* * *

Os Barbapapas
sexta, 03.05 | 19h
Música/Instrumental
Classificação: Livre

O quarteto OS BARBAPAPAS apresenta o novo disco “ENIGMA” que explora novas linguagens instrumentais de maneira singular, influenciado por diversas referências da américa latina e do mundo. O grupo de estilo transmutado composto por instrumentos como a mágica harpa de taças elétrica, guitarra de 7 cordas, bateria e percussões orgânicas e eletrônicas, traz melodias e harmonias atemporais. “ENIGMA” é a fusão do indefinível, abre portais para um universo de infinitas possibilidades sonoras.

ENTRADA GRATUITA.

* * *

Samba-Revolução com grupo Dona da Rua
sábado, 04.05 | 19h
Música/Samba
Classificação: Livre

O grupo Dona da Rua é formado por mulheres instrumentistas, cantoras e compositoras. Com versos como “Um samba pra te dar coragem”, “Não sou mulher de arregar” e “Nos vemos nas ruas” o grupo marca sua personalidade inter- pretando músicas inseridas no contexto da ex-periência de mulheres diante de situações de discriminação de gênero, raça e classe social.

ENTRADA GRATUITA.

* * *

Jazz Café
domingo, 05.05 | 11h
Música/Jazz
Classificação: Livre

Jazz Café é um combo musical formado por Aquiles Faneco na guitarra e Geremias Tiófilo no saxofone. O duo interpreta standards e canções de forma jazzística. No repertório, músicas que vão do Jazz a Bossa, passando pelo Pop, Choro e Música Latina, com uma roupagem moderna.

A proposta é fazer das apresentações uma experiência, envolvendo música e sabor, com a presença de baristas e produtores de cafés especiais servindo a bebida no método V60.

ENTRADA GRATUITA.

* * *

Siba Puri
Participação de Aypörä com Live Painting
sexta, 10.05 | 19h
Música/Indígena
Classificação: Livre

Nascida em Olinda – PE com origens paraibana e fluminense, a cantora, compositora, percussionista e arte educadora indígena Siba Puri é integrante do movimento de indígenas mulheres Wayrakuna, e desenvolve um trabalho musical embasado na música indígena contemporânea, trazendo reflexões sobre a presença dos povos originários tanto nas aldeias, quanto nas grandes cidades, e como a preservação dos saberes ancestrais e toda sua cultura adjacente se desenrola neste contexto de troca, mas também constante colonização. As texturas sonoras de Siba Puri, partem da mescla de música eletrônica e suas experiências extra sensoriais psicodélicas, aliadas a união de ritmos brasileiros de matrizes africanas/indígenas como o Maracatu, Maculelê, Coco, Cavalo Marinho, com grandes pitadas de Dub e Reggae e também de trap e rap.

Aypörä, mulher indígena Ariú do interior da Paraíba. É Multiartista e percorre no mundo da arte com o Graffiti/muralismo, ilustração, escultura e pinturas em tela, além de estudar e praticar os estudos de simbologias e grafias junto da Tatuagem como Rito-de-passagem. Une seu trabalho artístico com terapias integrativas, e uma delas é a cromoterapia, o estudo das sensações e emoções através das cores. Sua poética colhe inspiração do reino mineral, nas formas e elementos da natureza, nas culturas originárias e medicinais, e nos estudos pessoais que fazem parte de sua trajetória de vida e personalidade.

ENTRADA GRATUITA.

* * *

Maryzelia
sábado, 11.05 | 19h
Samba/Axé
Classificação: Livre

Seu repertório é composto por canções de compositores da nova geração e de grandes nomes como Cartola, Dona Ivone Lara, Arlindo Cruz, Beth Carvalho, Clementina de Jesus, Paulo César Pinheiro. Além destes, compositores baianos como Caetano Veloso, Dorival Caymmi, Nelson Rufino, Raimundo Sodré, Roberto Mendes e Roque Ferreira também são relidos por Maryzelia em seus shows. Todas as interpretações ganham a assinatura da voz marcante e firme da sambista.

ENTRADA GRATUITA.

* * *

SOY LATINOAMERICANO com Osvaldo Castañeda
domingo, 12.05 | 11h
Música/Bolero
Classificação: Livre

O romantismo e a poesia são presentes nesse concerto que traz a músicas de vários países de nossa região.O Tango, o Bolero, o Chorinho e a Bossa Nova são alguns dos estilos que formam o show e que colocam em pauta características regionais de nosso continente, seu povo, sua poesia, seus amores e até mesmo seu humor. ‘La Cumparcita’, ‘El Día que me Quieras’, ‘Uno’, ‘Sabor Ami’ e ‘Pedacinhos do Céu’ são exemplos de grandes temas apresentados ao longo do show. Formação em trio: Osvaldo Castañeda (voz), Thiago Brisolla (violino) e Fernando Alves (violão sete cordas).

ENTRADA GRATUITA.

* * *

Revoada Cantante
domingo, 12.05 | 15h
Circo/Música
Classificação: Livre

Revoada Cantante é um show brincante, um show infantil e livre pra todos, a banda passeia por ritmos brasileiros com músicas que convidam o público a dançar, 2 brincantes enquanto o show acontece fazem brincadeiras com as crianças desde bambolês que são distribuídos pra elas curtirem o show brincando, bolha de sabão, cordas, tules e tecidos, peteca, amarelinha e muitas brincadeiras acontecem enquanto a banda toca, para que as crianças curtam o show do jeitinho que elas gostam: brincando!

ENTRADA GRATUITA.

* * *

Roberto Seresteiro
sexta, 17.05 | 19h
Samba/Seresta
Classificação: Livre

Seu repertório é formado principalmente por gêneros tradicionais da música popular brasileira, como a valsa, a seresta, a canção, a modinha, o choro, o samba, o samba-canção e o samba-de-breque. Seu estilo peculiar de canto, que lembra os velhos tempos, somados ao repertório característico e à ênfase na interpretação, acabaram lhe valendo o apelido de “Seresteiro”. Apresenta-se como cantor solista ao lado de diversos instrumentistas e conjuntos.

ENTRADA GRATUITA.



VIRADA CULTURAL 2024

* * *

Zezé Motta
sábado, 18/05 | 18h
Virada Cultural 2024

Zezé Motta é a rainha negra do Brasil. A mulher da pele preta que enfrentou a ditadura desse país livre e nua. É uma atriz de dar orgulho. Mas tem uma coisa que Zezé Motta faz ainda melhor: cantar. Sua voz poderosa ecoa na história da música brasileira há muito tempo desde os antigos anos setenta, quando Zezé gravou seu primeiro disco solo em que compositores do porte de Rita Lee e Moraes Moreira entregaram canções inéditas para ela gravar. Além disso, sua voz imortalizou clássicos como Trocando em Miúdos de Chico Buarque e Francis Hime e Pecado Original de Caetano Veloso que nunca mais foram as mesmas depois de sua interpretação.

O espetáculo “Atendendo a Pedidos” além de uma releitura musical da carreira de Zezé na música popular brasileira, apresenta ao público a atriz e cantora que se transformou em sensação mundial ao estrelar o filme Xica da Silva, do diretor Cacá Diegues, que projetou o cinema brasileiro em mais de 16 países. Em 1979, Zezé fez vibrar o país com a sua gravação de “Senhora liberdade”, de Wilson Moreira e Ney Lopes. Logo se apresentou em Hannover, na Alemanha, na abertura da Feira Industrial, a convite da Manesman. O sucesso foi tão grande que, em seguida, ela foi convidada pelo Itamaraty para fazer uma apresentação de encerramento de um evento, no stand do Brasil.

ENTRADA GRATUITA.

* * *

Binho Ribeiro e Banda
sábado, 18/05 | 20h
Virada Cultural 2024

Binho Ribeiro alcançou reconhecimento nacional devido à sua associação com o renomado cantor jamaicano Julian Marley, filho do lendário Bob Marley. Em 2022, os dois colaboraram no lançamento da música “Blessed”, disponível em várias plataformas digitais. Gaúcho de origem e atualmente radicado em São Paulo, aos 33 anos, ele se identifica como um músico influenciado pela MPB, enriquecendo seu repertório com uma diversidade de estilos da música negra.

Ao longo de sua carreira, Binho compartilhou o palco com ícones da música, incluindo o próprio Julian Marley, Donavon Frankenreiter, Seu Jorge, Natiruts, Paralamas do Sucesso, Jota Quest, Lulu Santos, Frejat, entre outros.

ENTRADA GRATUITA.

* * *

Libra
domingo, 19/05 | 11h
Virada Cultural 2024

Um casal equilibra seus pensamentos, emoções e memórias, utilizando uma estrutura de bambu que representa o
movimento da vida e que lhes permite utilizar habilidades circenses como equilíbrio, acrobacias, manipulação de objetos e suspensão capilar.

Realização: Viento Circo (AR/CL)
Com: Catarina Iglesias e Lucas Montanaro
Direção: Tato Villanueva
Som: Leonardo Pelegrin
Produção: Marina Ferreira (Eu.Circ)

ENTRADA GRATUITA.

* * *

Sim, Viver é um Presente!
domingo, 19/05 | 13h
Virada Cultural 2024

O Manaká apresenta o espetáculo “Sim, Viver é Um Presente!”, uma celebração da infância que combina música, teatro e contação de histórias. Com músicas autorais que ressaltam o livre brincar, o afeto nas relações familiares e a conexão com a natureza, o Manaká promove valores essenciais para o desenvolvimento saudável das crianças.

Desde sua participação no especial de Dia das Crianças da TV Cultura em 2017, o Manaká tem encantado o público em todo o Brasil. Reconhecido pelo Jornal O Globo como uma das principais referências na música infantil contemporânea, o grupo lançou diversos clipes no YouTube e está prestes a estrear um filme. Com presença cativante da bailarina (ema) Zezé, as apresentações ao vivo proporcionam uma experiência marcante, repleta de diversão e reflexão para todas as idades.

ENTRADA GRATUITA.

* * *

SPCINE Infantil
quarta, 22/05 | 14h
Audiovisual
Classificação: Livre

ENTRADA GRATUITA.

* * *

Festival Feminino
sábado e domingo, 25 e 26.05, a partir das 12h
Linguagem: Feira
Classificação: Livre

Mais uma vez, o Festival Feminino estará na capital paulista e com uma programação linda! A programação acontece na histórica Vila Itororó, com diversas atrações e feira criativa, em parceria com a Feira das Deusas. @feiradasdeusassp

A apresentação do Festival estará por conta da Kimani. No fim de semana, tem música com as Filhas da Noite (roda de choro), Mulheres de Ilú, Alessandra Leão, Vanille Goovaerts, Miriam Momesso e Franci Oliver em Trio, Obscênicas e Flaira Ferro: Projeto Verê (com a artista acompanhada por uma big band de instrumentistas de frevo). Tudo com as artes visuais das projeções da VJ Kelly Pires, operadas pela VJ Lui. A discotecagem estará por conta da DJ Evelyn Cristina e da DJ Flávia Durante, performances poéticas com Mel Duarte e Assucena (autora do nosso Manifesto 2024). Vai ter ainda bate-papo em nossas rodas de conversa (em breve contamos mais sobre os temas, fiquem de olho).

Vem com a gente! Programação potente e gratuita.

* * *

Alessandra Leão
sábado, 25.05 | 19h
Música/Samba
Classificação: Livre

Show do mais recente álbum lançado por Alessandra Leão, com inspiração no coco, ciranda e maracatu, de onde parte a formação percussiva e uma trama de sintetizadores e programações. ACESA é escrito em caixa alta. Como quem grita. Como quem urge. Tanto o álbum quanto o show, são um convite a um estado de presença.

ENTRADA GRATUITA.

* * *

Programação: Maio/2024
Tags:                     
Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support
×