Curso de Introdução à Fotografia Criativa

Primeira Parte: O curso de fotografia básico visa mostrar ao aluno os pilares da fotografia, partindo da premissa que será ensinado a operar a câmera no modo manual: ISO, Velocidade, Abertura do diafragma, distância focal, profundidade de campo = fotometria interna da câmera, tipo e tamanho de arquivo na câmera digital, balanço de brancos. Tudo para que o aluno possa trabalhar com as diferentes possibilidades que o acerto da câmera oferece, de modo que ele possa de fato iniciar a fotografar de maneira criativa e consciente. Com essa base, o aluno começa a perceber que é possível chegar em resultados satisfatórios em qualquer temática que ele venha a desenvolver.

Segunda parte: Oferece aos alunos um ponto de partida na área de retrato. Nas aulas teóricas serão escolhidos os seguintes temas para análise de autores de referência: autorretrato, retrato documental, retrato spy, retrato de moda. Haverá um exercício de fotografia de autorretrato que os participantes deverão realizar durante o período do curso e mostrar as fotos para análise no último encontro.

Melissa é Fotógrafa formada e pós-graduada pela FASM – Faculdade Santa Marcelina. Participou de diversos cursos em Milão – Itália, nas áreas de Fotografia de Moda e Still Life. Trabalhou na Revista Italiana Moda Pelle na execução de editorias e publicidade.

Atuou como docente de Fotografia na FASM, IED – Istituto Europeo di Design, SESC, Centro Universitário Belas Artes; elaborou durante sete anos aulas de fotografia na Escola São Paulo nas áreas de Moda, Noções Básicas e Intermediário.

Coordenou o Workshop de Fotografia: Di Cavalcanti, Anita Malfatti e Tarsila do Amaral pela Oficinas Culturais do Estado de São Paulo. Recentemente é docente na Secretaria Municipal de Cultura de São Paulo em diversos aparelhos e no MIS – Museu da Imagem e do Som no projeto Pontos MIS. Foi convidada no primeiro congresso on-line de Fotografia de Moda, abordando o tema: A Fotografia de Moda no Brasil: criação ou cópia?

Desenvolve seu trabalho como fotógrafa para agências de modelos, em diversas marcas, sites e reportagens. Foi convidada para matérias em revistas como: Veja SP, Caras, Revista Cásper Líbero, Canal TV Brasil.