INSCRIÇÕES ENCERRADAS!
Apresentação:
Oficina de perna de pau para iniciantes e iniciados. Os participantes terão contato com exercícios de equilíbrio, de concentração e coordenação múltipla para uma experiência mais proveitosa no aparelho. No decorrer dos encontros as aulas terão propostas cênicas, de dança e de destrezas na perna de pau. A intenção é que o desenvolvimento da técnica seja, desde o início, conduzido num contexto de desenvolvimento artístico e de expressão corporal.
Objetivo:
1. desenvolver a consciência corporal do participante
2. integrar o participante ao espaço da oficina
3. possibilitar um novo olhar acerca de si mesmo e do espaço a partir da mudança de perspectiva (aumento da altura a partir da perna de pau)
4. capacitar o participante para uma prática saudável e longeva
5. Preparar as pessoas nos aspectos motor, emocional e cognitivo para andar de perna de pau;
6. Trabalhar a postura a partir do pé e ir subindo para constituir uma estrutura corporal firme e ao mesmo tempo expressiva;
7. Habilitar as pessoas a caminharem na perna de pau;
8. Aprofundar a prática a partir da expressão corporal individual e coletiva.
9. Desenvolver a consciência o esquema imagem corporal e inteligência espacial fortalecer a musculatura com estabilização e movimentos dinâmicos aprimorar equilibração (controle do tônus muscular e lateralidade) trazer para o presente do participante o sentimento de superação e conquista diante de suas conquistas motoras
10. Trazer para o participante o reconhecimento do progresso em sua trajetória, aumentando sua autoconfiança e confiança no grupo.
11. Capacitar o participante a andar melhor de perna de pau, por meio de métodos rítmicos, descoberta das possibilidades corporais e controle motor fino de membros inferiores norteado pela psicomotricidade
12. Capacitar o participante a criar repertório de movimentação individual sobre as pernas de pau indo além do caminhar sobre as perna de pau, tornando-a uma ponte para sua comunicação corporal Justificativa: A Oficina de Perna de Pau encontra sua principal justificativa ao trabalhar a reconexão das pessoas com seu próprio corpo por meio de exercícios que exploram a imagem, o esquema, a tonicidade corporal, lateralidade e a relação espacial, essa reconexão encontra grande relevância no momento que nossa sociedade vive, uma vez que as pessoas não são estimuladas a se perceberem como humanas e, se uma pessoa não reconhece a humanidade em si, não conseguirá reconhecer em outrem, impossibilitando a prática da empatia e da alteridade, aumentando as distâncias, as polarizações e a falta de acolhimento. Essa oficina busca justamente o contrário, encontrar e reconhecer o que nos une e nos fortalece enquanto pessoas que vivem numa mesma sociedade. A perna de pau possui ainda a característica de unir gerações, uma vez que as pessoas mais velhas a utilizavam muito comumente como brinquedo e, atualmente, eu busco com essa oficina demonstrar a importância desse aparelho no circo para as novas gerações de pernaltas. Assim, possibilito também uma conexão entre gerações.
Metodologia:
As aulas são elaboradas fazendo uso do Método Bertazzo e da Psicomotricidade para fundamentar os exercícios e ter respaldo de conhecimentos científicos no desenvolvimento motor, emocional e cognitivo de forma ergonômica. O revezamento do material e a orientação do grupo para atuar também no cuidado uns dos outros na execução dos movimentos tb faz parte do meu método de ensino, uma vez que possibilita maior integração e entrosamento do grupo. As movimentações clássicas na perna de pau são fragmentadas para que, por meio de exercícios educativos, sejam executadas por um caminho de construção de movimento.
Período: quintas-feiras, de 09.03 a 14.12, das 10h às 12h
Disponibilidade de oferta da oficina: Presencial, podendo ser convertida para o formato online caso seja necessário
Nível da Oficina: Iniciante, Intermediário, Avançado
Público-alvo: Livre
Número de vagas: 12
Duração média (meses): 10 meses
Duração de cada aula: 2 horas
Periodicidade: 1 encontro por semana