Inscrições encerradas.

Apresentação:

A proposta é de uma oficina de nove encontros em que o teatro lambe-lambe será apresentado de forma teórica e prática . As aulas terão duração de quatro horas e um número máximo de 20 participantes. Cada participante criará seu próprio mini teatro pensando nas dramaturgias das ações, da luz, do som e na cenografia.

Objetivo:

Desenvolver o estudo e propagação da linguagem do teatro lambe-lambe, trabalhando o desenvolvimento dos que participarem das oficinas com roteiro, manipulação e confecção de objetos a serem animados a partir das habilidades dos participantes realizando a criação de “Caixas Cênicas” capazes de serem apresentadas em vários lugares como uma intervenção teatral.

Justificativa:

A proposta do projeto é trabalhar com uma linguagem de formas animadas que ocupa um espaço cênico mínimo, confinado em uma caixa de dimensões reduzidas. Nesse espaço, são apresentadas cenas de curtíssima duração com inicio, meio e fim. A técnica inspiradora é a do teatro “Lambe-Lambe” onde as apresentações acontecem para um espectador por vez.

A temática é livre para a vontade de cada participante. Além disso, os artistas criadores serão capazes de lidar com o próprio material, recebendo estímulos para resoluções criativas com suas habilidades artísticas pessoais.

Metodologia:

A oficina terá os principais tópicos como busca

– Explanação sobre roteiro dramático e as possibilidades de Roteirização de uma caixa. Nesse dia serão apresentados textos ligados a poética de Aristóteles.

– A criação do próprio roteiro

Após a apresentação de algumas possibilidades cênicas os participantes criarão seus próprios roteiros. – Apropriação e utilização de habilidades e materiais próximos;

 Os participantes serão instigados a criar a partir das próprias habilidades.

Os participantes estarão criando e recebendo críticas, “pitacos” e opiniões para a criação entre eles mesmos.

– Transformando o papel em ação – Praticando e recebendo críticas, pitacos e opiniões para a criação. Cada um irá apresentar diversas vezes a obra que fora criada.

Plano de aula

Aula 1: Teatro lambe – Lambe: Sua importância na educação e apresentação das aulas

Aula 2: A dramaturgia do Teatro Lambe-lambe;

Aula 3: Estilo e construção do boneco;

Aula 4: Construção do mini teatro e sua cenografia;

Aula 5: Conceito e prática da Iluminação para o teatro lambe-lambe;

Aula 6, 7, 8: Sonoplastia e trilha para o teatro lambe-lambe;

Aula 9: Apresentação na prática dos mini teatros confeccionados durante a oficina;

Período: sábados, de 04.03 a 24.06, das 11h às 13h

Disponibilidade de oferta da oficina: Presencial, podendo ser convertida para o formato online caso seja necessário

Nível da Oficina: Iniciante

Público-alvo: Maiores de 16 anos

Número de vagas: 20

Duração média (meses): 2 meses

Duração de cada aula: 2 horas

Periodicidade: 1 encontro por semana

Oficina de Teatro Lambe-Lambe com Gustavo Guimarães Gonçalves
Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support
×