O Vocacional é um programa de formação artística, fundamentado pela ideia de cidadania cultural, que atua, desde 2001, na cidade de São Paulo. Tem como objetivo a instauração de processos artístico-pedagógicos, voltados a um público acima de 14 anos. Com a finalidade de promover formação, ação e a reflexão sobre a prática artística, a cidadania e a ocupação dos espaços públicos da cidade, o programa desenvolve atividades relacionadas a diversas linguagens artísticas (Dança, Teatro, Circo, Artes Visuais, Literatura, Audiovisual, Música) em equipamentos da smc e sme (Bibliotecas, Centros Culturais, Casas de Cultura, Teatros e CEUs).

Para acontecer em toda a sua potência, extensão e diversidade, realiza a contratação de artistas por edição, via edital de processo seletivo. Ou seja, a cada ano, a equipe se modifica. Nos últimos anos, cada edição tem uma duração de 9 meses e um hiato entre uma edição e outra de 3 meses.

A pedagogia do Programa é a Pedagogia do Encontro. Ou seja, partindo da ideia de que todes tem conhecimento e saberes, é a partir do encontro entre artistas orientadores com artistas vocacionades que a coisa acontece. É a partir da partilha dessas experiências e saberes que surge a pedagogia do encontro. Sendo assim, a pluralidade de saberes, referências e dinâmicas é infindável.

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support
×