INSCRIÇÕES ENCERRADAS!

Apresentação:

A Oficina de Meditação Ativa (meditação em movimento) será ministrada pela professora Sandra Ribeiro e visa o bem estar. Elas são realizadas através de músicas e movimentos corporais. Os movimentos sutis trabalham os acupontos (pontos de acupuntura) e as principais articulações: ombros, cotovelos, punhos, quadris, joelhos, tornozelos, tudo isso sem causar impacto, ao contrário, as práticas produzem um relaxamento muscular e mental e podem ser praticadas por todos, idosos, cadeirantes e crianças. Os encontros acontecem em grupos de pequeno, médio ou grande número de pessoas.

Além de todos os benefícios listados acima, incluo nos encontros práticas de Qi Gong para aquecimento e finalização da segunda hora da oficina; essas práticas de Qi Gong milenares promovem a circulação de energia pelo corpo e também são realizadas com música.

A oficina de Meditação Ativa (meditação em movimento) promove e fortalece a interação social entre os participantes.

Objetivo:

Proporcionar aos participantes um estado de bem estar, relaxamento e mais disposição, pois, as Meditações em movimento e Qi Gong contribuem para a melhora da concentração, foco, autoconsciência, flexibilidade, redução do estresse, e promovem a circulação de energia pelo corpo.

Justificativa:

A vida agitada do Ocidente dificulta a prática da Meditação Passiva; entende-se por Meditação Passiva apenas sentar-se e esvaziar a mente. Unindo esse pensamento a achados científicos da Unifesp – Universidade Federal de São Paulo e Hospital Albert Einstein de São Paulo sobre os inúmeros benefícios físicos, emocionais e mentais de praticantes de meditação e relaxamento, fundamentei que a Oficina de Meditação Ativa (meditação em movimento), realizada com estímulo sonoro suave e expressão corporal, propicia todos os benefícios da Meditação Passiva, citando alguns, melhora a concentração, diminuição do estresse; os movimentos repetitivos das Meditações em movimento aumentam a circulação sanguínea a nível muscular para ativar o corpo, oxigenar a musculatura, garantindo um grau de disposição dos participantes. Todo esse movimento corporal e dos sentidos (tato, visão, audição), desperta a mente para aquilo que está acontecendo no momento presente, no “aqui-e-agora”.

A Oficina de Meditação Ativa (meditação em movimento) atua como um facilitador para o participante incluir a Meditação na sua rotina. Não é uma proposta massante, silenciosa, ao contrário, é uma proposta dinâmica, alegre, tal como são os ambientes dos equipamentos culturais onde os participantes conheceram a Oficina.

Metodologia:

Encontros semanais com duração de 2 horas cada encontro. Como aquecimento, inicia-se a oficina com uma prática de Qi Gong que promove a circulação de energia pelo corpo; prática milenar, alegre, porém, muito séria e profunda onde os movimentos corporais trabalham os acupontos (pontos de acupuntura) onde o grupo copia a Instrutora que guia a prática passo a passo. Feito isso, o praticante já está preparado para fazer a Meditação do Coração, conhecida também como meditação ativa, pois, trata-se de meditação em movimento corporal. Essa prática possibilita a conexão direta ao Coração através do ritmo da música de Karunesh, do movimento corporal e do foco da mente. Explica-se a postura inicial demonstrando o movimento corporal de fácil execução mas que necessita de alguns critérios. Inicia-se a prática fazendo as paradas necessárias para dar início a cada nova postura. Ao todo são 4 fases/postura com movimentos corporais repetitivos e que por essa repetição remete o praticante ao estado meditativo. Durante todo o tempo da Meditação em movimento trabalha-se a consciência corporal, foco, concentração. Terminada a Meditação Ativa (meditação do Coração) faz uma pausa para explicar a técnica da Meditação Passiva ou Recolhimento, alertando os alunos a importância de fazer 1 minuto da Meditação Passiva por dia pois essa prática de apenas 1 minuto soma benefícios no cotidiano do praticante. Lembrando-os que na aula em grupo (remota ou presencial) fazemos 10 minutos mas que em casa, sozinhos, apenas 1 minuto diariamente é salutar. Quem pratica a Meditação Ativa (meditação em movimento do Coração) consegue mais facilmente sentar-se e executar a técnica da Meditação Passiva. Fechamos os movimentos corporais em pé com uma prática de Qi Gong. E por fim, o Relaxamento guiado. Aguardar os alunos deitarem de barriga para cima ou aquele que preferir ficar sentado deverá encostar e soltar as pernas e braços. Encerra-se o encontro, com uma música suave ao fundo. Solicita-se aos alunos para sentar, agradecer. Solicita-se ao aluno compartilhar seu feed back, exemplo, como estão se sentindo depois da prática etc. A instrutora também compartilha seu próprio feed back de sensações, emoções etc. Se com tudo isso não atingirmos 2h de oficina tiramos dúvidas sobre as práticas que acabamos de fazer. Posso inserir uma atividade de leitura de uma parábola ou um trecho de um livro de poesia, saúde e bem estar ou mesmo a interpretação de uma música. Cabe nesse momento também indicar filmes impactantes cuja simbologia foca no Ser. Atividades essas que propositalmente irão impactar em cada

aluno reflexões sobre suas posturas nas relações pessoais, interpessoais e principalmente intrapessoal. Entre um encontro e outro, a oficineira posta no grupo do whatsapp dos alunos da Oficina vídeos e textos para ampliar o entendimento dos benefícios das práticas que fazemos na oficina, incentivando o aluno a adquirir uma rotina para o próximo encontro.

Período: quintas-feiras, de 02.03 a 14.12, das 10h às 12h

Disponibilidade de oferta da oficina: Presencial, podendo ser convertida para o formato online caso seja necessário

Nível da Oficina: Iniciante, Intermediário, Avançado

Público-alvo: Livre

Número de vagas: 25

Duração média (meses): 10 meses

Duração de cada aula: 2 horas

Periodicidade: 1 encontro por semana

Oficina de Meditação em Movimento e Qi Gong com Sandra Ribeiro
Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support
×