Vagas encerradas.

Apresentação:

Conexão Terra – Ideias e práticas para uma vida mais sustentável. Como inspirar e transformar hábitos para reduzir impactos negativos e promover o fortalecimento de uma cultura colaborativa, empática e de integração com o meio ambiente? O programa Conexão Terra traz uma série de 12 encontros, independentes e complementares, que se propõem a disseminar conhecimento por meio de apresentações e rodas de conversa ao mesmo tempo que promovem a experimentação sensorial e as práticas manuais. Vamos tratar de temas importantes e urgentes como alimentação, hortas urbanas, consumo consciente, resíduos, conexão com os ciclos naturais, entre outros.

Objetivo:

As oficinas proporcionam aos participantes bem-estar e melhoria na qualidade de vida: – levando conhecimento novo e valorizando seus próprios saberes;

– promovendo a reconexão com a terra e seus ciclos naturais;

– incentivando sua capacidade criativa e produtiva;

– divulgando os benefícios de uma vida integrada ao meio ambiente

Justificativa:

Há alguns anos o ser humano vem se desconectando do organismo vivo da Terra de tal forma que já não se reconhece mais como parte dele. Hoje não sabemos de onde vêm os alimentos que comemos, desconhecemos a origem da água que abastece nossas casas, o destino do lixo que sai

delas. Nos distanciamos não apenas da Terra e de seus ciclos naturais, mas dos conhecimentos tradicionais, do saber compartilhado, do espaço de convivência comunitária. Estamos adoecendo, consumindo de forma acelerada o planeta e ignorando qual é o nosso papel nesse ecossistema. Como mudar esse cenário? Como ter uma vida mais consciente, próspera e feliz?

Quero promover a reconexão do ser humano à Terra. Acredito que é possível encontrar a felicidade quando nos sentimos parte de um todo e quando nossas escolhas têm um impacto positivo nesse todo. Acredito que quanto mais pudermos aproximar o que pensamos do que sentimos e fazemos, mais felizes seremos. E acredito também que cada um traz em sua bagagem parte dos desafios que enfrentamos hoje e, ao mesmo tempo, parte das soluções que desejamos.

Quero inspirar as pessoas e transformar hábitos e espaços para reduzir os impactos negativos da nossa presença no planeta e fortalecer uma cultura colaborativa, criativa, empática e de integração com o meio ambiente.

Metodologia:

Cada encontro dura 2 horas, idealmente em grupos de até 20 pessoas, e caso necessário podem ser adaptadas para o formato online. Todos encontros preveem conversa e exposição de ideias, demonstração de materiais/ferramentas/técnicas e mão na massa. Os encontros são complementares e independentes. A ideia é que, ao participar de todo o percurso, os inscritos tenham uma visão mais ampla da sustentabilidade, possam repensar seus hábitos e atuar de forma criativa na regeneração do planeta.

Encontro 1 – Sustentabilidade e Regeneração. Nas notícias, na publicidade, nas redes sociais, nas conversas… a palavra sustentabilidade está em toda parte. Mas quais são os conceitos que ela, de fato, abarca? O que significa ser sustentável nos dias de hoje? Como os princípios da sustentabilidade estão presentes no nosso dia-a-dia? Nesse bate-papo, vamos trocar ideias, abordar os ODS – Objetivos de Desenvolvimento Sustentável – da ONU e conhecer algumas iniciativas interessantes feitas mundo afora. No final do encontro, vamos falar sobre desenvolvimento regenerativo e produzir bolas de sementes para espalhar mais vida por aí.

Encontro 2– O que estamos comendo? Nesse encontro, o participante será convidado a se reconectar com a comida e sua origem, abrindo mais espaço para a diversidade no prato. Vamos apresentar diversos alimentos in natura e algumas PANC – plantas alimentícias não-convencionais – para degustação. Também vamos conversar sobre o atual cenário da alimentação, passando por temas como sazonalidade, aproveitamento integral dos alimentos, o guia alimentar para a população brasileira, rotulagem e o que tudo isso tem a ver com nossa saúde e com o meio ambiente.

Encontro 3 – Jardim Comestível. E se plantássemos nosso próprio alimento em vasos ou no jardim de casa? Mais do que uma produção de alimentos, a horta nos reconecta com os ciclos naturais, permite o contato com a terra (algo terapêutico e benéfico ao sistema imunológico), contribui para uma alimentação mais natural (com menos ingredientes industrializados e menos agrotóxicos), proporciona momentos de partilha e vida comunitária, além de deixar o ambiente mais verde, mais vivo e mais bonito Nesse encontro, vamos ensinar os conceitos básicos para a criação e o manejo de um jardim comestível agroecológico. Vamos falar sobre suportes, solo, consórcios de espécies, poda, indicadores naturais da horta, colheita, entre outros temas.

Encontro 4 – Ervas do jardim. Que tal cultivar ervas e temperos em casa para ter uma alimentação mais saborosa e natural no dia a dia? Nesse encontro, o participante vai conhecer os conceitos básicos para montar e cuidar de uma horta doméstica, além de aprender a técnica do varal de ervas, como preparar sais saborosos e como montar um ramo de cheiros (conhecido também como bouquet garni).

Encontro 5 – Hora do Chá. Você sabe a diferença entre chás e infusões? Gosto e sabor? E como preparar essa bebida milenar ou uma infusão com ervas do jardim para melhor aproveitar suas propriedades em benefício da sua saúde e bem-estar? Neste encontro, vamos responder a essas e outras perguntas, explorando e saboreando esse rico universo.

Encontro 6 – Tintas da terra. Criar, fazer algo com as próprias mãos, dar forma a uma ideia. O fazer artesanal, em geral pouco valorizado nos centros urbanos, é um jeito de nos expressarmos e nos relacionarmos com o mundo. Nesse encontro, vamos repensar nossa relação com as práticas manuais e dar espaço à criatividade por meio da produção e aplicação de pigmentos naturais em papéis, tecidos e outros suportes. Além disso, convidaremos os participantes a se conectarem com o espaço onde vivem e descobrindo fontes de pigmentos naturais ao seu redor.

Encontro 7 – Hotéis de insetos. Apesar de muita gente encarar os insetos como inimigos, na verdade, assim como todos os seres vivos, eles também têm seu papel para o equilíbrio do nosso ecossistema. E, na horta, os insetos são grandes aliados: além de importantes polinizadores, eles podem nos ajudar a indicar a condição do solo e das plantas. Neste encontro, além de apresentar de forma lúdica conceitos como polinização e a importância de todos os seres para a vida na Terra, os participantes terão a oportunidade de construir um hotel de insetos: uma simpática instalação para ajudar na preservação destes animais.

Encontro 8 – Jogar fora? O que acontece com o lixo que sai da nossa casa? Pra onde ele vai? Como podemos reduzir os resíduos que produzimos? Afinal, o que é o que não é reciclável? Neste encontro, vamos trocar ideias, apresentar soluções e despertar um novo olhar para nosso consumo e nosso resíduo.

Encontro 9 – Compostagem doméstica. Cerca de metade da produção de lixo das casas brasileiras poderia ser evitada com a compostagem doméstica. Nessa oficina, vamos mostrar como ter uma composteira em casa é não apenas uma forma de diminuirmos nossos resíduos, mas também uma ótima ferramenta para estarmos mais atentos ao que comemos e nos conectarmos aos ciclos naturais. Durante o encontro, aprenderemos seu funcionamento, vamos fabricar um pequeno minhocário e apresentaremos outras opções para quem quer diminuir seu resíduo, como as composteiras comunitárias e os serviços de coleta de resíduos compostáveis.

Encontro 10 – Casa ecológica. Já pensou como as pequenas escolhas do nosso dia a dia impactam o meio ambiente? Como você faz suas compras? Como armazena sua comida? Quantos produtos de limpeza são usados para manter sua casa limpa? E no seu corpo, quais produtos você aplica? Nesse encontro, vamos apresentar alternativas descomplicadas para a adoção de hábitos mais saudáveis e sustentáveis em casa e ensinaremos o passo a passo para fazer alguns produtos que diminuirão seu impacto no meio ambiente, como a enzima cítrica e os panos encerados.

Encontro 11 – Nossas árvores. Quais são as árvores da cidade? Como identificar uma espécie? E diferenciar uma nativa de uma exótica? Durante a atividade, vamos falar sobre a importância das árvores no ambiente urbano, o manual de arborização da cidade e aprender sobre algumas espécies. Se for viável, faremos a identificação de árvores do local e, eventualmente, podemos plantar algum exemplar previamente aprovados pelo órgão responsável.

Encontro 12 – Regenerando a cidade. Nas notícias, na publicidade, nas redes sociais, nas conversas… a palavra sustentabilidade está em toda parte. Mas quais são os conceitos que ela, de fato, abarca? O que significa ser sustentável nos dias de hoje? Como os princípios da sustentabilidade estão presentes no nosso dia-a-dia? Nesse bate-papo, vamos trocar ideias, abordar os ODS (Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU), falar de desenvolvimento regenerativo e conhecer algumas iniciativas interessantes mundo afora, mas principalmente em nossa cidade.

Período: sábados, de 04.03 a 27.05, das 14h às 16h

Disponibilidade de oferta da oficina: Presencial, podendo ser convertida para o formato online caso seja necessário

Nível da Oficina: Iniciante, Intermediário

Público-alvo: Jovens, Adultos, Idosos

Número de vagas: 20

Duração média (meses): 3 meses

Duração de cada aula: 2 horas

Periodicidade: 1 encontro por semana

Oficina de Meio Ambiente com Carolina Hanashiro
Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support
×