

sexta, 01.08 | 17h
FORRÓ
Local: Palco Éden
Classificação: Livre
Trimanos, um trio de irmãos, composto por Gleydson, Yvison e Lohan, carrega na voz e no coração a alma do forró e do arrasta-pé, lançam seu mais novo projeto audiovisual, com um show muito animado, em todo Brasil.
Além do lindo show para os amantes dos festejos juninos, o grupo estará realizando o lançamento do TRIMANOS BRASIL JUNINO, com grande harmonia familiar e um repertório de grandes clássicos que atravessam gerações, o show resgata a verdadeira essência das festas juninas.
Cada canção é um convite para a gente dançar, celebrar e reviver memórias ao som da sanfona, com o coração aquecido por tanta tradição. Mais do que um show, é um tributo à riqueza cultural do São João e um encerramento perfeito para essa temporada tão especial.
#

sexta, 01.08 | 19h
INSTRUMENTAL
Local: Palco Éden
Classificação: Livre
Taças e seus Batuques – Mistura singular entre instrumentos que atravessaram séculos e continentes. Uma harpa de taças elétrica trazendo músicas com melodias conhecidas e efeitos mágicos unindo-se ao tempero das percussões afro latinas: Groove, Timbres e Melodias, um verdadeiro banquete musical.
Redes:https://www.instagram.com/fernando.lima82/?, https://www.instagram.com/tomas.gleiser
#

sábado, 02.08 | 19h
CARIMBÓ
Local: Palco Éden
Classificação: Livre
Comemorando 16 anos de estrada, a banda traz para as plataformas digitais, o EP Abacaba, que contém seis faixas autorais, sendo cinco delas inéditas. Para começar, um destaque à faixa Chama o Jaburu. Totalmente instrumental, a batida dispensa palavras, comunicando e animando por si só! “Oh, Xangô! Peço agô, vou cantar. Vem pra ver, conhecer, revelar!”. A música Agô traz a representatividade do tambor e do orixá dos raios e trovões, além de um embalo que envolve o corpo em sentimentos de prece e dança. Já na Conta, o canto, também presente no EP. Com faixas para arrastar a multidão, a Ponta de Maresias, que eleva os pés já nas primeiras notas e remete do início ao fim a hábitos e elementos genuinamente locais, como o banzeiro, a cerveja na beira e o guaraná que energiza, e a Cavaco Brabo, fazendo referência à composição de instrumentos e sons que agregam e dão vida ao samba brasileiro. O novo trabalho traz ainda Caminhar, single lançado em 2022. Tem sensualidade, irreverência, reflexão e valorização. Dá para dançar só e misturado! São a guitarrada e o rebolado da Alaídenegão!
Redes: https://www.instagram.com/alaidenegao/#
#

domingo, 03.08 | 11h
JAZZ
Local: Palco Éden
Classificação: Livre
A proposta do JAZZCAFÉ é fazer das apresentações uma experiência de sensações, transportando a plateia para diferentes lugares através dos sabores, sons e histórias! O duo formado por Aquiles Faneco (guitarra e loops) e Geremias Tiófilo (saxofones, clarineta e flauta) conta com a presença do barista Henrique Ribeiro (Hangar Café), oferecendo cafés especiais, servidos no método V60. O repertório traz temas do jazz, do pop, da música brasileira e suas fusões com outros estilos.
Redes: https://www.instagram.com/jazz.cafe/
#

sexta, 08.08 | 19h
POP
Local: Palco Éden
Classificação: Livre
O show musical Efeito de Beira da Amazonense Gabi Farias busca retratar musicalmente o conceito das margens, ressignificadas, trazendo as composições da artista à novas referências, rica nas suas letras, unindo o tradicional e o contemporâneo, homenageando sotaques e ritmos como o beiradão e o boi que já participam da sua estética em trabalhos anteriores, os incorporando ao seu entendimento do que é este “efeito de beira” e como ele transforma a música pop brasileira, e acrescenta à sua identidade outra nuance.
Redes: https://www.instagram.com/agabifarias/
#




sábado, 09.08 | 14h – 17h
SAMBA / PAGODE
Local: Pátio de Casas
Classificação: Livre
A partir de agosto, a Vila Itororó será palco de uma grande celebração do samba, o Festival Saudosa Maloca. Sempre aos segundos sábados do mês, o histórico espaço localizado no bairro da Bela Vista, no centro da capital paulista, receberá grandes artistas, sambistas, DJs, grupos e rodas de samba consagrados em uma programação especial de seis horas de muita música, alegria e confraternização.
Programação 9 de agosto:
14H Abertura da casa com a DJ Carol Selecta
15H Apresentação do grupo Pagode da 27
16H DJ Carol Selecta
17H Roda Saudosa, participação especial Luiz Ayrão.
RODA SAUDOSA
VIOLINISTAS
Rodrigo Campos (Ganhador do 24º Prêmio da Música Brasileira na categoria Revelação)
Matheus Crippa (Pagoterapia e diretor musical do conjunto de Dudu Nobre)
SAXOFONISTA
Thiago França (Charanga do França)
VOZES
Raquel Tobias (Bloco Pagu)
Maíra da Rosa (Samba de Dandara)
Chapinha (Samba da Vela)
CAVAQUINISTAS
Henrique Araujo (Batuqueiros e Sua Gente)
Edu Batata (Projeto Samba Solidário)
PERCUSSIONISTAS
Jefferson Santiago (Pagode da 27)
Xeina Barros (Batuqueiros e Sua Gente)
Mumu de Oliveira (Samba da Revoada)
Paulinho Timor (Inimigos do Batente)
Alfredo Castro (Tirambaço)
Yvison Pessoa (Berço do Samba de São Matheus)
Participação especial: Luiz Ayrão
Carioca do bairro de Lins de Vasconcelos, mas morador da capital paulista há 50 anos, o cantor e compositor Luiz Ayrão foi um dos artistas com maior sucesso comercial no meio do samba nas décadas de 70 e 80. Ao longo de sua carreira, lançou mais de 30 álbuns e realizou mais de 5 mil apresentações no país e no exterior, sobretudo na América Latina, onde alcançou grande popularidade com a canção “Los amantes”, versão em espanhol de “Os amantes”, um de seus grandes sucessos. Outros clássicos de seu cancioneiro são “Nossa canção”, “Ciúmes de você”, “Porta aberta”, “Palavra de rapaz”, “No silêncio da madrugada”, “Bola dividida”, “Bonequinha”, “Mulher à brasileira” e “Conto até dez”. Foi gravado por grandes nomes da música brasileira, como Roberto Carlos, Maria Bethânia, Nana Caymmi, Zizi Possi, Zeca Baleiro, Alcione, Djavan e Teresa Cristina, entre muitos outros.
PAGODE DA 27
Pagode da 27 movimento social e cultural desde 2005. Com 3 cds gravados com músicas autorais, o Pagode da 27 completa 20 anos de existência esse ano.
Ricardo Rabelo – Banjo
Leandro Carvalhal – Cavaco
João Vitor – Violão
Guilherme Saka- Violão 7
Guilherme Barros – Conga
Jefferson Santiago – Tantan
Vinicius Santos – Percussão Geral
Orlando Júnior – Repique de Mão
Aurélio Santos – Pandeiro
Márcio Santos – Surdo
Nenê Partideiro – Pandeiro
DJ CAROL SELECTA
Caroline Barbosa aka Carol Selecta é pesquisadora e dj de ritmos afrodiaspóricos. Navega entre diversos gêneros como samba, reggae, funk, soul, r&b e hip-hop.
Conta com apresentações em Casas de Cultura, Morada Jaraguá Okênozune, Flipei, Festival Coala, Museu das Favelas e CCSP.
#

quinta,14.08 | 15h
CURTA METRAGEM/CINEMA
Local: Palco Éden
Classificação: Livre
Considerada um hino sobre a situação de moradia no Brasil, a canção Saudosa Maloca, de Adoniran Barbosa, acaba de completar 70 anos de seu lançamento e ganha uma nova leitura, ao contar a história do menino do interior, João Rubinato, que se transforma num artista nacional e da ave símbolo do país, que representa a biodiversidade dos biomas brasileiros, com uma linguagem simples e mesclando a animação em 2D e técnica de live-action, o curta-metragem “Saudosa Floresta” é uma produção inédita idealizada pela artista Marcia Mah, que assina a direção, roteiro, edição e letra da música, a ilustração e roteiro são do cartunista e designer Barão do Pirapora, filmagens e edição do filmmaker Juca Mencacci, produção executiva e arranjo musical do músico Luiz Anthony, sonorização de Maurício Nogueira e tem a participação do ator Alexandre Franklin. Ao reacender o interesse pela obra desse grande cronista social, nos faz refletir sobre os impactos das transformações econômicas no comportamento da sociedade no passado e presente, convocando as pessoas para um consumo consciente e atitudes mais participativas em prol à sustentabilidade.
Duração 11 min
#

sexta,15.08 | 19h
MPB
Local: Palco Éden
Classificação: Livre
Heloisa Lucas apresenta o tributo – ELZA SOARES – O estandarte da Arte , onde reverência a potência da Mulher do Fim do Mundo, permeando entre o samba e o jazz , carregando um mix de emoções que vão de dor e alegria em suas poesias. No repertório canções emblemáticas como Fadas, Malandro, Se acaso você chegasse , Meu Guri, entre outras.
Redes: https://www.instagram.com/aheloisalucas/
#
Caderno de Guardar Memórias – Jornada do Patrimônio
sábado,16.08 | 10h – 13h
Oficina
Local: Palco Éden
Classificação: 16+
Essa oficina promove uma reflexão sobre território e patrimônio pela perspectiva individual, carregada de memórias e transformações, instigando a olhar ao redor e registrar a experiência, coletando materiais como fotografias, textos e até mesmo plantas. Ocupando os espaços públicos e, por meio de técnicas de corte, costura e colagem, aprender a fazer cadernos de guardar memórias, em formato cartonera, com capa de papelão e materiais reutilizáveis, que possam servir de diários, livros de recordações, de arte.
Preenchimento de formulário: https://forms.gle/G2W8EYaGc3iFGFCT6 – 20 vagas
#
O Olhar e Outros Sentidos: Registro de Patrimônios Históricos – Jornada do Patrimônio
sábado,16.08 | 14h – 15h30
ARTES VISUAIS
Local: Palco Éden
Classificação: 14+
Dentro da Jornada do Patrimônio 2025, o curso “ Olhar e outros sentidos: o registro de Patrimônios Históricos ” abordará de maneira sucinta, as maneiras de elaboração visual com equipamentos fotográficos e celulares analisando, entre outros, a composição, a direção da luz, a fotometria, as visitas, o planejamento na realização das imagens, a otimização em termos de abordagem na elaboração das fotos e o trabalho de alguns fotógrafos que atuam junto a esta temática.
#
Bexiga em Retrato – Jornada do Patrimônio
domingo,17.08 | 10h – 12h30
ARTES VISUAIS
Local: Palco Éden
Classificação: Livre
O curso Bixiga em retrato pretende que os participantes façam retratos em lugares emblemáticos do bairro (como a escadaria, a Vila Itororó e a rua Abolição), explorando suas construções arquitetônicas. A ideia é que as fotos sejam de pessoas (dos próprios participantes) em interação com a paisagem urbana. Para isso, serão passadas algumas técnicas e conceitos em torno tanto do retrato fotográfico quanto da fotografia de modo mais amplo, como noções de luz, enquadramento e direcionamento de pessoas. A proposta é que tenhamos como resultado fotografias em que haja uma simbiose entre a cidade e quem nela habita.
#
Cronista da Cidade conta História Dos Blocos e Cordões De antigo Carnavais – Jornada do Patrimônio
domingo,17.08 | 11h – 13h
PALESTRA
Local: Palco Éden
Classificação: Livre
Esta atividade pretende recriar o ambiente de antigos carnavais paulistanos, contando para isso com a recriação do cordão carnavalesco, suas práticas, suas marchinhas e sambas e seu regional instrumental característico, o canto, sopros e percussão. Contamos, para isso, de relatos de personalidades que viveram a época e continuam na ativa, e, também, de pesquisadores do assunto. Venha viver uma outra época da cidade de São Paulo para conhecer mais um pouco da história desta ‘metrópole polista’!
#
Utopia: A Criação de Uma Cidade – Jornada do Patrimônio
domingo,17.08 | 10h – 12h30
PALESTRA
Local: Espaço Ateliê
Classificação: Livre
“Utopia: a criação de uma cidade” parte da reflexão acerca do que é uma “cidade ideal” e o que seria “a cidade para nossas memórias”. Proporciona momentos de escuta e de produção individual e coletiva, com o objetivo de criar protótipos de dispositivos de memória para a Vila Itororó, no Bixiga. Estes buscarão responder às perguntas: “Quais memórias da Vila Itororó nós gostaríamos que fossem mantidas e repassadas adiante”? “Qual a melhor forma para compartilhar e preservar essas memórias”?
#
São João Pelo Brasil: Histórias, Ritmos e Tradições – Jornada do Patrimônio
domingo,17.08 | 14h – 16h
PALESTRA
Local: Espaço Ateliê
Classificação: Livre
A realização do curso “São João pelo Brasil: Histórias, Ritmos e Tradições” busca aprofundar a compreensão sobre os festejos juninos como uma manifestação do patrimônio cultural brasileiro (reconhecimento nacional – Lei 14.555, de 2023), abrangendo tanto os bens imateriais, como as práticas, os saberes, as danças e a musicalidade, quanto os materiais, como vestimentas, gastronomia e ornamentações típicas. Alinhado ao tema Tempo em Sentidos, o curso propõe uma reflexão sobre a dimensão temporal das festas juninas, compreendendo-as como um ciclo de celebrações que ressignifica o passado nas vivências do presente. A tradição do São João no Brasil, especialmente no Nordeste, se mantém viva por meio da oralidade, da música e das performances coletivas, sendo continuamente reconstruída por diferentes gerações e comunidades. A abordagem do curso considera a relevância da memória e da transmissão de saberes na preservação dessa cultura, analisando como os festejos se transformam ao longo do tempo sem perder sua essência cultural.
#
Aula Show Minha Terra Alheia Jornada do Patrimônio
domingo,17.08 | 15h – 16h30
AULA SHOW
Local: Palco Éden
Classificação: Livre
A “Aula Show Minha Terra Alheia – ministrada por Mirianês Zabot”, faz um breve recorte à cerca de diversos fluxos migratórios ocorridos em nossa história, analisando seus impactos e desdobramentos sobre quem somos como indivíduos e como povo, – com ênfase nas migrações que tiveram e têm como destino São Paulo, cidade que possui grande tradição em acolher migrantes. A aula show fala ainda de esperanças, alegrias e desenganos, e busca de alguma forma, aliviar as dores e saudades dos migrantes através do cancioneiro brasileiro, bem como preservar a memória afetiva, – de histórias populares, cheiros, cores e sabores da infância -, e as tradições da nossa gente e daqueles que vieram antes de nós. Nesse contexto, a música tem desempenhado um papel educativo e inclusivo. A cantora, colunista, professora e também migrante, Mirianês Zabot, canta e conta histórias desses migrantes, retratadas nas letras da Música Popular Brasileira. Saiba mais em: https://youtu.be/72dq8A98aM4
Oficina Pedaços do Bixiga Jornada do Patrimônio
domingo,17.08 | 15h – 17h
OFICINA
Local: Espaço Oficina
Classificação: 14+
Oficina de pintura Pedaços do Bixiga
As atividades de pintura com temáticas direcionadas ao patrimônio histórico do bairro serão realizadas em pedaços de demolições descartados pelas ruas do Bixiga, que serão transformados em pequenas obras de arte pelos participantes.
E ao mesmo tempo a escolha destas superfícies coletadas nas demolição ensejam a discussão sobre, reciclagem de materiais, patrimônio histórico, memória e pertencimento.
Até 15 participantes
#

sexta,22.08 | 19h
STAND UP
Local: Palco Éden
Classificação: 14+
Vila Itororó comedy é um espetáculo de comédia com três comediantes no palco e uma missão simples: fazer você rir do começo ao fim! Em uma hora de show, piadas afiadas e situações do cotidiano se misturam pra garantir boas risadas e aquele alívio cômico que todo mundo precisa.
Redes: https://www.instagram.com/bixigacomedy/
#

sábado,23.08 | 19h
SAMBA
Local: Palco Éden
Classificação: Livre
O Banho de Manjericão apresenta um repertório composto por clássicos imortais do universo do samba, interpretados com maestria pelos talentosos artistas que compõem o projeto. Além disso, o Banho de Manjericão valoriza a promoção e a diversidade, fomentando um ambiente de incentivo cultural e perpetuação do gênero.
Redes: https://www.instagram.com/banhodemanjericao/
#

domingo,24.08 | 15h
AXÉ
Local: Palco Éden
Classificação: Livre
A primeira edição da Ocupação FERVO na Vila Itororó vai instaurar o espírito carnavalesco em pleno mês de agosto. Afinal, no FERVO “declaramos Carnaval o ano inteiro”. Junto conosco vêm As Obscênicas, um bloco em forma de fanfarra, composto exclusivamente por exímias mulheres instrumentistas. Com um repertório de sucessos nacionais e internacionais, elas farão um cortejo divertido e performático pelas veredas da Vila Itororó. E, costurando a apresentação, teremos a tão falada Pista FERVO, com o DJ e fotógrafo pernambucano Pio Figueiroa.
#
*Programação sujeita a mudanças