A primeira proposta de restauração do espaço da Vila Itororó e sua conversão em centro cultural nasceu em meados dos anos 1970, de um grupo formado pelos arquitetos Benedito Lima de Toledo, Claudio Tozzi e Décio Tozzi, junto à curadora Aracy Amaral e ao paisagista Burle Marx. No entanto somente em 2006 a Vila foi desapropriada, quando foi decretada área de utilidade pública pelo governo do Estado e pela prefeitura de São Paulo para fins culturais.
Em 2013 o Instituto Pedra inicia a elaboração de um novo projeto de restauro, em parceria com a Prefeitura Municipal de São Paulo. O projeto teve utilização de recursos captados através da Lei de Incentivo à Cultura como forma de viabilizar sua execução. O projeto abarcou o levantamento arquitetônico da Vila Itororó, a adaptação/criação de um projeto de restauro e a execução das obras das edificações 5, 6, 7 e 11.

As obras tiveram início em 2016, com a primeira etapa de restauro sendo entregue em 2019. No relatório abaixo, você pode conferir a programação das obras e atividades culturais entre os anos de 2013 e 2019.
Abaixo do mapa de localização, consulte os levantamentos arquitetônicos das edificações da Vila Itororó separados por edificação:

[grid_plus name=”projeto de restauro”]