Exposição: Bike Teatro
A Arte está nos sentidos
01 a 16.02 | 15h às 20h | Apartamentos
Classificação: Livre
A Exposição Bike Teatro – A Arte Está Nos Sentidos celebra a história do grupo Ciclistas Bonequeiros, que após 13 anos, comemora e realiza sua ação com o apoio da 38º edição da lei de fomento ao teatro para a cidade de São Paulo. São muitas as aventuras expostas com fotografias, vídeos, recursos de realidade aumentada, cenários, bonecos e as próprias estruturas dos miniteatros que fazem parte do repertório.
Tudo começou com um caixote de feira e uma bicicleta. Depois, com apoio para a realização de um circuito em parques da periferia da cidade de São Paulo, a bicicleta começou a trilhar novos caminhos, com as buscas sempre direcionadas na arte, na educação e na inclusão como pesquisa.
Com o desejo de entender a técnica do teatro lambe-lambe, (técnica de teatro de bonecos criada no Brasil) o grupo começou com histórias sobre o poeta romancista Paulo Eiró, também mergulhou na literatura de Mário de Andrade com uma trilogia adaptada do texto Macunaíma e no universo do também itinerante circo, com a trilogia circo. A última criação do grupo havia sido a pedido do Sesc, a trilogia sorrir, com a temática da saúde bucal e bucalidade. Agora, a trilogia recém lançada foi a “Respeito ao próximo”, que fala e traz recursos de acessibilidade nos mini teatros e vai circular pelos parques e EMEBS (escolas municipais de educação bilíngue para surdos) de São Paulo a partir do dia 25 de janeiro.
* Esta ação faz parte do Edital de Chamamento para Ocupação e Residências Artísticas nos apartamentos do Polo Cultural e Criativo Vila Itororó n° 01/2020.
EVENTO GRATUITO.
.
Trilogia Teatro Lambe-lambe : Respeito ao próximo
quinta, 09.02 | 10h às 12h
Classificação: Livre
Três bicicletas formam a base da instalação visual da trilogia de teatro lambe-lambe. As histórias são espiadas em bases com estruturas nos formados de ouvido, mão e olho. A obra é o resultado da pesquisa do grupo sobre acessibilidade. Com a coleta de falas, pesquisa de sinalizações e e da vivência com apresentações em EMEBs
(Escolas Municipais de Educação Bilíngue para Surdos). O grupo convidado. Espectador a espiar suas histórias, sempre pensando nas matérias de educação, mobilidade e acessibilidade para a formação de público.
Atores/ manipulação:
Diego Andrade
Guto Vieira
Thabata Morais
Thauana Garcia
Roteiro e direção: Gustavo Guimarães Gonçalves
* Esta ação faz parte do Edital de Chamamento para Ocupação e Residências Artísticas nos apartamentos do Polo Cultural e Criativo Vila Itororó n° 01/2020.
EVENTO GRATUITO.
.
Oficina de Educação Patrimonial na Vila Itororó – Visita mediada às obras da Casa 8 seguida de piquenique
Com Mariana Victor e Alan Gualberto
quinta, 09.02 | 14h
Entrada da Vila Itororó
Certificados de participação serão emitidos.
No próximo dia 09 de fevereiro, ocorrerá a última das atividades de educação patrimonial do projeto de recuperação da cobertura da Casa 8 da Vila Itororó. Dessa vez, com visitas mediadas ao espaço, seguido de piquenique
Nesta oficina, a equipe de Arquitetura e de Projetos do Instituto Pedra, organização social responsável pela
realização do projeto de restauro da Vila e da gestão do Galpão Aberto entre 2013 e 2018, apresenta um panorama do projeto de restauração até a execução de parte da obra de restauro, e, finalmente, o projeto para a Casa 8, contando ainda com visita guiada pela local, para uma compreensão ampla do equipamento. No final da oficina haverá um piquenique para celebrar o encerramento dessa fase do projeto.
Este projeto é viabilizado através do Programa Municipal de Apoio a Projetos Culturais -ProMaC e conta com o patrocínio da Marsh Brasil.
EVENTO GRATUITO.
.
Bloco Unidos do Swing
sábado, 18.02 | 19h
Música/Circo | Classificação: Livre
Desde 2014 o Bloco Unidos do Swing atua nas ruas e espaços culturais de São Paulo unindo as linguagens do circo, da dança e do swing jazz no formato de fanfarra: móvel, acústica, dinâmica, performática e interativa. Utilizando a arquitetura da cidade, nossas músicas trazem a energia do encontro do jazz com maracatu, do blues ao baião e a vivência das conexões reais e/ou imaginadas entre o Carnaval Brasileiro e o Mardi Gras de New Orleans.
EVENTO GRATUITO..
.
.
.
.
Pequenos Foliões – Território do Brincar
domingo, 19.02 | 11h às 15h
Intervenções Artísticas/Música | Classificação: Livre
Folia na Vila!
Um carnaval para juntar, divertir e ficar na memória.
Momentos em que todas as experiências serão construídas e compartilhadas entre os participantes. ❤️
Apresentações, música, oficinas de maquiagem e fantasia.
Programação:
11h Show de mágica
12h Vivência de maquiagem e fantasia
13h Vivência de música e criação de marchinha
14h Saída do Bloquinho da Vila
Distribuição de algodão doce e pipoca.
EVENTO GRATUITO.
Cine Clube SPCine
O Pai da Rita!
quarta, 22.02 | 18h
Cinema | Classificação: Livre
Roque e Pudim, compositores da velha guarda da Vai-Vai, partilham um pequeno apartamento, décadas de amizade, o amor por sua escola de samba e uma dúvida sobre o que aconteceu com a passista Rita, paixão de ambos. No entanto, o surgimento de Ritinha, filha da grande paixão perdida, ameaça desmoronar a amizade deles.
EVENTO GRATUITO.
.
.
.
.
Banda Chic in Soul
sábado, 25.02 | 19h
Música | Classificação: Livre
Honrando esse histórico, a linhagem musical adotada pela Banda Chic in Soul vai além das questões de gosto e influência, mas possui a essência de representar e possibilitar o compartilhamento da sua cultura, de sua história e de seus valores. O Samba Rock tem sido o ponto forte do trabalho. O estilo musical surgiu com esse título no Brasil na década de 60, numa mistura do Rock da época com o Jazz norte americano e o Samba brasileiro. Naquele contexto, o estilo fez parte das festas organizadas pelos negros como ação política e de fortalecimento da sua identidade e auto estima. Naquele contexto eles separavam as melhores roupas que possuíam um visual digno de uma festa CHIC.
EVENTO GRATUITO.
.
.