Inscrições encerradas.

Apresentação:

A Oficina de Pintura em Tecido (Pano de Prato) é uma prática que nasce no coletivo Juntas na Luta, consiste em partilha da técnica de pintura em tecido, com um momento de troca de as ideias e vivências entre mulheres. O coletivo percebeu em 2012 que as mulheres são confinadas em ambientes domésticos pela demanda de manter a vida de todos da casa e as obrigações do lar, então para conseguirmos uni-las as chamamos para pintar um pano, que vai para sua casa, só que durante a atividade conversamos sobre as ditas “obrigações” que ela tem, das divisões de tarefas e refletimos sobre a coincidência dessas imposições sociais. A partir do vínculo cria-se caminhos para pensar superação e desnaturalização de realidades enraizadas em opressões sociais, raciais e de gênero.

Objetivo:

Ensinar as técnicas de pintura em tecido. Aproximar mulheres, desnaturalizar o machismo e outras opressões. Fortalecer as individualidades, transformar o cotidiano. Dar uma chance para as mulheres entenderem as violências, enfrentá-las e quiçá um dia superá-las

Justificativa:

Durante a pintura é muita ideia trocada entre as mulheres, ao final fazemos um varal com os panos, enquanto eles secam organizamos um café, sempre coletivo, cada uma leva uma coisa (dentro das suas necessidades) e vai mais conversas. Ao fim cada uma leva para a sua casa o pano, que vira um comunicador da mulher, que exposto em um varal ou no fogão apresenta uma frase ou mensagem para a casa. Também é uma memória da vivência que teve com outras mulheres e conversas. Além de ser uma possível maneira de geração de renda. Tudo isso é complementar a mais importante conquista, que é fazer a mulher sair da casa, se aproximar a outras mulheres e repensar a própria vida.

Metodologia:

Apresentamos as técnicas da pintura, iniciamos o encontro sempre com uma música, história ou poesia para refletir o que elas colocariam em um pano. Vamos para a pintura, mas sempre refletindo sobre o ambiente da casa, das opressões e projetando como seria um mundo sem tudo isso. Terminamos aguardando os panos secar com a partilha de um café coletivo, feito por todas nós.

Período: terças-feiras, de 07.03 a 27.06, das 14h às 16h

Disponibilidade de oferta da oficina: Presencial, podendo ser convertida para o formato online caso seja necessário.

Nível da Oficina: Iniciante

Público-alvo: Maiores de 16 anos, Jovens, Adultos, Idosos

Número de vagas: 20

Duração média (meses): 4 meses

Duração de cada aula: 2 horas

Periodicidade: 1 encontro por semana

Oficina de Pintura em Tecido com Sheyla Melo
Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support
×