O Coletivo TOCA (Teatro Ocupação Cultura Arte) é um grupo transdisciplinar que nasceu em 2020 em meio à pandemia, com a criação de um espaço virtual pautado pelo cruzo entre arte e educação. Trabalhando com linguagens diversas, a TOCA produziu em 2020 o encontro virtual de arte-educação “Diálogos Para Romper Fronteiras” e o projeto de radiofonia infantil “Criança’s Radio”, um podcast feito por e para crianças. Em 2021, deu início às pesquisas sobre artes do corpo, teatro e performance na residência artística da Vila Itororó, com o projeto Ocupação TOCA – Territorialidades em Processo.

A Ocupação TOCA – Territorialidades em Processo é um projeto criativo-investigativo sobre memória, poéticas do território, cosmopolíticas e os rios urbanos de São Paulo. A TOCA compõe experiências artísticas que conversam com o contexto espacial-arquitetônico-urbanístico da Vila Itororó enquanto territorialidade viva e patrimônio material e imaterial.

Ações na Vila:

“Fui No Itororó Beber Água e Não Achei”: foi uma apresentação realizada na reabertura da Vila Itororó, convidando adultos e crianças a ouvir e brincar com o imaginário da nascente do Córrego do Itororó.

Ensaios Abertos: aos domingos a TOCA compartilha seus processos criativos a partir de ações teatrais espontâneas no espaço da Vila, possibilitando a participação do público como espectador.

Rios Submersos: o projeto Ocupação TOCA mergulha em estudos que rememoram os rios que fluem por debaixo do concreto, escondidos sob nossos pés por toda a extensão da cidade.

TOCA pro futuro:

Tendo os rios como recorte focal, o Coletivo TOCA traz uma nova apresentação em junho de 2022: as células poéticas “Nascer é Como Entrar em um Rio”. Um convite para ver e habitar os espaços da Vila Itororó com os olhos dos sentidos.

Instagram: @coletivotoca

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support
×