Inscrições encerradas.

Apresentação:

A oficina Yoga Ciclos & Fluxos, ministrada pela atriz, performer e  instrutora e pós-graduanda em yoga pelo IEPY (Instituto de Ensino e Pesquisa em Yoga), Anna Cecília  Junqueira, foi criada como resultado do projeto de ocupação de Residência Artística da Vila Itororó em  2022 a fim de regenerar o corpo, a mente e o espírito dos moradores da região e frequentadores da Vila  através de técnicas e da filosofia do Hatha Yoga, de Patanjali, e técnicas corporais adquiridas ao longo de  anos trabalhando com teatro, especialmente com o Grupo Tapa e Antunes Filho (CPT).

Objetivo:

Indicada para maiores de 16 anos, ela busca por meio de posturas de yoga, pranayamas,  exercícios de percepção e preparação corporal e textos filosóficos (Yamas e Nyamas) e poéticos trazer  bem estar, auto-amor, consciência corporal, estado de presença, autoconhecimento, libertação do  sofrimento e o desenvolvimento da capacidade de meditar e de agir de forma mais ética e amorosa com  o mundo. Desencadear processos de autoconhecimento para a criação e a liberação de novas realidades  corporais, emocionais e mentais para uma melhor qualidade de vida.

Justificativa:

Em um mundo cada vez mais automatizado, caótico, dinâmico, agressivo, digital e  estressante, o ser humano tem se distanciado de si mesmo e da própria consciência do seu corpo e de  suas atitudes. Tem se distanciado dos seus fluxos internos e dos ciclos da natureza. Somatizando dores,  engessando corpos e ignorando sentimentos e sensações. Assim, esta oficina provoca essa pausa no dia a-dia para as pessoas observarem seu próprio corpo, sua respiração, suas ações e reações ao mundo. De  acordo com o tratado filosófico de Patanjali (Yoga-Sutras), que compilou as tradições orais do Yoga  clássico, ressignificando sua existência como tradição “mística” para “sistema de filosofia”, YOGA é a  “intuição voluntária das modificações da mente” e, neste estado, o “praticante está estabelecido em sua  própria natureza essencial e fundamental”. Dentro do caminho do Yoga apontado por Patanjali, a prática  de asanas (posturas do Hatha Yoga) e o estudo dos Yamas e Nyamas (atitudes de observância e auto restrição) figuram entre os primeiros passos para o autoconhecimento, a meditação e a liberação de  estados ilusórios da mente. Trazendo para os dias de hoje, portanto, uma ferramenta fundamental para a  redução de níveis de estresse e a não-permanência no estado de sofrimento de qualquer pessoa. “É, com  efeito, pelo conhecimento que, libertando-se das ilusões do mundo dos fenômenos, o homem ‘acorda'”,  comenta o professor e filósofo Mircea Eliade em seu livro “Yoga – Imortalidade e Liberdade”. Além disso,  a prática semanal de yoga neste espaço público estimula a convivência e as trocas coletivas, também  uma ferramenta potente de cura e espelhamento. No caso da Vila Itororó, especialmente, esta prática  proposta de yoga também se conecta com um dos destinos pensados para aquele espaço, fundado por  Francisco de Castro, que era de criar ali o Instituto Hélio Hydrotherápico, um centro de terapias (“Vila  Itororó – Uma história em 3 atos”, de Dinah Feldman e Ana Castro), trazendo a regeneração também das  pessoas que ali frequentam, não só de sua arquitetura, que já está atualmente em andamento.

Metodologia:

A oficina Yoga Ciclos & Fluxos será realizada semanalmente, com 2 horas de duração  em cada encontro. Como suporte para as aulas trabalharemos com a seguinte biografia:“Yoga –  Imortalidade e Liberdade”, de Mircea Eliade, “Asanas”, de Swami Kuvalayananda”, “O yoga tradicional de  Patanjali”, de Roberto Martins, “Luz sobre o Pranayama, de Iyengar, “Viver o seu corpo”, de Yovenne  Berge, “Yoga Anubhava”, de Bhole, de poesias compartilhadas pelos alunos e textos inspiradores como  Clarice Lispector, Leminski, Ailton Krenak, Julia Cameron e Eckhart Tolle, entre outros.

As oficinas serão divididas em 3 movimentos: Introdução aos Asanas e Conceitos do Yoga,  Aprofundamento da Prática e Autonomia e Meditação.

• Introdução aos Asanas e Conceitos de Yoga: Introdução às posturas clássicas do Hatha Yoga  associadas com alongamentos e relaxamento, Apresentação dos Princípios Éticos do Yoga (Nyamas e  Yamas. Ex: não-violência, desapego, dedicação, persistência, etc) e Introdução às práticas de  Pranayamas (respirações conscientes) e Kryas (técnicas de limpeza) a fim de trazer uma maior  percepção e abrir espaço corporal para a meditação.

• Aprofundamento da Prática: Neste momento, iremos focar mais nos ajustes das posturas e ampliação  dos tempos de permanência, força e foco nos asanas, além do aprofundamento dentro da filosofia  indiana, através de trechos de textos clássicos e conversas no início da aula sobre as práticas éticas que  podemos adotar no nosso dia-a-dia. Continuação da prática de Pranayamas e Kryas e dilatação dos tempos de meditação.

• Autonomia e Meditação: Neste momento da oficina, iremos ampliar ainda mais as práticas de asanas,  pranayamas e kryas, mas com foco na autonomia dos alunos e auto-conhecimento, com exercícios  inspirados no Yoga Anubhava, do dr. Mukund Bhole. Com maior percepção corporal, iremos adentrar a  sutileza dos corpos com práticas mais meditativas e auto-observação. Uma parte da aula deste  movimento também será direcionada com a autocriação e liberdade de ação, onde os alunos poderão  propor coletivamente movimentos que partam desse autoconhecimento.

Período: terças-feiras, de 07.03 a 12.12, das 10h às 11h

Disponibilidade de oferta da oficina: Presencial, podendo ser convertida para o formato  online caso seja necessário

Nível da Oficina: Iniciante, Intermediário

Público-alvo: Maiores de 16 anos