INSCRIÇÕES ENCERRADAS!

Apresentação:

O projeto visa trazer ao participante conhecimentos básicos sobre o  violão, execução de clássicos da Música Popular Brasileira e o repertório mais moderno, execução de  exercícios de iniciação ao erudito, bem como a influência do violão na nossa música através de exercícios  fáceis e de objetivo prático, levando-os à, em pouco tempo e dedicação, estar apto para tocar músicas  que trazem bom sentimentos. A oficina promove uma atividade intelectual e musical para todas as idades, visando a inclusão social,  bem estar e entretenimento.

Objetivo:

Despertar a sensibilidade artística e a emoção dos alunos através do violão e da música.  Melhorar a percepção auditiva e tátil, consciência corporal, capacidade de memória e concentração, e a  disciplina. Resgatar a auto-estima. Socialização e inclusão.

Justificativa:

O estudo da música torna claro alguns aspectos que para leigos passa despercebido,  como as partes que a constrói, as sutilezas harmônicas, as dinâmicas, a poesia das letras e a distinção de  melodia, harmonia e ritmo. Desenvolve a coordenação motora e a concentração. A leitura das letras e  cifras, bem como o momento em que devem ser tocadas marcam o trabalho de exercício da memória,  concentração e intelecto. Quando se forma um grupo de pessoas para juntas executarem uma música, seja ela tocada ou cantada,  surgem as diferenças individuais. Cada um tem suas dificuldades e talentos. Nesse momento o respeito e  a compreensão são sempre necessários, aliados a uma palavra de incentivo.

Outro ponto importante e necessário para tocarmos com outras pessoas é a disciplina. Respeitar o  começo e o fim da música, a entrada do canto e as mudanças harmônicas, além da atenção na hora das  explicações.

Outro aspecto importante é a criatividade. Quero fazê-los não apenas executar, mas também criar. Seja  uma pequena variação rítmica, melódica ou harmônica, quero que eles também dêem idéias para  desenvolver o intelecto e levar isso para todas as atividades que eles venham a praticar.

Metodologia:

As aulas sempre iniciam com exercícios de aquecimento e coordenação, depois  alternando entre exposição e prática, com enfoque principal no segundo. Além disso, são apresentados  aos alunos exercícios de características erudita e popular. Alguns exercícios são passados de forma oral para treinar a memória e incentivar a prática, e  posteriormente podem ser anotados para treino fora do horário da aula. Outros são trazidos impressos ou  escritos em quadro, de forma que os alunos possam fazer suas anotações em folha específica para treino  imediato e posterior, facilitando a aprendizagem de leitura e execução do exercício em questão. Com enfoque na prática, em todas as aulas o aluno deve utilizar-se do violão para exercícios de  coordenação motora, treino de acordes e diferentes ritmos, evoluindo suas habilidades para execução  total da música. Na oficina são utilizados exercícios de métodos consagrados e de autoria do oficineiro.

Período: sábados, de 04.03 a 16.12, das 14h às 16h

Disponibilidade de oferta da oficina: Presencial, podendo ser convertida para o formato  online caso seja necessário

Nível da Oficina: Iniciante, Intermediário

Público-alvo: Maiores de 10 anos

Número de vagas: 15

Duração média (meses): 10 meses

Duração de cada aula: 2 horas

Periodicidade: 1 encontro por semana

Oficina de Violão com André Trulio
Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support
×