço. Nina cozinha batatas e para mexer melhor a panela, faz malabarismos com os alimentos e conchas de sopa. Enquanto o alimento não fica pronto, convida alguém para tomar um chá. Um verdadeiro “Chá Comigo”, pois além de brindarem com suas xícaras, Nina brinca e interage ativamente com o convidado especial. Descobre também que suas xícaras são musicais e ao bater em cada uma, é possível fazer um grande concerto! Depois de muitas receitas, a cozinha fica bagunçada e ao tentar varrer, Nina percebe que as cadeiras atrapalham o caminho da vassoura. A única maneira de conseguir limpar, é equilibrando todas as cadeiras em seu queixo e varrer ao mesmo tempo.

Os temperos dessa cozinha são o circo, equilíbrio, malabarismo e palhaçaria. O público se delicia com pratos cheios de graça e riso.

Uma cozinha sem teto, aberta. Quatro cadeiras vazias. Um fogão que aquece ingredientes sem receita. Duas colheres de emoção, uma xícara de poesia e uma pitada de improviso. Uma excêntrica anfitriã que cozinha com equilíbrios e tempera com afeto. Mistura com malabarismos. Adiciona circo. Despeja em uma assadeira sem forma. Leva ao fogo e serve pratos com graça e riso.


O abril azul foi estabelecido pela Organização das Nações Unidas, ONU, como uma forma de conscientizar as pessoas sobre o autismo, assim como dar visibilidade ao Transtorno do Espectro Autista (TEA).


EVENTO GRATUITO.

| PROGRAMAÇÃO | Abril/2023
Tags:             
Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support
×