Inscrições encerradas.

Apresentação:

A Oficina de Estudos Experimentais em Formas Animadas é realizada há dois anos, no Centro de Referência das Formas Animadas (C.R.F.A.), um espaço de pesquisas e estudos, pioneiro no país, que propões a profissionalização nas diversas áreas do Teatro de Formas Animadas, através de encontros práticos e teóricos regulares, das oficinas especializadas com mestres do segmento, brasileiros e até de outros países, proporcionando a troca entre as gerações e as mais diferentes culturas e do constante exercício de colocar em prática o fazer teatral, através de Mostras Cênicas ao final de cada ciclo.

Para este projeto, propomos a continuidade e ampliação das atividades que são realizadas na Oficina de Estudos Experimentais em Formas Animadas, com encontros regulares semanais de 3h, para colocarmos os alunos em contato com mestres do segmento e para que possam praticar todas as etapas de uma criação artística, desde sua concepção, escrita e ensaios, até a organização de projetos culturais e a produção de um evento para a comunicação de seus fazeres.

Com carácter CULTURAL, ARTÍSTICO e de FORMAÇÃO, este projeto não pretende apenas entreter seu público, mas, principalmente, propiciar a reflexão e a vivência de aspectos culturais, históricos, sociológicos, antropológicos, filosóficos, psicológicos, geográficos e artísticos sobre as mais VARIADAS FORMAS DE EXPRESSÃO DO TEATRO DE FORMAS ANIMADAS no Estado de São Paulo.

Objetivo:

* A manutenção da ação formativa da Oficina de Estudos Experimentais de Formas Animadas, que já mantemos com encontros às quartas, às 18h, no CRFA na Vila Itororó, por mais um ano, para recebermos até 20 artistas, para iniciarem e/ou compartilharem seus processos criativos com os participantes e desenvolverem suas autonomias em futuros trabalhos para Fortalecer o Teatro de Bonecos paulistano.

* Proporcionar a reflexão e o início e aprofundamento de pesquisas sobre o teatro de formas animadas na cidade de São Paulo

* Reafirmar o Teatro de Bonecos como um ofício para jovens de baixa renda;

* Fomentar o surgimento de novos artistas e coletivos criadores em Formas Animadas, com criações coletivas de dramaturgias e trabalhos autorais em Formas Animadas.

Justificativa:

Esta proposta de curso continuado é uma realização do C.R.F.A. – Centro de Referência das Formas Animadas. Um espaço que visa a formação de novos profissionais e coletivos para o Teatro de Formas Animadas, misturando o aprendizado teórico com a prática do fazer teatral, trazendo mestres desse segmento para coloca-los em contato com as nova gerações de bonequeiros e assim, potencializar as pesquisas brasileiras. O C.R.F.A. também visa organizar e facilitar o acesso dos interessados às pesquisas. Ele também conta com o primeiro Museu do Teatro de Bonecos do Estado de São Paulo, para preservar a história e a memória do Teatro de Bonecos nacional e mundial. Um lugar de conexão entre passado, presente e futuro, pois olhar o passado é conhecer o que foi feito para aprimorar mecanismos que podem influenciar o presente, para que novos conhecimentos e técnicas sejam disponibilizadas para a sustentabilidade das futuras gerações.

No Brasil não há cursos onde os aspirantes à bonequeiros possam iniciar e aprofundar suas pesquisas. Cursos que pensem a intersetorialidade e a interdisciplinaridade das Formas Animadas e sua formação, mesmo que livre, em todas as áreas deste segmento. Quem quer estudar e se profissionalizar em Teatro de Bonecos no Brasil, precisa se contentar com oficinas temáticas esporádicas, que resumem suas reflexões ao desenvolvimento da linguagem artística, ou partir para o auto didatismo.

O diferencial dos encontros continuados proporcionados no C.R.F.A. é que aqui, durante um semestre, os alunos exercitam suas criatividades desde a concepção de suas criações, concebendo-as, desenvolvendo a dramaturgia, cenografia, bonecos, figurinos etc., até as concepções técnicas de iluminação e sonorização dos trabalhos, além de os colocarmos em contato com mestres que, de acordo com as pesquisas do grupo em cada semestre, chegam para potencializar as criações com temas específicos e também porque os preparamos além do simples fazer teatral, explicando como preparar um orçamento, materiais de apresentação de suas obras e exercitamos a escrita de projetos culturais para diversas leis do país, estimulando autonomia para que eles possam desenvolver seus trabalhos posteriormente, visando a profissionalização do segmento e o fomento de novos pesquisadores no país.

Essa diversidade em um curso para as Formas Animadas no país é inovadora, e esta contemplação nos proporcionará ampliar nossa divulgação e pagar dignamente todos os envolvidos na realização deste curso.

Metodologia:

A Oficina traz em sua essência um formato aberto, que se contrói a partir das propostas trazidas pelos alunos, fazendo com que cada semestre tenha as suas próprias necessidades e especificidades, por isso, poderemos convidar, sem custos adicionais para essa proposta, oficinas especializadas e intercâmbios.

Ao final de cada ciclo, serão realizadas Mostras Cênicas com toda a produção e realização dos alunos.

Todas as atividades são previstas para serem realizadas na Vila Itororó no centro de São Paulo, porque elas já acontecem, sem verba, neste local há mais de um ano. Elas poderão ser online também, caso tenhamos inscrições de outros estados.

Serão oferecidas as seguintes aulas regulares no CRFA:

• PREPARAÇÃO CORPORAL: um trabalho corporal e vocal especializados para atores/manipuladores.

•INTERPRETAÇÃO COM BONECOS estudos para animação e relações cênicas com objetos, bonecos e atores.

• HISTÓRIA DO TEATRO DE BONECOS: estudos das origens, caminhos e diferentes pesquisas do teatro de bonecos no Brasil e no mundo.

• CONFECÇÃO DE BONECOS: estudos sobre as diferentes técnicas de criação de bonecos.

•DRAMATURGIA PARA FORMAS ANIMADAS estudos para a criação de textos e roteiros para o teatro de bonecos e técnicas de adaptação de outros textos para bonecos.

• MANIPULAÇÃO DE BONECOS: estudos das diferentes técnicas tradicionais de manipulação de bonecos e novas pesquisas.

• CRIAÇÃO EM FORMAS ANIMADAS: estímulo para o surgimento de novas criações cênicas em formas animadas.

• CRIAÇÃO DE PROJETOS CULTURAIS: estímulo a autonomia dos trabalhos gerados nas Oficinas

Período: quintas-feiras, de 06.04 a 14.12, das 16h às 19h

Disponibilidade de oferta da oficina: Presencial, podendo ser convertida para o formato online caso seja necessário

Nível da Oficina: Iniciante, Intermediário, Avançado

Público-alvo: Jovens, Adultos, Idosos

Número de vagas: 20

Duração média (meses): 10 meses

Duração de cada aula: 3 horas

Periodicidade: 1 encontro por semana

Inscrições: CLIQUE AQUI

Oficina de Teatro de Bonecos com Rodrigo Andrade
Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support
×