Exposição: Bike Teatro
A Arte está nos sentidos
01 a 16.02 | 15h às 20h | Apartamentos
Classificação: Livre

A Exposição Bike Teatro – A Arte Está Nos Sentidos celebra a história do grupo Ciclistas Bonequeiros, que após 13 anos, comemora e realiza sua ação com o apoio da 38º edição da lei de fomento ao teatro para a cidade de São Paulo. São muitas as aventuras expostas com fotografias, vídeos, recursos de realidade aumentada, cenários, bonecos e as próprias estruturas dos miniteatros que fazem parte do repertório.

Tudo começou com um caixote de feira e uma bicicleta. Depois, com apoio para a realização de um circuito em parques da periferia da cidade de São Paulo, a bicicleta começou a trilhar novos caminhos, com as buscas sempre direcionadas na arte, na educação e na inclusão como pesquisa.

Com o desejo de entender a técnica do teatro lambe-lambe, (técnica de teatro de bonecos criada no Brasil) o grupo começou com histórias sobre o poeta romancista Paulo Eiró, também mergulhou na literatura de Mário de Andrade com uma trilogia adaptada do texto Macunaíma e no universo do também itinerante circo, com a trilogia circo. A última criação do grupo havia sido a pedido do Sesc, a trilogia sorrir, com a temática da saúde bucal e bucalidade. Agora, a trilogia recém lançada foi a “Respeito ao próximo”, que fala e traz recursos de acessibilidade nos mini teatros e vai circular pelos parques e EMEBS (escolas municipais de educação bilíngue para surdos) de São Paulo a partir do dia 25 de janeiro.

* Esta ação faz parte do Edital de Chamamento para Ocupação e Residências Artísticas nos apartamentos do Polo Cultural e Criativo Vila Itororó n° 01/2020.

EVENTO GRATUITO.

.

Trilogia Teatro Lambe-lambe : Respeito ao próximo
quinta, 09.02 | 10h às 12h
Classificação: Livre

Três bicicletas formam a base da instalação visual da trilogia de teatro lambe-lambe. As histórias são espiadas em bases com estruturas nos formados de ouvido, mão e olho. A obra é o resultado da pesquisa do grupo sobre acessibilidade. Com a coleta de falas, pesquisa de sinalizações e e da vivência com apresentações em EMEBs
(Escolas Municipais de Educação Bilíngue para Surdos). O grupo convidado. Espectador a espiar suas histórias, sempre pensando nas matérias de educação, mobilidade e acessibilidade para a formação de público.

Atores/ manipulação:
Diego Andrade
Guto Vieira
Thabata Morais
Thauana Garcia
Roteiro e direção: Gustavo Guimarães Gonçalves

* Esta ação faz parte do Edital de Chamamento para Ocupação e Residências Artísticas nos apartamentos do Polo Cultural e Criativo Vila Itororó n° 01/2020.

EVENTO GRATUITO.

.

Oficina de Educação Patrimonial na Vila Itororó – Visita mediada às obras da Casa 8 seguida de piquenique
Com Mariana Victor e Alan Gualberto
quinta, 09.02 | 14h
Entrada da Vila Itororó


Certificados de participação serão emitidos.

No próximo dia 09 de fevereiro, ocorrerá a última das atividades de educação patrimonial do projeto de recuperação da cobertura da Casa 8 da Vila Itororó. Dessa vez, com visitas mediadas ao espaço, seguido de piquenique

Nesta oficina, a equipe de Arquitetura e de Projetos do Instituto Pedra, organização social responsável pela
realização do projeto de restauro da Vila e da gestão do Galpão Aberto entre 2013 e 2018, apresenta um panorama do projeto de restauração até a execução de parte da obra de restauro, e, finalmente, o projeto para a Casa 8, contando ainda com visita guiada pela local, para uma compreensão ampla do equipamento. No final da oficina haverá um piquenique para celebrar o encerramento dessa fase do projeto.

Este projeto é viabilizado através do Programa Municipal de Apoio a Projetos Culturais -ProMaC e conta com o patrocínio da Marsh Brasil.

EVENTO GRATUITO.

.

Bloco Unidos do Swing
sábado, 18.02 | 19h
Música/Circo | Classificação: Livre

Desde 2014 o Bloco Unidos do Swing atua nas ruas e espaços culturais de São Paulo unindo as linguagens do circo, da dança e do swing jazz no formato de fanfarra: móvel, acústica, dinâmica, performática e interativa. Utilizando a arquitetura da cidade, nossas músicas trazem a energia do encontro do jazz com maracatu, do blues ao baião e a vivência das conexões reais e/ou imaginadas entre o Carnaval Brasileiro e o Mardi Gras de New Orleans.

EVENTO GRATUITO..

.

.

.

.

Pequenos Foliões – Território do Brincar
domingo, 19.02 | 11h às 15h
Intervenções Artísticas/Música | Classificação: Livre

Folia na Vila!

Um carnaval para juntar, divertir e ficar na memória.

Momentos em que todas as experiências serão construídas e compartilhadas entre os participantes. ❤️

Apresentações, música, oficinas de maquiagem e fantasia.

Programação:

11h Show de mágica
12h Vivência de maquiagem e fantasia
13h Vivência de música e criação de marchinha
14h Saída do Bloquinho da Vila

Distribuição de algodão doce e pipoca.

EVENTO GRATUITO.

Cine Clube SPCine
O Pai da Rita!
quarta, 22.02 | 18h
Cinema | Classificação: Livre

Roque e Pudim, compositores da velha guarda da Vai-Vai, partilham um pequeno apartamento, décadas de amizade, o amor por sua escola de samba e uma dúvida sobre o que aconteceu com a passista Rita, paixão de ambos. No entanto, o surgimento de Ritinha, filha da grande paixão perdida, ameaça desmoronar a amizade deles.

EVENTO GRATUITO.

.

.

.

.

Banda Chic in Soul
sábado, 25.02 | 19h
Música | Classificação: Livre

Honrando esse histórico, a linhagem musical adotada pela Banda Chic in Soul vai além das questões de gosto e influência, mas possui a essência de representar e possibilitar o compartilhamento da sua cultura, de sua história e de seus valores. O Samba Rock tem sido o ponto forte do trabalho. O estilo musical surgiu com esse título no Brasil na década de 60, numa mistura do Rock da época com o Jazz norte americano e o Samba brasileiro. Naquele contexto, o estilo fez parte das festas organizadas pelos negros como ação política e de fortalecimento da sua identidade e auto estima. Naquele contexto eles separavam as melhores roupas que possuíam um visual digno de uma festa CHIC.

EVENTO GRATUITO.

.

.

| PROGRAMAÇÃO | Fevereiro/2023
Tags:             
Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support
×