Inscrições encerradas.

Apresentação:

Encontros duas vezes por semana, por 10 meses. Cada pessoa participante levará um ingrediente para a aula, e a oficineira ensinará a preparar pratos e refeições com sobras de outras refeições e de ingredientes parcialmente utilizados, além de ensinar a aproveitar todas as partes de cada alimento para produzir refeições vegetarianas saborosas. Cada encontro terá 3 horas e será dividido entre uma primeira parte teórica (discorrendo sobre os ingredientes dos pratos que serão elaborados em cada aula e sua forma ideal de higienização, manipulação e preparação), uma segunda parte prática (em que as pessoas participantes colaborarão ativamente com a preparação dos pratos escolhidos para aquele encontro com o pré-preparo dos ingredientes, o preparo do prato e limpeza da estação de trabalho) e um encerramento com degustação dos pratos preparados.

Objetivo:

Apresentar às pessoas participantes formas alternativas e criativas de utilizar sobras de outras refeições e de ingredientes parcialmente utilizados e demonstrar que todas as participantes podem criar uma refeição com o que têm dentro de casa, estimulando a criatividade, o improviso e a visão não convencional das participantes para que percebam que todos os alimentos, incluindo as partes usualmente não utilizadas dos mesmos, têm nutrientes e podem ser reaproveitados e utilizados integralmente.

Justificativa:

O crescimento da adesão à alimentação vegetariana vem trazendo novas realidades às famílias brasileiras, que têm buscado formas de se adaptar a esse novo estilo alimentar de modo a contemplar os membros da família que buscam uma alimentação mais saudável e pautada por novos princípios éticos. A oficina se mostra relevante nesse sentido, oferecendo alternativas a essas pessoas e famílias. Além disso, a oficina trará informações mais amplas sobre o uso de cada ingrediente e formas de aproveitar com o mínimo de desperdício cada alimento, de modo a alinhar as pessoas participantes a uma relação mais sustentável com a produção caseira de alimentos, demonstrando como cada parte de cada alimento pode ser nutritiva e como cada ingrediente pode ser usado de muitas formas diferentes e às vezes novas para as pessoas participantes, e buscará incentivar a integração das participantes entre si e com o espaço utilizado.

Metodologia:

Exposição teórica sobre segurança alimentar, os ingredientes a serem utilizados e os pratos a serem preparados; atuação prática de pré-preparo de alimentos, preparação completa dos pratos escolhidos e limpeza da estação de trabalho; degustação com debate sobre as dificuldades enfrentadas no aprendizado de cada receita e as expectativas, atendidas ou não, sobre o resultado do trabalho. Os ingredientes a serem utilizados serão obtidos junto a instituições parceiras da Oficineira e trazidos pelas pessoas participantes da oficina.

Período: sábados, de 15.04 a 16.12, das 10h às 13h.

Disponibilidade de oferta da oficina: Presencial, podendo ser convertida para o formato online caso seja necessário

Nível da Oficina: Iniciante

Público-alvo: Maiores de 14 anos

Número de vagas: 15

Duração média (meses): 10 meses

Duração de cada aula: 3 horas

Periodicidade: 1 encontro por semana

Oficina de Culinária Vegana e Vegetariana com Marieta Diniz
Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support
×