Inscrições: CLIQUE AQUI

Apresentação:

Estas oficinas pretendem passar pelos processos que envolvem o Jongo. É um processo de continuação das vivências que estão acontecendo com muito êxito na Vila Itororó, e que começaram no CCN Jabaquara, havendo a possibilidade de iniciar em qualquer outro aparelho cultural do município com sucesso. Partindo de uma roda de conversa sobre as culturas tradicionais, ancestralidade, instrumentos musicais, “acende-se uma fogueira”, pratica-se os toques dos instrumentos, os passos da dança, os jeitos de cantar os pontos, até chegar ao ápice, a grande roda de jongo.

Objetivo:

O objetivo destas oficinas é trazer para os aparelhos culturais a tradição do jongo; Promover reflexões sobre nossa sociedade, nossas ancestralidades, afrodescendência, culturas tradicionais, preconceito, periferia, urbano, rural, coletividade; manter a continuidade deste projeto nos aparelhos culturais em que a oficina tem dado resultado promissor; valorizar os mestres das culturas tradicionais; vivenciar o jongo, que é viver o brincar espontâneo, um jeito de se expressar que nos remete a todas essas questões.

Justificativa:

Porque é cada vez mais urgente que tratemos das questões afro-brasileiras na cidade de São Paulo, em busca de abraçarmos sua complexidade: sua grande periferia e suas questões educacionais, principalmente sob o olhar da Lei 10.639/03.

Realizar a vivência do jongo é uma forma ensinar percussão, canto e dança de forma lúdica e, através dele, vivenciar e refletir sobre as questões das culturas tradicionais brasileiras, que compreendem ancestralidade, tradição, afro descendência, indígenas, o rural, o urbano, preconceito: enfim, a história do Brasil. A lei 10.639/03, que obriga o ensino de história dos africanos e afrodescendentes nas instituições de ensino, fortalece a necessidade de vivenciar e refletir nossas tradições, e nos mostra o quanto é importante essa valorização nos principais centros culturais da cidade e nas instituições de ensino. Metodologia: Para introduzir o jongo serão realizadas rodas de conversa com os participantes para discutir e refletir todas as questões que acercam o universo do jongo e das culturas tradicionais. Para a vivência do jongo serão oferecido aos participantes exercícios com percussão corporal e com os instrumentos para a o desenvolvimento da percussão, exercícios de aquecimento vocal e improviso de versos para as canções (pontos) do jongo e aquecimento corporal para a prática da dança. Tudo será feito passo a passo, até o ponto de utilizarmos o tempo da oficina/vivência para a vivência do jongo em sua completude: afinar os instrumentos, formar a roda e brincar o jongo. Disponibilidade de oferta da oficina: Presencial, podendo ser convertida para o formato online caso seja necessário.

Período: sábados, de 04.03 a 16.12, das 11h às 13h

Nível da Oficina: Iniciante, Intermediário, Avançado

Público-alvo: A partir de 7 anos

Número de vagas: 20

Duração média (meses): 10 meses

Duração de cada aula: 2 horas

Periodicidade: 1 encontro por semana

Oficina de Jongo com Luiz Fonseca Lobo
Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support
×